domingo, 26 de maio de 2013

Uma ausência e uma compota...

De novo a ausência... a todos os que me seguem estou em dívida para convosco... porque têm passado por aqui ou pelo FB a deixar palavras de animo e a perguntar o porque de eu não dar notícias... Acho que está na altura de vos dar uma explicação e tentarei ser breve... Estou a passar por uma fase complicada a nível pessoal... Já vos tinha dito que tive cá os meus pais e que estava e ainda estou cheia de trabalho... Acontece é que, o que eu pensei ser algo passageiro tornou-se em algo que foi ficando... Fui retraindo as minhas emoções sem nunca mostrar o que me ia na alma... Por fora mostro sempre cara alegre mesmo que por dentro me sinta vazia, oca e sem vontade de seguir em frente... Tudo se tornou uma obrigação mesmo os meus hobbies... Obriguei-me a desconectar do mundo real e virtual e fui obrigada a assumir que precisava de ajuda.
Hoje, dentro de toda esta redoma, tive um dia diferente e especial para mim... fui ao ballet. Nunca tinha visto nada do género e todo aquele ambiente me fascinava... e ainda ficou a fascinar mais!! Fui ver uma adaptação do conto "O Patinho Feio" de H.C. Andersen. E fiquei a saber que afinal gosto de ouvir música clássica... Durante duas horas fiquei ali sentada, fascinada e completamente absorta do que se passava à minha volta.... e sendo assim hoje decidi publicar algo que me adoça a alma quando me sinto pior...

Depois de ver as dicas da Maria do Limited Edition e da Paula do Partilhando Sabores e Receitas, decidi por mãos à obra e fazer uma compota que adoro de um fruto que detesto... Contraditório não??
Fiz na MFP para experimentar pois normalmente a compota de morango que se come cá por casa viaja dois mil quilómetros pois é a minha mãe que a faz.
Deixo a receita e depois uma observação...

                          

Ingredientes:

500 gr de morangos (mal pesados)
500 gr de açúcar gelificante


Preparação na MFP:

Lave os morangos, corte os pés e corte-os em pedaços não muito pequenos.
Coloque na cuba juntamente com o açúcar e seleccione o programa para compotas.
Se no fim do programa achar que está muito liquida, volte a fazer um ciclo.

Notas: Nesta minha tentativa acho que cometi alguns erros, tais como - não devia ter feito os dois ciclos da máquina, a compota ficou muito espessa; devia ter reduzido ao açúcar mas o pacote que usei indicava para usar partes iguais de fruta e açúcar.
As minhas perguntas são: alguém já usou este tipo de açúcar e conseguiu um resultado melhor que o meu?? Acham que deveria ter feito apenas um ciclo na máquina?
A compota consegue-se comer mas não ficou como eu queria :(


51 comentários:

  1. Olá Catarina! Que bom ler-te... Não sei como está de sabor, mas o aspeto está convidativo! Quanto aos ciclos não te consigo dizer porque não tenho MFP, mas em relação ao açúcar, costumo usar um pouco menos que o peso da fruta (1kg de fruta, 800g de açúcar) e fica ótima!
    beijinhos, querida... que tudo se resolva pelo melhor!

    ResponderEliminar
  2. Olá Kinhas: parece-me com muito bom aspeto e com a textura certa.
    Amiga: espero que ,aos poucos,recuperes a tua energia e alegria que bastante falta fazem, neste mundo virtual.
    Neste momento também estou em "pausa" e nem tenho ido visitar ninguém.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Todos precisamos de tempo, uns mais outros menos.....Que bom ver-te de volta.
    Quanto ao doce, uma vez fiz na MFP e ficou demasiado liquido. Por isso não tentei mais. Prefiro no tacho, dá mais trabalho mas acho que compensa. Eu como a Mª João faço 1Kg de fruta para 800g de açúcar. E esse ainda nunca utilizei.
    Bjkas grandes.....

    ResponderEliminar
  4. Oi minha amiga, sempre é necessário tirarmos um tempo para ficarmos sozinhos com nós mesmos, senti bastante sua falta e fico feliz pelo seu retorno, espero que tudo fique bem, te gosto muito e te desejo o melhor em sua vida, quanto a compota nunca fiz então não poderei te ajudar hehe, fica com deus beijos grandes !!!

    ResponderEliminar
  5. Querida Catarina,
    bom tê-la de volta, é muito bom tirar umas férias mesmo que sejam p/ resolver problemas, espero que esteja tudo bem com vc.
    Amei a tua compota e sendo de morango melhor ainda!

    Bjs, fica com Deus ♥

    ResponderEliminar
  6. Que compota excelente ...obrigada!
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Querida catarina, ainda bem que te sentes melhor fico feliz por ti.

    Um doce faz milagres também, quanto às tuas dúvidas, talvez esse açucar, se fôr o que penso, deva ser em menor dose. Eu uso normalmente açucar amarelo e coloco muito menos que a quantidade de fruta, para não abusar do doce.

    Uma beijoca

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Também já usei desse açúcar e não achei nada de especial.
    Gostei do teu doce tem muito bom aspecto.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Querida Catarina ... Que bom "ver-te"! Eu nunca usei esse açúcar, utilizo sempre o "normal"mas coloco uma ou duas folhas de gelatina, quando faço de morango ou de kiwi. A tua ficou bem apetitosa :)
    Tudo parece melhor depois de uma compota.

    Fico feliz por te teres encontrado. Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Catarina, que bom "rever-te" ;)
    A vida é mesmo assim, uma alternância entre momentos bons e menos bons... mas também de novas descobertas, e que bom descobrirmos que gostamos de algo, que até pensávamos que não era para nós. São descobertas que nos fazem mais felizes. Espero que estejas melhor e que os dias tornem a ser mais felizes.
    Este docinho está mesmo bom, também fiz há pouco tempo, é dos meus preferidos. beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá...
    Que bom estares de volta ;).....
    Que aspecto delicioso e magnifico da tua compota :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. É bom te-la de novo a partilhar as suas experiências.
    A compota está com uma cor linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá, é muito bom ter-te de volta, ainda por cima vens logo adoçar a nossa boca.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Olá Catarina

    Fico feliz por conseguires dar um passo em frente, por vezes nos momentos, vamos dizer menos bons, descobrimos algo novo que nos dá animo, depois da tempestade vem a bonança e apesar de dificil ela vem ai.

    Força Miga E uma grande beijo

    P.S. A compota ficou para segundo plano, mas tem bom aspeto :D mas é morangos pá não há condições :)

    ResponderEliminar
  15. Espero que encontres o teu caminho, o caminho que mais alegrias te dê e que te leve onde desejas :)
    Nem sempre as coisas são como queremos, mas só depende de ti alcançar o que pretendes!

    Já usei esse tipo de açúcar gelificante, mas utilizei a proporção o peso da fruta + metade do peso em açúcar ( eu coloco menos de metade).
    O cuidado que se deve ter com o açúcar gelificante, pelo menos o que eu usei era assim, é que primeiro coze-se a fruta e só depois se junta o açúcar, que dá consistência em poucos minutos. Não funciona como o açúcar normal.
    E depois de arrefecer ainda fica mais consistente.
    Podes ver aqui:

    http://www.luisaalexandra.com/2010/08/doce-de-courgette-aromatizado-com.html

    ResponderEliminar
  16. Olá, é muito bom ter-te de volta e espero e desejo tudo de bom para ti :)´

    A compota é 5*****, como tudo no teu cantinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. minha linda espero que vc encontre o seu cam inho amiga ..e saiba que estamos aqui para o que der e vier ..vamos nos abraçar msmo que seja virtualmente ok amada ...fique com Deus ok estaremos orando para que tudo se ajeite e fique no seu lugar ...e sabia que mesmo longe estamos te abrançando ok
    amiga esta geleia é tudo de bom adoro a praticidade da maquina de pão
    bjão grandes e doces

    ResponderEliminar
  18. ainda bem que te vens sentindo melhor. já sentíamos a tua falta!
    em relação à compota, uso sempre a fórmula 1kg fruta para 800g de açúcar de maneira a que esta dure mais tempo. e faço sempre os dois ciclos na máquina. até agora nunca falhou! já esse açúcar não conheço, experimenta açúcar branco refinado que é o que uso sempre e logo me dizes como correu.
    um beijinho e um abraço apertado*

    ResponderEliminar
  19. Olá minha amiga tão querida.Entendo muito bem como se sentia nesses dias, tenho passado pelo mesmo.
    Estamos sempre deixando nossa vontade e opinião de lado para agradar a quem esta a nossa volta.
    Parece que vamos nos anulando ao ponto de deixarmos um grande buraco dentro de nós e temos a sensação que estamos deixando de existir como pessoa.Isso só surte efeito com o passar do tempo.
    Eu fico feliz que tenha percebido a tempo de curar-se, pois desejo que sejas feliz e que viva plenamente.Melhoras minha amiga, fique bem.Sua compota pode não ter ficado na textura que você desejava, mas ficou com aparência ótima.Beijos minha flor.Que sua semana seja cheia de bençãos.
    Estarei aqui sempre que precisar.

    ResponderEliminar
  20. Olá minha querida!
    Que bom ver-te publicar um post e saber notícias tuas! Continua a ter muita força e espero que tudo passe rapidamente.
    Quanto à compota nunca usei, esse tipo de açúcar, mas sei que é um pouco diferente do normal. De qualquer forma, a tua compota parece ter ficado deliciosa!
    Um beijinho e que tenhas muita força e ânimo para ultrapassar esta fase menos boa

    ResponderEliminar
  21. olá, catarina! Que doce regresso... espero que tudo se recomponha e que a ajuda que procuraste te ajude a perceber o que se passa e a seguir em frente! Nunca usei este tipo de açúcar e, confesso, que não conhecia, mas acho a tua compota com uma textura muito boa!
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Olá, todos nós temos momentos menos bons (gosto de chamar-lhes assim), mas podemos fazer um exercício e tentar enganar o nosso cérebro quando as coisas estão menos bem e sorrir
    Infelizmente, alguns dias são tão menos bons que é um trabalho árduo não deixar que tenham impacto. Parece que quando uma coisa não está bem, tudo começa a surgir-nos como errado ou menos bom. Nem sempre é fácil, mas o caminho faz-se caminhando. Força :)
    A cozinha e cozinhar é um ótimo aliado ;)
    Gostei muito da compota

    ResponderEliminar
  23. Catarina, há momentos assim. Depois, aos poucos, tudo volta a estar em harmoonia. Muita serenidade, enquanto tudo está menos tranquilo.

    Quanto à compota, já fiz na mfp, mas sucedeu-me o mesmo e até com os 2 ciclos não gostei muito do resultado. Por isso, voltei a fazê-las de modo tradicional.

    Bom início de semana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Olá Catarina,

    já há muito que me perguntava o que se estaria a passar, cheguei até a pensar que o meu blogger é que não mostrava as tuas publicações, mas realmente não havia nenhuma receita nova.
    Ainda não conheço a Catarina há muito tempo afinal também tenho o blog há muito pouco tempo, mas já aqui disse que a acho uma lutadora a si e a todos que vão à procura dos sonhos fora deste país, por isso Catarina, não me pareça que fracassar seja para si, é uma lutadora e é assim que se tem que manter, sei que nem sempre é fácil, há momentos maus mas eles existem para nos mostrar que temos mais força do que sempre imaginámos.
    Certamente a ajuda procurada vai mostrar o caminho certo e iremos ter a nossa Kinhas de volta.
    Há dias comi uma bifana cheia de molho e lembrei-me precisamente da Catarina:)
    Beijinhos grandes e fico à espera de uma receita bem doce, ainda mais doce que esta, daquelas que sempre nos habituou.
    Adoro compotas, não há pão que não leve com uma camada.
    Adorei esta sugestão e ficou com uma cor deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Catarina, que bom ver-te novamente aqui.
    Já tinha saudades destas sugestões deliciosas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Catarina, espero que tudo se recomponha e voltes a ter dias mais felizes!
    Confesso que tenho mfp mas nunca experimentei fazer compota e uso sempre açúcar normal

    ResponderEliminar
  27. Catarina, espero que estejas bem e que tudo volte ao normal. Dias felizes virão e sempre temos de ver os bons momentos nos dias piores, como a ida ao ballet! :)
    E cozinhar ajuda! mesmo que seja com um ingrediente que não gostas. Eu prefiro sempre fazer a compota num tacho! Sai semrpe bem.
    Um beijinho e sorri.

    ResponderEliminar
  28. Catarina, bem-vinda! É sempre um gosto ter-te por cá, mas estejas onde estiveres, nós estamos a apoiar-te!
    Não percebo nada de compotas e nunca usei esse açúcar. Ela não me parece espessa, mas a única coisa que posso dizer-te é que já li que duas vezes na máquina fica sempre melhor...

    Beijinho grande,
    Aida

    ResponderEliminar
  29. Olá Catarina,
    Benvinda e, não tenhas medo de te afastar, por vezes é imprescindivel! Não podemos ser escravas de nada e faz muito bem à alma deixar tudo durante uns tempos e voltar a recuperar.
    Um grande beijinho e adorei a frase "uma compota que adoro de um fruto que detesto..."
    Susana

    ResponderEliminar
  30. Olá minha linda,

    Espero e desejo sinceramente que te estejas a sentir melhorzinha, vem quando puderes e quiseres, nós não fugimos daqui ! :)

    Que bom saber que a ida ao ballet te reconfortou, muitos outros eventos como este decerto te ajudarão a ser mais feliz, vais ver ! E a ajuda que procuraste vai concerteza ter uma forte influência nesse processo.

    Amiga, quanto á tua pergunta não te sei ajudar, nunca usei esse açúcar, mas a tua compota ficou com uma tonalidade maravilhosa, eu adorei ! :)

    Beijinhos e força para ti !

    Isabel

    ResponderEliminar
  31. Olá Catarina,

    Andava a estranhar a tua ausência, mas pelo post anterior já tinha percebido que precisavas do teu espaço :)

    Espero que te estejas a sentir melhor e acho que que quando sentires que precisas de te afastar o deves fazer!

    Eu nunca usei açúcar gelificante, por isso não te sei ajudar nas quantidades!! Mas olha que ficou com muito bom aspecto :)

    Beijinhos e força*

    ResponderEliminar
  32. Olá Catarina!

    Bem te entendo, passo pelo mesmo que tu, certamente por motivos diferentes, mas custa de igual modo seja qual for o motivo...

    Que "inveja" da boa :), nunca vi ballet, mas deve ser tão lindo, que até fico como que ligeiramente emocionada :), eu tanto gosto de rock como música clássica, desde que seja um bom espectáculo...é bom te distraíres, porque pensamento positivo afasta o negativo...

    E este doce foi um belo regresso :) Mas eu faço a minha no tacho, pelo que não sei te dizer o que correu mal!

    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
  33. Olá Catarina, que linda compota... visual delicioso!
    Se cuida querida, melhoras para voce!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  34. ola minha querida eu tb estou como nao tenho andado por aqui pois nao tinha moral so hoje é que venho e fico mt contente por estares aqui com esta maravilha compota bjs e tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  35. Eu não acho nada estranho quereres fazer uma compota de um fruto que não gostas: é uma maneira de o gastares e às vezes é mesmo assim: gostamos mais de determinada coisa de determinada forma. :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  36. Oi Amiga!! Que bom receber notícias suas..estava e estou preocupada com você!! Mas o que está acontecendo, tenha certeza que irá sair dessa, vá no seu tempo, aos poucos irá ficar mais forte e superar os obstáculos,saiba que isso faz parte da nossa vida.
    Estarei sempre por aqui,e quando se sentir preparada para retornar com as visitas aos blogs,estamos de braços abertos.Se cuida!! Bjs.

    ResponderEliminar
  37. Catarina, estou muito contente que tenhas voltado :)
    Tenho a certeza que estes tempos menos bons porque tens passado te darão mais força e mais ânimo muito em breve ;)

    Gostei muito deste doce! Adoro compotas :D

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  38. Catarina, sei bem o que é armazenar alguns sentimentos que acabam vindo à tona. Força, força e força! Viva! Não desperdice o tempo. Uma atividade física que você gosta de fazer, um artesanato. Procure estar perto de gente e de coisas que lhe fazem bem. Obrigada pela receita! Bem explicadinha. Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  39. Olá Catarina,todos precisamos de um pouco de espaço de vez em quando para recuperar energia.
    Eu nunca usei esse tipo de açúcar mas a o doce ou a compota quando arrefece engrossa mais por isso convém deixá-la com um pouco de líquido.Ficou com bom aspecto,não perece muito espessa.
    bjs,violeta

    ResponderEliminar
  40. Minha maroteca, vou enviar-te um email ;)
    A compota está excelente!
    Beijinhos, óptima quarta!

    ResponderEliminar
  41. Bienvenida Kinhas, me alegra ver una entrada tuya de nuevo, ya sabes que tu ausencia me producía extrañeza. A veces en la vida cotidiana, es necesario hacer un paréntesis para pensar un poco en nosotros mismos y buscar el mejor camino...espero que lo consigas y regreses en plena forma.
    La mermelada de fresas me gusta mucho, aunque las fresas también.
    Un beso enorme

    ResponderEliminar
  42. Oi Catarina, fico feliz que tenha retornado, é um sinal que está tentando superar um momento difícil. Acredite, todos temos nossos altos e baixos, nesses momentos é importante tentar buscar algo que nos traga de volta e nos deixe mais fortes !! Fique bem querida, porque a vida vale a pena ser vivida!!
    A compota ficou com uma linda cor e me parece bem gostosa. Infelizmente nunca fiz por isso nem posso opinar.

    Beijinhos e muita força !!

    ResponderEliminar
  43. Oh Kinhas, então eu vi esta compota e nao deixei comentário? Olha que rica amiga tu tens!!
    Há alturas em que nos temos que dar um tempo. O corpo pede que se lhe dê atenção, e acho que foi o que o teu pediu. Ninguem vai fugir daqui, mas sentiremos a tua falta! Afinal, ja estamos habituados a ter-te por aqui!! Já sabes que tens aqui a porta aberta e sei por quanto tens passado, mas o tempo também é remédio! Faz as coisas com tempo, e porque queres! :) Sem pressas e primeiro estás sempre tu!!!
    Quanto ao doce parece-me que tem tudo para estar bom! Nunca usei esse açúcar, mas pelo que ja li, é completamente diferente do outro! Mas se vês que te sobra compota tens a minha morada nao tens??
    Um beijinho assim grande, como tu!!!

    ResponderEliminar
  44. Cat minha amiguinha querida, fiquei super feliz c/ a tua volta.
    Se trata viu amiga?
    Espero que volte completamente recuperada e com aquela alegria que tanto gosto.

    Bjssssss carinhosos e que Deus te abençoe muito

    ResponderEliminar
  45. Olá Catarina... espero que revolvas logo o teu problema, desejo-te tudo de bom.
    A compota ficou mesmo gulosa, eu gosto bastante.

    Fica bem... beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Catatina querida,
    já tinha saudades de ti!
    Querida às vezes mais vale não fazer cara boa para fora, mais vale logo dizer que há um problema porque quanto mais cedo o identificarmos mais fácil é de o resolver :)
    Eu fui a um ballet em Munique e adorei :) É tudo tão perfeitinho, tão de princesa e principes! Acalma mesmo!
    Um grande beijinho :)
    A compota ficou fantástica, gostei muito!

    ResponderEliminar
  47. miga linda vim te desjar tudo de bom hoje ok linda bjokas doces

    ResponderEliminar
  48. Amiga, passei para dar-te um alô, espero que esteja bem! Sinto a tua falta, mas cuidar da vida é primordial, então apareça quando der e tudo certo! beijinhos saudosos e tudo de bom em tua vida!

    ResponderEliminar
  49. Olá, espero que estejas melhor. Às vezes é mesmo preciso parar e aproveitar o que se tem.
    Faço imensas compotas mas nunca fiz com esse açúcar.

    ResponderEliminar
  50. Olá, bom dia Catarina!

    Já somos duas. Sou igual a ti. Alegre por fora e sem demonstrar o que se passa por dentro. Isso por vezes prejudica-nos. Mas fizes-te bem em abstrair-te de tudo indo ao ballet e fazeres algo que realmente te distraia.
    Espero que fiques melhor rápido. Votos de melhoras.
    Sinto muito a tua falta no meu cantinho. :)
    Força amiga!
    Adorei a tua compota! ;)

    Beijinhos doces para uma menina doce. ;)

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  51. Olá Catarina fico feliz que já esteja melhor, nada como descobrir novas facetas em nossa vida, já estive assim como vc, as pequenas alegrias que tinha em minha vida, já não me satisfaziam mais, tudo eu levava a passos lentos e cada vez mais tristonha, foi depois que perdi mamãe. Aos poucos descobri que minhas pequenas alegrias eram poucas, e fui atrás do prejuízo, comecei a frequentar Yoga e me apaixonei, me senti bem, me encontrei, procurei-me dentro de mim mesma, pois me via perdida, e a musica muito me ajudou, clássica como vc, que me trouxe à vida novamente, machucada, ferida porém mais forte. As vezes creio que Deus nos dá um presta atenção sabe? Nos mostra que temos que estar preparadas com as dores que até então julgávamos que nunca teríamos. Te conheco a pouco, mas posso entender o que sofreu e passou, seja qual foi o problema, e sei que és forte, portanto voltou revigorada, fico muito feliz por isso. Adorei sua compota, ficou uma linda cor, e de morangos, minha preferida. Bjos e estimo suas melhoras.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas