quarta-feira, 19 de junho de 2013

Risotto de peixe para um passatempo...

Já por várias vezes mencionei aqui que gosto muito de peixe e afins, ao contrário do companheiro.
Então tenho que inventar formas de lhe dar a comer o dito cujo sem que ele reclame muito.
Desta feita lembrei-me de fazer risotto porque é um prato que ambos apreciamos e não houve reclamações ;) mas sim muitos: "hummmm está tão bom que parece que nem tem peixe!"


Ingredientes:

350 gr de arroz arbóreo (para risotto)
4 filetes de linguado cortado em pedaços pequenos (cerca de 200 gr no total)
150 gr de pota cozida cortada em rodelas
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de peixe
1 cebola
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
queijo ralado q.b.
salsa picada q.b.


Preparação:

Pique a cebola e refogue-a no azeite.
Quando estiver macia junte o arroz, o peixe e a pota e mexa bem. Adicione o vinho e deixe evaporar.
Aos poucos vá adicionando o caldo de peixe deixando evaporar entre cada adição e mexendo de vez em quando (o risotto leva cerca de 20 minutos a ficar pronto). Na última adição de caldo, tempere com sal refinado e uma pitada de pimenta e junte o queijo para ficar bem cremoso. Polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.


Bom apetite!

Com esta receita participo no passatempo do Paulo do blogue "The Wild Kitchen" que pede uma receita saudável para celebrar as 100 publicações :)
Paulito espero que gostes!!

45 comentários:

  1. Olha a minha linda Catarina... quanto tempo nao visitava o teu cantinho minha querida...

    Que participaçao maravilhosa... vai ser um desfile de comidinhas bem saudaveis lá no blog do Paulo... excelente, la em casa tb gostamos muito de risotto e como nao ha reclamaçoes com peixe esse seria uma excelente aposta...

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Parece Maravilhoso!!!!
    bjus
    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de risotto!! Embora so tenha feito duas vezes!!
    Mas é daquelas coisas, que quando faço, gosto de ter tempo para saborear!!
    E se o namorido disse "Humm" já passaste mais um desafio! O do peixe! E se voltares a fazer e ele torcer o nariz, avisa que vou eu jantar contigo!!!
    Beijinhos minha Edelweiss!!! (É assim que se escreve?))

    ResponderEliminar
  4. Uma delícia hem amiga! E um prato completo, e rápido! Adorei..... Já estava com saudades das gostosura.... beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Uma óptima participação, tem um aspecto tão bom!

    ResponderEliminar
  6. Que risotto fantástico, Catarina! Acho que nunca comi risotto de peixe, só de marisco e parece-me uma ideia maravilhosa!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Querida este risotto ficou fantástico, devia estar mesmo delicioso, fiquei com água na boca hehehe óptima maneira de comer peixe sem reclamar :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Catarina querida, também adoro peixes e frutos do mar, e tem alguns esquisitinhos aqui de casa que torcem o nariz quando faço peixe. Mas não abro mão de fazê-los. Essa idéia do risotto de peixe é muito boa,vou experimentar para ver o que dá com a turma dos esquisitos. Adorei, ficou um belo risotto. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de risotto :P
    Eu iria adorar de certeza :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  10. Muito bom! Excelente, mesmo. Gostei tanto, ou não fosse eu uma apaixonada por risottos.
    Beijinho, querida
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Oi querida, risotto é sempre uma ótima sugestão, eu gosto muito, o seu ficou super cremoso... que delicia!
    Bjs, Oslaine

    ResponderEliminar
  12. Para quem hoje só comeu uma big salada de alface e peru estufado às lascas sequinhas, este risotto seria uma bênção divina. Mas pronto, não se pode querer perder dois ou três quilitos sem sacrificar a boca. E, mesmo assim, é um castigo. Bjs, Cata, da tia, eu, moi même, I, me. lol

    PS: ainda fico à espera de ver aqui o empadão de peixe que te sugeri um dia..

    ResponderEliminar
  13. HUm, esse risoto está lindo e apetitoso amiga..
    beijos

    ResponderEliminar
  14. Que buena pinta¡¡¡ me ha encantado, besos

    ResponderEliminar
  15. Ficou um belo risotto.
    Uma excelente participação.
    bj

    ResponderEliminar
  16. Olá Catarina realmente nunca experimentei me risotto tenho de experimentar o teu risotto está muito bonito. Òtima participação :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. tudo que leva peixinho eu tb faço hummmmm adoro e o teu pratinho ele esta 5* bravo bjs e tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  18. Adoro risotto! :)

    Este teu de peixe ficou uma delicia...já sabes uma boa maneira agora de o teu namorado comer o peixe! ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Que refeição maravilhosa!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Olá Catarina,
    também gosto muito mais de peixe que carne:)
    Este risotto está com um aspecto tão delicioso que vontade de levar uma garfada à boca, o que mais gosto neles é a sua textura, hum Catarina está fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Excelente participação :)
    Aqui por casa também somos apreciadores de peixinho!
    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  22. Já algum tempo que não faço risotto e nunca experimentei a fazer de peixe. Conseguiste aguçar a minha curiosidade.
    É uma excelente participação! Boa sorte!
    bjs

    ResponderEliminar
  23. Olá, ficou com ótimo aspeto. Partilho da preferência pelo peixe.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Hum, imagino a cremosidade e o saborzinho bom!
    Sem espinhas. É só comer e apreciar sem obstáculos e assim ele já gosta! Como podia não gostar?

    O Paulo também vai gostar,ele gosta de receitas de peixe que quase nem parecem peixe, pois anda a treiná-las para um dia dar ao filhote :D

    Um beijinho grande Kinhas,
    Aida

    ResponderEliminar
  25. Catarina, eu adoro risoto e tem andado fugido da minha cozinha por causa da dieta... de modo que... estou a babar com estas fotos! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Catarina, o risotto está muito tentador e vais ter uma boa participação.

    Espero que já tudo esteja superado, quanto à saúde.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. Ficou mesmo cremoso, este risotto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  28. maravilhoso! Passando para desejar um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  29. E que bom em risotto!!
    Eu adoro peixe, de várias maneiras, mas pescada cozida é que não. Então às vezes sai um risotto de pescada e sabe tão bem :)
    Assim o teu querido comeu o peixinho todo e adorou. Que bom!! Super cremosinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Catarina nunca experimentei risoto com peixe, deve ficar muito saboroso, ótima receita!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  31. Minha querida amiga este risotto tem tudo mesmo para agradar, o aspecto está delicioso bjs !!!

    ResponderEliminar
  32. Catarina querida,
    um risotto bem preparado assim é difícil de
    resistir, belo prato!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  33. Com um pratinho desses acho que ninguém reclama :)

    ResponderEliminar
  34. Catarina querida,
    gosto imenso de risottos. O teu está maravilhoso!
    É uma óptima ideia para lhe esconderes o peixe! :)
    Um grande beijinho querida!

    ResponderEliminar
  35. Humm...Catarina, um risoto delicioso como esse é difícil resistir!!

    Beijinhos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  36. boa tarde! Que risotto maravilhoso! Assim ninguém tem coragem para recusar, não é? ;)
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  37. Cat minha querida, se agradou a teu companheiro que não gosta de peixe, imagino a delícia que ficou esse prato, hummm
    Se por acaso sobrar pode mandar p/mim que eu aceito Ok?

    Bjsssssss amiga e um lindo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  38. Que bom aspecto...muito bem.
    Obrigada pelo comentário no Papas e Doces.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  39. Olá Catarina,
    ando sem tempo para as visitinhas, esta semana fiz só duas rondas, mas vou acompanhando sempre o que fazem as meninas que costumo visitar.
    O Paulo vai ficar feliz com mais esta participação, deve ter ficado muito saboroso.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  40. Cat minha amiga querida, passei p/deixar bjsss e desejar uma semana super abençoada

    ResponderEliminar
  41. Diga que você realmente ama,
    em todas as oportunidades.
    E só quem é amado, pode realmente abrir os braços
    e sentir o calor deste sentimento único.
    E se por acaso você quiser me amar,
    talvez eu transforme esse amor em amizade das mais pofundas.
    Queria ter a certeza de que apesar de minhas ausencias,
    alguém me valoriza de valor ao que realmente importa,
    que é meu sentimento,que é tudo para mim nessa vida.
    A vida é assim, um ciclo,
    uma viagem de trem e um incessante encontro e desencontro.
    Quem sabe seja por isso que ela é
    tão delicada e misteriosamente única e bela.
    Um feliz final de Domingo minha doce e linda amizade.
    Beijos com todo carinho,,Evanir..

    ResponderEliminar
  42. Querida,

    Faço o mesmo com a filhota esquisitinha, que sempre reclama quando é peixe ! :)

    O Paulo só pode adorar este teu prato tão delicioso ! :)
    Acredita que nunca fiz risotto... é uma vergonha para mim, não é ? lol
    Tenho mesmo de experimentar, está tão cremoso o teu, uma tentação !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas