sábado, 15 de junho de 2013

Butterzopf - Pão trança de manteiga suiço

Desde que vivo nos Alpes que tenho procurado conhecer um pouco mais da cultura e gastronomia de cá.
Mesmo sendo uma imigrante, não gosto de fazer figuras tristes e acho que todos nós (perdoem-me a ousadia) que vivemos fora do nosso País deveríamos tentar conhecer um pouco dos costumes do país que nos acolhe.
Já percorri quase toda a Suiça, visitei as principais cidades, fui tentando acolher alguns costumes deles e em termos gastronómicos também já adoptei alguns hábitos.
De forma alguma esqueço as minhas raízes, mas é sempre bom conhecer, inovar e provar novos sabores.
Uma das primeiras iguarias que me deram a provar foi o pão que hoje vos trago. O pão tradicional de domingo, que é servido normalmente em brunch.
Claro que no dia a dia também o encontramos à venda no supermercado pois um país multicultural como este tenta também adaptar-se aos hábitos dos estrangeiros.
Durante bastante tempo comprei este pão, até que um dia fez-se luz e já com a máquina do pão em casa, decidi começar a fazê-lo.
A primeira vez que fiz desapareceu tão rápido que quando ia para tirar fotos já não havia, desta vez aproveitei o facto de estar sozinha em casa e ter o tempo do meu lado para deixar então a receita e as fotografias para a posteridade.


Ingredientes (para uma trança de 500 gr)
Fonte: Panflor

500 gr de farinha para pão de trança (obtêm esta mistura se misturarem 90% de farinha de trigo com 10% de farinha de trigo espelta)
1 saqueta de fermento para pão em pó (7 gr) - usei da marca local, mas penso que a Vahiné também tem
3 dl de leite à temperatura ambiente
10 gr de sal fino
10 gr de açúcar
50 gr de manteiga ligeiramente amolecida
1 gema de ovo para pincelar


Preparação - método tradicional

Com as varetas de massa, bater com a batedeira todos os ingredientes (com excepção da gema) até obter uma massa elástica.
Deixar levedar cerca de 1 hora num local aquecido (deverá dobrar de volume).
Divida a massa em dois rolos (ver passo a passo).
Forme uma trança de 4 pontas (ver passo a passo).
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar novamente 40 minutos.
Ligue o forno a 220º, pincele a trança com a gema de ovo batida e leve ao forno cerca de 30-40 minutos no segundo nível a contar de baixo.




Preparação - MFP

Na cuba da MFP coloque primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos. Escolha o programa "Amassar e levedar" (na minha é o programa 13 que demora 1h25m).
Retire a massa.
Divida a massa em dois rolos (ver passo a passo).
Forme uma trança de 4 pontas (ver passo a passo).
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar novamente (não reparei no tempo, mas foi menos de 40 minutos).
Ligue o forno a 220º, pincele a trança com a gema de ovo batida e leve ao forno cerca de 30-40 minutos no segundo nível a contar de baixo.


Bom apetite e bom domingo a todos!

50 comentários:

  1. Color tan brillante y dorado tiene, me encanta, besitos

    ResponderEliminar
  2. Nham nham que ótimo aspecto, e como deve ser deliciosa!!!
    Eu também me consolava com um bom bocado amanhã ao pequeno almoço...com um cafezinho+leite até lambia os dedos! :)

    Beijinhos, e bom domingo;

    ResponderEliminar
  3. O pão está simplesmente magnífico. Uma cor linda, uma entrançado perfeito e parece bem fofo, embora não lhe veja o interior.
    Eu que nunca fiz nem percebo nada de pão, dá-me a impressão de ser parecido a brioche, mas se calhar não é, não?
    Adoro coisas fáceis de preparar (embora não faça a mínima de como se faz uma trança de 4 pontas) e que podem ajudar-me a iniciar em artes que nunca testei. Vou guardar a receita! :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Já tinha gostado de a ver, e aqui está muito bem explicadinho.

    Otimo para o café da manha. Beijocas.

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Catarina adorei o teu pão ficou lindo...lindo-
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Pelo aspeto está aprovado, mas não faço ideia do que é farinha de trigo espelta :D mas fiquei tentado em experimentar :) vou guardar a receita :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina! Adorei este pão! Já o tinha comido quando estive na Suiça, mas nunca me passou pela cabeça fazê-lo. Agora que publicaste a receita, vou ter de experimentar. O teu ficou com óptimo aspecto. ;)
    Beijinho.

    Célio Cruz

    ResponderEliminar
  8. Que pão lindo!
    Que maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Seguro que está delicioso! Y me encanta su color y presentación. Biquiños :)

    ResponderEliminar
  10. Adoro este tipo de pão, fica sempre com uma massa muito leve e fofa.
    Nunca consigo que os meus fiquem dessa cor fantástica!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  11. Estás uma padeira feita minha rosinha!!
    Quando me falaste no pão fiquei curiosa! E aqui está ele todo vaidoso!! Já sabes que nao tenho máquina de pão, mas nao custa tentar e amassar à mão né??
    Gostei do pormenor das 4 tranças, mas ja me estou a ver a embrulhar me toda e a nao conseguir!
    Mas hei-de experimentar!!
    Olha sabes com que é que ia bem?? COm o teu docinho de morango!!!
    Que ricooooo!
    Beijinhos minha rosa!!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, kinhas, adoro pães caseiros, essa trança ficou maravilhosa! Como é bom cheirinho de pão no forno se espalhando pela casa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Oi Catarina, que beleza de trança.Muito dificil de fazer para mim.Ficou linda e deve ser uma massa bem saborosa.É sempre bom conhecermos culturas e sabores diferentes.Eu adoro conhecer costumes e culinaria locais onde passo.E vivendo como você em outro país nada mais justo que acolher seus costumes.Arrasou.Beijos minha querida e um ótimo domingo.

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro trança, aquela pao fofinho por dentro é uma coisa fantastica....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Também penso assim, Catarina! Já que estamos fora, há que aproveitar tudo o que nos é possivel... e ás vezes temos agradáveis surpresas :)

    Gostei muito deste pão, tenho a certeza que aqui tambem voaria num instante! :)

    ResponderEliminar
  16. Catarina que lindo seu pão trançado, parece tão macio, e seu passo a passo embora pareça difícil de se fazer esta bem explicadinho. Adorei esse pão. Ficou encantador. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  17. Nao podia concordar mais contigo Catarina. O saber nao ocupa ligar e é importante sabermos os costumes do sitio que adoptamos para viver. Gostei deste teu pao. Assim que experimentar depois conto! :-) um enorme beijinho!

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina,
    concordo contigo acho que as raízes essas nunca se esqueçam mas cultura e saber não ocupam lugar.
    Esta traça ficou com um aspecto delicioso e com os passos todos torna-se ainda mais fácil.
    A cor ficou tão linda, adorei e eu que adoro este tipo de pão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Catarina,o teu pão tem um aspecto divino,a gema conferiu-lhe uma cor fantástica!imagino o cheiro que tinhas na cozinha enquanto estava no forno.
    bjns,violeta

    ResponderEliminar
  20. Catarina,
    que bela trança tu fizeste :) ficou linda e apelativa e com uma cor de fazer inveja.
    O passo a passo está perfeito, parece mais fácil assim.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. Oi Catarina, que pão mais lindo, eu não conhecia esta forma de trançar, bem diferente, gostei muito!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  22. Não podia concordar mais contigo, Catarina! Nunca vivi fora de Portugal, mas acho que se sair terei a mesma postura que tu! Nunca esquecendo as nossas raízes acho que podemos absorver o melhor da cultura dos outros, especialmente a gastronómica :)
    E esta trança ficou com um aspecto fantástico!! Gostei muito!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Catarina q pao mais lindo! Estou aqui também imaginando que deve ser muito saboroso!
    Boa semana
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  24. Olá Catarina...

    Nossa esse pão está d+++ adoooro massa. Ficou lindo!

    Amiga, na graça de Deus tudo em paz. obrigada pela visita e que Deus abençoe sua semana com chuvas de bênçãos.Beijos

    ResponderEliminar
  25. Querida Catarina,
    comer uma fatia deste pão com uma
    manteiguinha...hummmmmm...delícia!
    Trança linda!

    Bjs, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  26. wuau wuau ele esta 5* adorei o teu passo a passo e tb estou de acordo contigo pois assim conhecemos aoutras coisas beijinhos e tudo de bom para ti saude

    ResponderEliminar
  27. Oi minha linda.. que saudade.
    E como está?
    Menina.. essa trança ficou linda.. e a cor?
    Perfeita.
    Uma fatia dela aqui agora mesmo me deixaria por demais feliz.. rsrs

    Um beijo minha linda.. e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  28. Querida Catarina, ainda não tomei o pequeno-almoço e estou maravilhada. Ainda há algum pedaço? Hum... que bem me saberia, ainda mais com manteiga incorporada!

    É importante conhecermos um pouco dos locais e gentes que nos acolhem, sim. Afinal, passam a ser também um pouco da nossa vida.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  29. Não podia estar mais de acordo contigo.
    A trança ficou fantástica

    ResponderEliminar
  30. Minha querida este pão trança ficou estupendo, que delicia deve ser. Fiquei com imensa vontade de provar. Adorei o tutorial de como fazer a trança :)

    Uma beijoca assim muito grande,
    Joana

    ResponderEliminar
  31. Olá Catarina,
    Concordo que temos que nos lembrar das nossas raízes mas também concordo que devemos acolher novos costumes dos sitios onde habitamos.
    Gostei muito deste pãozinho e ficou lindo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  32. Temos sempre de conhecer coisas novas! Então na gastronomia sabe tão bem provar coisas novas, sabores novos :)
    Sempre sem esquecer os nossos sabores!!
    Adoro esse tipo de trança, e ficou tão linda.
    Aposto que é super fofinha e sim, desaparece num ápice.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  33. É mesmo bonito. Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  34. Minha amiga querida,

    Concordo contigo, aprender e conhecer os costumes e tradições dos países que nos acolhem !
    E porque não ? Se é aí que vives, porque não aproveitares as boas coisas que têm para te oferecer, não é ? :)

    Linda, linda a tua trança, ficou tão douradinha, tão apetecível, mas não achei assim tão simples de entrançar !!! lol
    Acho que iria trocar as voltas, tenho de olhar bem o teu esquema !
    Adorei querida, obrigada por ensinares ! :)

    Beijinhos grandes **

    ResponderEliminar
  35. Esta trança tem uma aparência ótima.
    Como eu gostava de partilhar um brunch com este pão tradicional de domingo, ou melhor não esperaria pelo domingo, comia já um pedaço :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Ficou com muito bom aspecto e como eu gostava de ter provado essa trança maravilhosa!

    ResponderEliminar
  37. Olá amiga fiquei sem net mas agora estou de volta, que maravilha de receita, um ótimo São João para ti!

    ResponderEliminar
  38. Olá Catarina:)

    Eu adoraria provar! Ficou linda e tão perfeitinha:) Acredito que seja mesmo deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Gosto muito de fazer pão cá em casa e definitivamente vou experimentar pk tem um aspecto divinal!!!

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. A tranca ficou gira e para mim perfeita. Concordo contigo, la por sermos imigrantes noutro pais, não quer dizer que nos resumamos a nossa bola de cristal e ignoremos toda a cultura a nossa volta. Fazes muito bem em tentar conhecer melhor o pais em que vives tanto a nível cultural como gastronómico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Cat minha querida, fiquei super feliz em saber que a varicela te deixou em paz...
    Xô p/ela kkkk
    Essa trança ficou tão maravilhosa que já te considero uma Padeirinha profissional.

    Bjssssssssss amiga

    ResponderEliminar
  42. Olá Kinhas!
    Uma receita mesmo ao meu gosto!
    Gosto imenso deste tipo de pão, tão fofo e saboroso.
    Que linda ficou a traça, perfeita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  43. Adoro amiga, esses pães assim bem amassados e bem assados...... ficou lindo mesmo! Beijocas.

    ResponderEliminar
  44. Olá Kinhas: demorei mas cheguei. Fiquei sempre de olho nesta magnífica trança e embora muito bem explicada pelas fotos,acho que não consigo fazer uma trança de 4 pontas ( vou ficar pelas 3 mesmo,eheh). Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  45. Muito lindo teu pão Kinhas!
    Ainda chegarei lá =)
    Beijãoooo

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas