sábado, 1 de junho de 2013

Brownie-Cupcakes mornos de amêndoa (Evento Cooking World - Dia Um... Na Cozinha)

No meio de tanta confusão que se instalou por estes lados posso dizer que tenho amigos para a vida.. Que por todos os meios possíveis e imaginários me tentam erguer a moral e fazer seguir em frente... E desta vez propuseram-me um desafio: fazer brownies...
Algo muito guloso e capaz de adoçar até os corações mais chorosos...
A versão que hoje apresento aqui é em tudo diferente dos clássicos pois são para ser saboreados mornos e comidos na tacinha, depois de uma refeição leve. Perfeitos para um dia de frio e mesmo estando a começar o mês do Verão, aqui nos Alpes a manta no sofá tornou-se indispensável.
Para mim consolaram-me em todos os sentidos, por breves instantes esqueci o mau e saboreei o bom!


Ingredientes (6 unidades)
Adaptado de: Mmmm... Schokolade

120 gr de manteiga + manteiga para untar formas
120 gr de chocolate negro com pelo menos 50% de cacau
2 ovos
125 gr de açúcar
3 colheres de sopa de xarope de acér
120 gr de farinha peneirada
70 gr de amêndoa laminada


Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte 6 formas de ramequins e reserve.
Amoleça o chocolate com a manteiga no microondas, não deixando derreter na totalidade. Misture bem e deixe arrefecer por 3-5 minutos.
Entretanto bata os ovos com o açúcar e o xarope de acér. Adicione o chocolate e misture bem. Junte então a farinha peneirada e 2/3 da amêndoa e volte a misturar.
Distribua pelas formas e polvilhe cada uma com a amêndoa que sobrou.
Leve ao forno cerca de 30 minutos. Estão prontos quando ao tocarmos com o dedo a parte superior esta seja firme mas mole (ou usar o teste do palito).
Sirva mornos.

Bom apetite!



Este é um evento dos contribuidores do Cooking World e este mês os participantes são os seguintes:

http://cookingworldpt.wordpress.com/
http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/
http://www.blogdochocolate.com/
http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/
http://docemaisoumenos.blogspot.pt/
http://entretachosesabores.blogspot.pt/
http://thewildkitchenportuguesa.blogspot.pt/
http://maisumsobreculinaria.blogspot.pt/
http://bembons.blogspot.com/
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/
www.obarriguinhascomebem.com
http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/
http://umapedradesal.blogspot.pt/
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
http://docesemcasa.blogspot.pt/
http://www.receitasparaafelicidade.com/
http://tachosvspanelas.blogspot.com/
http://www.acozinhadakinhas.blogspot.ch/


44 comentários:

  1. Catarina,
    que bela adaptação e como sabe bem estes brownies com o frio que aí se faz sentir :)
    Gostei da tua apresentação original
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Catarina brownie é bom, em tacinhas perfeitos! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Uma delicia, Catarina.

    Otima receita.

    beijinhos

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Catarina,que brownies interessantes,são muito apelativos ao nível visual.deliciosos!
    bjs,violeta

    ResponderEliminar
  5. Comi a bocadinho, por isso só me faltava mesmo era uma tacinha com esses brownie cupcakes :) então vai dai uma taça :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Comia mesmo bem uma tacinha, devem de estar deliciosos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga é tão bom voltar a ver uma receita no teu blogue :) Já tinha saudades, ficaram umas tacinhas super apetitosas, que delicias :)

    Beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Olá Kinhas! Muito bom o seu brownie! É das sobremesa que mais gosto. Fico seguindo, beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga estive distante, porque fiquei sem computador, agora estou de volta para apreciar suas delícias, e dizer que senti sua falta, que sua vida seja abençoada!

    ResponderEliminar
  10. Quero! Ficaram excelentes! O maridinho já me pediu para fazer! eheheh

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  11. Seu Blog é uma TENTAÇÃO... Huuuuuuummmmmm!!!
    Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Oi Catarina, minha querida.Seus cupcakes brownies ficaram lindos.Devem ser deliciosos.Adorei o projeto de vocês.Desejo que esteja bem.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  13. Hmmmm brownie é uma delícia né? Adoooro e esses seus cupcakes estão com um aspecto tão divino =)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Catarina,
    Benvinda e que belo brownie, apresentado de forma diferente, gostei e adorei a amêndoa.
    Kiss

    ResponderEliminar
  15. A tua ideia, Kinhas, foi das mais originais.
    E fico feliz por ver-te levantar o ânimo, nem que seja, para já, por breves momentos enquanto preparas e saboreias estes brownies.
    Também os imagino quentes com gelado, mas aí na Suíça não ia dar.
    Por aqui parecem-me deliciosos, crocantes por fora...gostava de ver o interior :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  16. Muito original estes brownies e devem ser uma delicia!
    Que bom estares mais animada :)

    ResponderEliminar
  17. Diferentes....mas igualmente bons e bonitos!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina,

    que bom saber que já está mais animada, e não me espanta saber que tem realmente bons amigos, a Catarina é fantástica e uma mulher com muita coragem.
    Quanto a estes Brownies parecem ser divinais e com o Sol que aqui se faz sentir eram perfeitos, bem original esta sugestão, gostei bastante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. E eu fiquei muito contente que te tenhas desafiado!! E tenhas feito este miminho para o teu coração e para o nosso!! Que nos preocupamos contigo!!
    Olha cá uma coisa, há sitio nesse sofa?? Pois ja sabes o que tens a fazer quando passar para o café!!! Comer brownie de colher e num sofá? OMG... É a luxuria!!! :)
    Um beijinho grande, minha flor!!

    ResponderEliminar
  20. Gostei desta versão em tigelas,ficou lindo e com amêndoas eu ia adorar.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Minha amiga,

    Que bom ver-te mais animadinha, nem que para isso tenhas de ter feito uns lindos e deliciosos brownies como esses para o desafio do mês ! :)
    Ficaram fantásticos, querida, uma delicia a que ninguém resiste ! :)

    Beijinho grande, amiga, ânimo ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Cat minha amiga linda, eu estou só gripadinha e já me sinto um pouco melhor. Espero que se recupere 100% e volte logo a nos deliciar com receitas especiais como esse brownie- cupcake.
    Te aguardo linda, maravilhosa e feliz ok?

    Bjsssss querida e obrigada pela tua amizade e carinho

    ResponderEliminar
  23. Que deliciosos devem ter ficado, Catarina!
    Aqui, parece-me que o Verão está a chegar, finalmente. Mas também tem sido um pouco como aí.

    Bom início de semana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Ainda bem que participaste amiga! Porque depois de um desfileis receitas tão diferentes so faltava mesmo uma receita com uma forma menos comum como a tua! Amei! Somos mesmo uma 'família' e tanto!

    ResponderEliminar
  25. Esses estão com uma aparência maravilhosa..Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  26. Tiene muy buena pinta y no hay duda de que están deliciosos! No hay mejor forma de alegrarse el día que comiendo un brownie :) Biquiñosss

    ResponderEliminar
  27. Minha querida!
    É bom ver-te um pouco mais animada e esses brownie-cupcakes estão demais! São mesmo reconfortantes e para serem bem apreciados assim no quentinho!

    Uma beijoca e muita força
    Paula

    ResponderEliminar
  28. A blogosfera traz imensas coisas boas, não é? :)
    Esta versão de brownies é bem ao meu gosto e ficaram com um aspecto muito guloso :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  29. Catarina, ficaram com um aspecto maravilhoso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  30. Mas que lindos!!! Originais estes brownies!! Gostei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Ficaram com um encanto aspecto, e também devem de estar com uma textura divinal!!!


    Beijinhos, e boa semana:

    ResponderEliminar
  32. E já que estão em tacinhas, apetece-me atacá-los à colherada. Que maravilha. Tudo de bom e um beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  33. Que lindos os brownies Catarina! Bem bonitinhos e diferentes! :)
    É óptimo saber que temos amigos do lado de lá do computador! É giro e sabe mesmo bem :)
    Ainda bem que estás melhor! Já li que agora é a varicela, mas isso passa :p ehehe!
    Um grande beijinho minha querida

    ResponderEliminar
  34. preciso preparar brownies, me parecem divinos...
    bjos

    ResponderEliminar
  35. olá, têm ótimo aspeto. Adorei a froma de apresentação :)

    ResponderEliminar
  36. Adoro brownies Catarina, e assim nas tacinhas, bem quentinhos, saídos do forno me agradam demais. Tenho uma receita tirada da Nigella um pouco parecida com a sua. Vou experimentar essa, ficaram lindos, e de certeza deliciosos. Bela e deliciosa participação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Boa noite, Catarina, que belos brownies, e o bom é que alimentam e aquecem a alma, tbm! Que bom que vc está melhor, fico feliz, mesmo.
    Bjos e uma boa quinta-feira.

    ResponderEliminar
  38. Que coisa mais linda Catarina.. com certeza ficaram maravilhosos..
    Hummmm tudo de maravilhoso..
    A carinha está linda.. e o sabor deve estar dos deuses..

    Beijinhos minha linda e uma noite super linda viu?

    ResponderEliminar
  39. Bom dia amiga!!Fique bem,viu?

    Deixo o recadinho do dia pra você.

    1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

    2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

    3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,

    4 sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta!

    5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.

    6 De dia o sol não o ferirá; nem a lua, de noite.

    7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

    8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas