domingo, 23 de junho de 2013

Tarte de espargos e cogumelos selvagens

Mais uma receita de espargos que resultou num jantar leve e delicioso.
Nem sempre tenho imaginação ou tempo para comidas muito elaboradas, principalmente se estas forem feitas a uma sexta feira à noite.
Dessa vez e tendo um rolo de massa de tartes pronto a usar, decidi inventar um bocado o jantar e esvaziar o congelador das claras que tinha acumuladas.
Uma aposta ganha e uma refeição cheia de cor e sabor.


Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada para tartes
300 gr de cogumelos selvagens congelados
1 molho de espargos finos cortados ao meio
100 gr de bacon em cubinhos
1 fio de azeite
1 cebola
125 ml de natas
9 claras de ovo
200 gr de queijo ralado
sal e pimenta q.b.



Preparação:

Num wok, coloque um fio de azeite e a cebola em rodelas finas. Deixe a cebola amolecer e junte os espargos, os cogumelos e o bacon. Tempere com sal e pimenta e deixe saltear em lume médio.
Entretanto,  disponha a massa numa tarteira e pique-a com um garfo. Numa taça. bata bem as claras com as natas e o queijo. Tempere também com sal e pimenta.
Coloque metade da mistura de legumes por cima da massa, de seguida as claras-queijo-natas por cima e os restantes legumes (bem escorridos). Misture com cuidado e leve ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 35-40 minutos ou até estar cozinhado e dourado.
Sirva de imediato!


Bom apetite!

34 comentários:

  1. hummmm... Catarina, esta tarte tem tudo o que eu gosto! :) Ficou linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um aspecto maravilhoso e uma lista de ingredientes bem ao meu gosto.
    Tem que estar uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Catarina ótima receita! Adoro aspargos e cogumelos!!
    Boa semana,
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  4. Que linda tarte, Catarina. Gosto tanto destas comidinhas. Simples, fáceis e saborosas.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito quando tu dizes quando não sabes o que fazer!!! Eu quando nao sei o que fazer, nao faço nadinha que jeito tenha!!
    Sempre que te pões a inventar como dizes, que eu pessoalmente não acho invenções, mas sim criações, saiem-te estas maravilhas!!!
    Uma receitinha com espargos é sempre benvinda ca para estes lados!! E esta... Olarila!! Tens que me explicar bem como fazes estas coisas!! :))
    BEijinhos minha Edelweiss!

    ResponderEliminar
  6. É o tipo de refeição que adoro ADORO comer quando vou a casa de alguém, mas que não sei porquê nunca faço. Não tenho desculpa a partir de agora e ainda por cima estava a ler a receita e adorei.

    ResponderEliminar
  7. mas que maravilha e com claras deve ser uma delicia gostei mt bjs bs

    ResponderEliminar
  8. Olá, Olá!
    Que linda que ficou! Nunca fizemos uma destas e ficámos bem tentados em fazer, que apetece-nos uma fatia, mas estás longe...
    Um grande beijinho e saudades,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ficou mesmo com muito bom aspecto. Deve de estar deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Com claras a tarte não precisa de tantas natas e fica com um sabor e uma consistência muito mais leve.
    Adorei a sugestão, Kinhas! :) Versátil e leve, além de que tem um lindo aspecto douradinho!! :)

    Beijinho grande minha querida,
    Aida

    ResponderEliminar
  11. Esta tarte só tem ingredientes que eu gosto! Deve ter ficado tão boa!
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto de quiches! Esta ficou linda e adorei os ingredientes, excelente ideia usar as natas

    ResponderEliminar
  13. Olá querida,

    Que sugestão maravilhosa, nunca coloquei assim tantas claras numa tarte, achava que não ficava bem e aí estás tu precisamente a contrariar, e bem, o meu pensamento ! :)

    Está linda essa tarte, decerto uma delicia com os ingredientes escolhidos ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto tão apetitoso...
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  15. Hummmm minha linda Catarina... que maravilha que ficou a tua tarte de espargos... ja ando com saudades de comer espargos, mas aqui nos super nao tenho conseguido encontrar... e que belo uso que deste as claras... uma verdadeira maravilha... Adorei!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  16. Catarina querida que bela tarte, adoro aspargos, e tartes são muito bem vindas aqui em casa. De massa folhada ficam especialmente crocantes e deliciosas. Ficou linda. Beijinhos,ótima semana

    ResponderEliminar
  17. Olá, Catarina!
    Esta foi mesmo uma boa opção para terminar com os restos do frigorifico! Deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Que bela tarte, com ingredientes pouco comuns :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Querida Catarina, que combinação maravilhsa, nesta tarte!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Sugestão maravilhosa! uma ótima semana para ti querida!

    ResponderEliminar
  21. Catarina, que combinação maravilhosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Que bela tarte, com um ar rústico, mas requintado pelos ingredientes, como eu gosto!!!
    Beijinhos, boa terça!

    ResponderEliminar
  23. Oi Catarina, que coisa mais linda essa torta.Deve ter ficado deliciosa.Beijos ,minha querida.

    ResponderEliminar
  24. Catarina, que torta linda, deve ser deliciosa.
    beijocas

    ResponderEliminar
  25. Catarina,ficou mesmo linda a tua tarte, com uma cor muito apelativa.As tartes de legumes ficam sempre deliciosas.
    bjns

    ResponderEliminar
  26. uau amiha mas que torta maravilhosa ...esta aqui me fazendo babar amei ..bjokas doces

    ResponderEliminar
  27. Também adoro inventar quando tenho massa folhada no frigorífico e já nem me lembro porque que a comprei. A tua tarte ficou maravilhosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Que bela tarte Kinhas, ficou mesmo a chamar por mim, adoro tartes salgadas e esta ficou-me no sentido :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  29. Olá Catarina,
    Gosto muito de espargos e essa tarte ficou mesmo bem ao meu gosto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  30. Olá querida Catarina !
    Esta tarte deixou-me a babar que deliciosa !
    Muitos beijinhos !

    ResponderEliminar
  31. Ai é tão bom, das minhas preferidas ;) Adoro espargos. beijinhos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas