domingo, 5 de maio de 2013

Feliz Dia da Mãe - Pão de ló da minha mãe

Se há um ano atrás eu passava este dia sem a minha velhinha, hoje não posso dizer o mesmo. Tive a felicidade de poder passar o dia com ela e o meu irmão que vive cá também... Há 5 anos que não sei o que é estar com a minha Mãe no dia que lhe é dedicado. Por isso mesmo hoje é um dia especial para mim!
E para celebrar nada melhor do que fazer uma receita que me foi ensinada por ela. O pão de ló que todos gostamos e que eu tinha escrito a receita no meu caderninho mas nunca tinha tentado.
Fica a receita sem mais demoras pois hoje o dia é para ela, a minha velhinha e para o meu Pai também!


Ingredientes:

10 ovos
300 gr de açúcar
300 gr de farinha
sumo e raspa de uma laranja grande
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação:

Bata muito bem as gemas com o açúcar até fazer espuma. De seguida junte o sumo e a raspa da laranaja e continue a bater.
Adicione por fim a farinha peneirada com o fermento alternando com as claras em castelo envolvendo muito bem sem bater.
Unte e polvilhe uma forma de chaminé (usei a do Bundt), despeje a massa e leve a cozer no forno pré-aquecido a 180º cerca de 35-40 minutos ou até o palito sair seco.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


Bom apetite!




57 comentários:

  1. Eu também sofro do mesmo mal que tu!!! Aqui longe, e ela la do outro lado!! Às vezes tenho sorte de tirar férias em Maio e posso estar com ela este dia! Este ano não foi possivel!!!
    Por isso aproveita a Mumy e dá-lhe mtos miminhos!!
    E já começaste pelo pão de ló!! E olha que lindo que ficou na forma do Bundt!!! É que os bolos ficam todos lindos!!!
    Já mandavas uma fatia pro pequeno almoço!!!
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela receita que me parece ótima e que passem ambas um excelente dia!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Catarina, aproveitem bem este dia e saboreiem juntas este bolo lindo e com tanto afecto!

    Beijo às duas!

    ResponderEliminar
  4. Passem um dia muito feliz!!! Este bolinho esta fantastico...
    Beijinho bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu pão-de-ló! Espero que tenhas um dia muito bom junto da tua mãe...
    Beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  6. Feliz día, Catherine! Este bundt se ve delicioso y precioso! Bicossss

    ResponderEliminar
  7. desculpe não vir mais vezes , hj estou aproveitando um tempinho para dar uma espiadinha bjs

    ResponderEliminar
  8. As saudades devem ser tantas... O teu pão-de-ló ficou lindo, deve ser o mais bonito que ja vi.

    ResponderEliminar
  9. Que lindo esse bolinho, Catarina, mesmo a pedir um cházinho e uma comemoração!
    Beijinhos, um dia feliz!

    ResponderEliminar
  10. Receita de mãe é uma relíquia, este bolo está muito lindo e de certeza muito saboroso, um beijo grande para sua mamãe e aproveite bastante da sua companhia, feliz dia da mãe à todas as mamães, bom domingo bjs !!!

    ResponderEliminar
  11. E que bem que fica na forma do bundt, parece que já vem cortado em fatias e pronto a levar! :)

    Aproveita o dia de hoje e os próximos com a tua família amada!
    Feliz dia das mães! :)

    ResponderEliminar
  12. Que lindo pão de ló...ficou maravilhoso nessa forma! :D

    Ainda bem que vais estar junto da tua mãe! Aproveita muito! =)

    Um feliz dia da Mãe! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Querida Catarina: ainda bem que este ano passas com a tua mãe. Fizeste-lhe uma bela homenagem com este magnífico pão-de-ló. Está lindo e deve ser uma delícia!!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Olá Catarina,

    Certamente hoje será um dia especial, e por isso aproveita ao máximo.
    Esta sugestão está tão bonita e nesta forma mais ainda.
    Adoro pão de ló.

    Beijinhos e um bom domingo

    ResponderEliminar
  15. Aproveita a companhia Catarina e manda o Pão de Ló :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo .
    Aproveita bastante a companhia da tua mãe.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Passando para desejar uma semana abençoada!

    ResponderEliminar
  18. tens sorte de poderes ter estado com ela, eu não tive esta sorte :-)
    o teu pão de ló está ótimo...

    ResponderEliminar
  19. Olá Catarina me desculpe a ausência, quase não estou cuidando do blog, falta de tempo mesmo, trabalho , casa e atividades da minha filha tem sido prioridade, não que não goste da blogsfera, ao contrário, sou apaixonada, mas estou demorando muito para postar e fazer as visita. Hoje estou aqui com este pedido de desculpas.
    Pararabéns minha querida pelas delicias, sempre que venho aqui, tem novidades.
    Abraços uma lindda tarde.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Cata, para a mamãe e para você pela delícia que preparou! Aqui o dia das mamis ainda é no outo domingo. Beijinhos e dê muitos abraços e beijocas na tua amada mamãe, viu?

    ResponderEliminar
  21. feliz dia da mae o teu bolinho esta mt bonito gostei mt do formato da forma mt bonito bjs bd

    ResponderEliminar
  22. Aproveita muito minha querida, esses momentos são tão bons!
    O bolo está lindo, a forma é um espectáculo!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  23. Minha amiga.. que coisa mais linda..
    Ficou muito fofo.. e com certeza maravilhoso né?
    Hummmmmm
    Que delícia..
    Assim como passar o dia ao lado da mãe... tudo de maravilha..

    Um super beijo no seu coração e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  24. Hummm


    Está de dar agua na boca!


    blogdabiane.com.br

    ResponderEliminar
  25. Ainda bem que este ano tiveste a possibilidade de ter a tua mãe contigo :)
    E nada melhor do que um lindo pão de ló para deixar todos ainda mais contentes!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  26. Minha querida,

    Apesar dos pesares, foi bom teres a tua Mãe junto de ti no dia de ontem ! :)
    Puderam mimar-se muito e matar saudades que são sempre mais que muitas ! :)

    O teu pão de ló está lindo, o formato da forma é fantástico e essas receitas de Mãe são sempre um sucesso ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Olá, ficou com um formato tão lindo o pão de ló, adorei :)

    ResponderEliminar
  28. que belo pão de ló... e que lindo que ficou!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Kinhas,
    as receitas das nossas mães são preciosas e não se podem perder. Obrigada por partilhares.
    O pão de ló nessa forma ficou ainda mais bonito!
    Que bom que pudeste passar este dia com os teus pais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Hola Kinhas, bonito homenaje a tu madre...y el bizcocho ha quedado impresionante, como todas es habitual en las cosas que se hacen con cariño, y en este caso con una magnifica receta, como todas las de nuestras madres.
    Acabo de volver de correos de recoger un paquete que venía de Suiza... Un millón de gracias Catarina, yo esperaba un pequeño detalle, y me has mandado un montón de cosas...eres muy generosa! Y por supuesto que todo me ha gustado mucho, no he probado el chocolate, pero estoy segura que estará delicioso...ya te contaré!
    Un beso enorme

    ResponderEliminar
  31. Olá Catarina,
    Felizmente nunca passei o dia da Mãe longe da minha mas, imagino que deve ser muito dificil.
    Espero que tenham passado um feliz dia na companhia uns dos outros e que bela homenagem fizeste com esse bolinho.
    Boa semana, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  32. minha linda este bolinho esta mega perfeito ..parabens amiga não exiet bolo melhor qu epão de ló ..amei linda bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  33. Um bolo muito bom e em excelente companhia!

    ResponderEliminar
  34. Olá, Kinhas!
    Imagino a tua felicidade e a da tua mãe ontem! <3
    Obrigada por partilhares esta receita - que estou deveras tentada a fazer, ficou lindo o pão de ló! - porque eu dou muito valor à partilha destas receitas, da família. É que dou mesmo!
    Um grande beijinho para todos, em especial para ti e para a tua mãe,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Olá querida!
    Com certeza sua mãe ficou muito feliz com esse bolo lindo e tentador!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  36. Olá Catarina,enquanto faltei estou a ver que fizeste alterações no layout.Parece um bundt cake,adoro essas forminhas.Os bolos tem outro visual e o teu ficou perfeito até que tinha pena de o cortar.Bjs,Violeta

    ResponderEliminar
  37. Olá querida, pão-de-lo é um bolo muito fofinho e delicioso e sendo receita da mãe fica melhor ainda... lindo bolo, a minha mãe já esta melhor, graças a Deus!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  38. Me gusta y se ve deliciosa.Gracias y me quedo con tu receta.Besos

    ResponderEliminar
  39. Tens razão. Andamos todas enfeitiçadas pelas formas de bundt. E que lindos ficam os bolos. Este pão de ló está um mimo. Parabéns à filha cozinheira e à mãe.
    Um beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  40. O bolo ficou fantástico, adorei a forma,
    fizeste uma linda homenagem à tua mãe.
    Também já espreitei o bundt hulk :) e deve ser divinal com os ingredientes que conjugaste tão bem
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  41. Adorei o bolo. Tenho a certeza que a mãe adorou.
    Gostei de conhecer o blog..
    Vou ficar por aqui, já marquei lugar. Volto para saber novidades.
    Bjs
    Vivi.
    http//esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  42. Olá Kinhas:)

    O bolo ficou lindo para oferecer à Mãe. Aposto que ela adorou:)

    *O bolo preferido da minha mãe também é o pão-de-ló:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Oi Catarina, sei bem como é difícil ficar longe da família, desde que vim morar na Alemanha, tão longe do Brasil, por isso sei o quanto é especial e o quanto você ficou feliz por estar com sua mãe !! O bolo está fantástico, tem um formato tão lindo e com certeza muito saboroso, principalmente porque tem o ingrediente principal que é o amor !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  44. Catarina, não sei o q é passar o dia das Mães sem a minha, todo ano estamos juntas graças à Deus, esse bolo está lindo, amei!
    beijo grande

    ResponderEliminar
  45. Olá amiga, que maravilha encontrar seu recadinho no profetizando...

    O bolo está maravilhoooooooooso.Parabéns

    Beijos e feliz quinta feira.

    ResponderEliminar
  46. Que lindo, Kinhas :)
    Passei pelo teu blogue e já fiquei fã.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  47. Oi Catarina minha querida, aqui no Brasil comemora-se o dia das mães no segundo domingo de maio.Este ano tive a felicidade de comemorar meu aniversário no mesmo dia das mães de Portugal.Fico muito feliz em saber que você conseguiu estar com sua mãe este ano.Felicidades minha querida.Beijos no seu coração.

    ResponderEliminar
  48. Cat querida, esse pão de ló deve ser delicioso, ainda mais sendo receita de mãe.
    Amiga, aproveita muito, muito, mas muito mesmo o carinho da tua mãe.
    Bjsssssssss miga linda e bjssss especiais p/ essa mãe maravilhosa.
    Como eu sei que ela é maravilhosa?
    Pq ela é tua mãe amiga KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderEliminar
  49. Que manera más buena de celebrar el día de la madre, es verdad que solo tenemos una y que se quiere con locura. El bollo lo probaré a hacer debía de estar espectacular.
    Besicos

    ResponderEliminar
  50. oi minha linda como vai? boa semana ok bjinhos

    ResponderEliminar
  51. Catarina querida,
    saudades de vc! Tudo bem por aí? Espero que
    sim!
    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  52. Ai que lindo pão-de-ló e que post mais lindo ainda!!! Fiquei feliz por ti!
    Beijinhos, bom serão!
    Madalena

    ResponderEliminar
  53. Olá, Catarina!
    Que lindo que ficou este teu bolinho! E ainda bem que deu o partilhares com a tua mãe... neste dia é sempre importante a presença das nossas pessoas especiais, não é?!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  54. Ficou lindo! a forma é linda linda!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas