quarta-feira, 12 de junho de 2013

Hoje há jantar e sobremesa!

Primeiro de tudo quero agradecer aos que aqui passaram e também na página do FB (da Cozinha e pessoal) a desejarem-me as melhoras! Felizmente acho que não fiquei com marcas e tenho 90% das borbulhas cicatrizadas :)

A publicação de hoje veio da questão que deixei no FB se preferiam doce ou salgado. Como resposta obtive: os dois! Então há que fazer a vontade aos seguidores, pois se não fossem vocês esta Cozinha não tinha pernas para andar! Por isso mesmo este post é dedicado a todos os que estão aí desse lado sempre a incentivar-me para fazer mais e cada vez melhor!

A primeira sugestão serve para o jantar e a segunda pode ser a sobremesa ou até para o chá antes de ir dormir. Ambas usam o forno pelo que podemos chamar o dois em um, faz-se o jantar e enquanto se come, a sobremesa também fica pronta.

Há dois anos atrás, tive uma surpresa pela Páscoa: os meus pais, a minha irmã, cunhado e sobrinho vieram passar esta festa comigo e com o meu irmão, cunhada e sobrinhas.
Como estava a trabalhar nos dias fora dos feriados, ficaram eles encarregues de fazer as refeições.
Numa dessas vezes tinha algo parecido com o que hoje vos trago, para o almoço e a bem da verdade gostei tanto que nunca mais me saiu da ideia. Na altura foi um sucesso enorme e nem as migalhas sobraram!
Mesmo não tendo pedido a receita ao meu cunhado M.J. deste petisco, tentei fazer por intuição do pouco que me lembrava dos ingredientes.
Acho que não me sai mal e ficou o desejo fazer mais vezes, mas apenas em dias especiais pois apesar dos legumes é um pouco calórica.

Folhado de legumes


Ingredientes:

2 placas de massa folhada estendida de compra (rectangular)
500 gr de ervilhas e cenouras baby congeladas
100 gr de espargos cortados
100 gr de alho francês em rodelas
1 cubo de caldo knorr para legumes esfarelado
1 lata de cogumelos laminados
1 lata de milho
150 gr de fiambre
1 cebola
1 fio de azeite
pimenta, sal, alho em pó e molho de soja q.b.
sementes de papoila para polvilhar
ovo batido para pincelar

Preparação:

Num wok, coloque o azeite e a cebola ás rodelas finas. Deixe ficar macia e junte os legumes todos, o fiambre cortado fininho e o knorr. Vá mexendo enquanto cozinha para não queimar e tempere com a pimenta, o sal, o alho e o molho de soja.
Depois de prontos os legumes, num tabuleiro do forno forrado com papel vegetal coloque à vez a massa folhada estendida. Em cada uma delas coloque numa ponta (deixando espaço suficiente na margem) metade dos legumes. Enrole com cuidado para a massa não abrir. Feche bem os bordos, pincele com ovo batido e polvilhe com as sementes de papoila.
Repita a operação com a outra placa.
Leve ao forno a 220º cerca de 35 minutos ou até a massa estar cozinhada e dourada.
Sirva de imediato.



Agora enquanto jantam calmamente e saboreiam o folhado de cima, têm este bolinho como sugestão.

O amontoar de claras no congelador cá de casa dá sempre em bolos :) por incrível que pareça ficam bastantes mais leves (na minha opinião) do que se levassem as gemas.

Um bolo cuja imaginação deixei fluir e usei o que havia para gastar... todos aprovaram e foi mais uma aposta ganha!

Bolo de claras e banana


Ingredientes:

9 claras
125 gr de manteiga
125 gr de açúcar
125 gr de farinha
1 dl de leite
1 colher de sobremesa (cheia) de fermento em pó
1 banana
sumo de 1/2 limão



Preparação:

Bata as claras em castelo e reserve.
Numa taça bata a manteiga com o açúcar até fazer creme.
Adicione a banana esmagada, o leite e o sumo do limão e continue a bater.
Peneire a farinha com o fermento e incorpore na massa alternando com as claras mas sem bater.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º numa forma untada e polvilhada. Faça o teste do palito para verificar se está seco (esqueci-me de ver quanto tempo demorou a cozer).
Desenforme morno.


Bom apetite!

37 comentários:

  1. Pronto, está decidido!
    Eu hoje passo por aí a jantar!! O folhado deixou-me aqui a matutar... é que gosto mesmo destas misturas de legumes! E com massa folhada, eu nao posso dizer que não!!
    Enquanto fazes o folhado, eu vou vendo o bolo sim?? tem um aspecto fantástico! Olha sabes, nunca experimentei fazer bolos só com claras!! Sou mesmo uma desgraça!! O mais simples, a mim parece-me sempre do outro mundo!! Mas deixa, eu aprendo!!
    Pões os pratinhos??
    Um bejinho grande minha flor!

    ResponderEliminar
  2. Catarina, ainda bem que estás melhor e sem marcas! E que grande regresso! Adorei o folhado, apesar das calorias da massa... :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pera lá Mena, que eu apanho boleia e também vou ao jantar!!! :)

    Folhado é sempre bom, seja qual o for o recheio. Verdade ou não? Este tendo legumes faz-me lembrar uma entrada que eu gosto muito nos restaurantes de comida chinesa.
    Está perfeitinho e adoro as sementinhas por cima. Tão perfeito como o bolo da sobremesa que deve ser, tal como dizes, muito mais leve que os restantes. Assim é com tudo o que leva claras, fica fofo fofo. E foi feito na forma de bundt, né?? :D

    Hoje trazes uma refeição e pêras. Completa! Gostei muito! :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Querida,

    Que bom que a cicatrização ocorreu sem problemas e não deixou marcas, é precisamente isso que se quer ! :)

    Adorei este teu "dois em um", perfeito para qualquer ocasião !
    O folhado está com um asepcto delicioso, assim pintalgadinho com as sementes tão benéficas para a saúde e o teu bolo tem uma cor divinal !
    Não me faria rogada a nenhum dos dois e ambos me fariam muito feliz !

    Beijocas grandes, amiga ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Mas que apetitosos :)... Perfeita essa refeição!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mas voltou com a corda toda em amiga, refeição completa, este folhado tem todos os sabores que me agradam bastante e este bolinho tão lindo e com aspecto tão leve e saboroso, gostei de tudo, bjs !!!

    ResponderEliminar
  7. que lindo bolo amiga, amei esse folhado...
    Que bom que está ficando ótima.
    Contínuas melhoras.
    beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Uma refeição completa e do melhor que há!
    Adoro tudo o que leve massa folhada, e esse bolo a rematar o jantar não se pode pedir mais :) uma maravilha!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro strudel de legumes, faz sempre sucesso cá por casa. Um aspecto! So te digo! E depois esta sobremesa de aspecto delicioso... Bem que gostava de saber como ficou por dentro :-) uma delicia amiga! Com certeza!

    ResponderEliminar
  10. Querida Catarina,
    fico feliz em saber que vc está melhor, graças a Deus!
    Não tinha como sobrar nem migalhas desse jantar,
    massa folhada é tudo de bom e feita com essa mistura de ingredientes melhor ainda, amei!
    E o bolo tbm ficou bom d+, bela sobremesa!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que já estás bem :)
    O folhado ficou com um aspecto fantástico e o bolo é mesmo ao meu gosto! Adoro bolinhos de claras :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Que bom que está recuperada! Ótimas as receitas! O folhado e o bolo de bananas parecem deliciosos!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  13. Olá...
    1º que tudo fico muito feliz por estares bem :)....
    Que aspecto fantástico e delicioso :)....
    Beijocas...
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Querida Catarina, fico muito feliz de saber que esta melhor. Que receitas deliciosas, adoro folhados e com legumes além de bonito são bem saudáveis. O bolo está igualmente lindo tenho claras congeladas e me saiu uma excelente idéia vendo seu bolo. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ambas as sugestôes me agradam.
    O folhado ficou um delicia e o bolo maravilhoso.
    bj

    ResponderEliminar
  16. Bem minha querida sou servida das duas sugestões, o folhadinho ficou uma delicia, o bolo lindo e mesmo a chamar por mim :) Ai tão bom ver-te de volta, com mais regularidade hheheheh

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Que refeição deliciosa!
    Que maravilhas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina que bom que estás de volta com as delicias, que só tu sabes fazer!
    Olha eu já te tinha dito que queria dos dois...então é para isso que aqui estou, vou-me servir um bocadinho de cada delicia!!! Estão magníficos;

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito das duas sugestões! :)

    Gosto tanto de folhados, mas de facto fazem muito mal :(, mas como há mesma! :D

    E o bolo ficou com muito bom aspecto, adorei!*

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito das duas sugestões! :)

    Gosto tanto de folhados, mas de facto fazem muito mal :(, mas como há mesma! :D

    E o bolo ficou com muito bom aspecto, adorei!*

    ResponderEliminar
  21. Oi Catarina, fico feliz em saber que esta melhor e sem cicatrizes.Precisamos ter mais enquetes como essas para que saiam delicias duplas.Arrasou com as duas receitas, ambas maravilhosas.Quero um folhado de legumes e uma fatia do bolo por favor!Beijos querida, fique bem.

    ResponderEliminar
  22. Ainda bem que ja esta melhor:)
    Adorei tudo desde a refeicao como o bolinho esta tudo com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Catarina,
    ainda bem que já está tudo controlado:)
    Qualquer dia é a minha vez de ficar em casa...
    Gostei muito destas duas sugestões o folhado tem um ar bastante adorável, uma cor muito bonita ficou delicioso.
    Mas eu sou mais uma pessoa de doces:)e este bolo é mesmo a minha cara, afinal aproveito todas as claras e com banana é ainda melhor, gostei muito e fica bem grande e deve ser delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Ainda bem que está tudo de volta à normalidade.

    Quanto ao que nos trazes, querida Catarina, ainda bem que me candidatei logo ao doce e ao salgado, pois isso dá-me, agora, direito a um pouco de cada uma dessas delícias.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  25. Ainda bem que já passou e tudo está voltar à normalidade.
    Minha querida esse folhadinho de legumes parece uma delícia. E o bolinho ficou lindo!

    ResponderEliminar
  26. Adorei o folhado tem mesmo bom aspecto o recheio e com as sementes de papoila por cima, o bolo ficou lindo.
    Ainda bem que já estás recuperada :)

    ResponderEliminar
  27. Oi Catarina, que bom que voce já esta melhor!
    As duas receitas ficaram maravilhosas, um bolinho lindo assim é tudo de bom!
    Bjs, Oslaine

    ResponderEliminar
  28. Minha querida, que bom que já está tudo melhor!
    Daqui a nada já estás completamente recuperada! Sem nenhuma marca :)
    É tão bom ter a visita dos que mais gostamos! Sabe mesmo bem! E que belo almoço te fizeram e tão bem reproduzido por ti! Eu adoro folhados, por isso imagino que não tenha sobrado uma migalha! :)
    Quanto ao bolo está lindo :) Gosto tanto de banana :))
    Um beijinho querida!

    ResponderEliminar
  29. ainda bem que estas melhor pois é as marcas elas ficao mas com um creme nao se vem bem as tuas sugestao estao as duas 5* adorei e assim se faz dois em um bravo beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  30. Olá Catarina:)

    Ainda bem que estás melhor!
    Que delicioso folhado! E olha que o bolo não lhe fica atrás:) Ficou lindo!

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá Catarina,
    Que delicia esse folhadinho de legumes e o bolo de claras e banana, nem se pergunta, claro que quero uma fatia.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  32. Hein logo um salgado e doce na minha hora de almoço?!?! está certo...
    Adorei o bolo, excelente para aproveitar claras, tenho tantas congeladas e ando sempre a adiar... já sabes como é :/

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  33. Ainda bem que já estás melhor!
    Este jantar ficou perfeito, gosto muito de folhados de legumes e o bolo saiu perfeito e com um aspecto muito fofinho!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  34. oi minha amiga como vc está ? tomara que bem ok amei as receitas bjinhos doces

    ResponderEliminar
  35. Que bom que já estás melhor doce Catarina!
    Obrigado pelo carinho que me deixas no blog :)
    E sim, se querem salgado e doce, tu trazes um de cada. E que belo folhado, adoro cheio de legumes.
    Mas esse bolo, é que é fabuloso. Ficou lindo nessa forma e sim, um bolo de claras fica super leve, como uma nuvem, adoro. E com banana, aprovado!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Cat minha querida, que bom te encontrar bem e com essas receitinhas maravilhosas...

    Bjsssssssssss amiga e um lindo FDS

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas