sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bundt cake de laranja e mirtilos (ou será o Bundt Hulk?) e uma entrevista...

Desde que a moda dos Bundts pegou que tenho pesquisado diversas receitas para usar a forma que comprei para esse efeito.
Desta vez lembrei-me que tinha mirtilos congelados e vai daí procurei a receita certa para os gastar.
Encontrei uma no Cozinha Colectiva do Richie que me agradou mas devido à falta de alguns ingredientes tive que a adaptar. Deixo-vos a minha versão á qual a minha sobrinha M. decidiu chamar Bundt Hulk porque o interior dele ficou verde (?) ao contrário do que era esperado... mas o sabor esse estava tão divinal que o bolo não resistiu mais do que umas horas...

                            

Ingredientes:

2+1/2 cup de farinha (=375gr)  + 2 colheres de sopa para os mirtilos
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1+1/2 cup de açúcar (= 375 gr) 
Raspa e sumo de 1 laranja
1 cup de manteiga (=200 gr) à temperatura ambiente
3 ovos
180 gr de iogurte grego natural não açucarado
350 gr de mirtilos congelados


Preparação:

Ligue o forno a 180º e unte e polvilhe a forma de Bundt (ou outra com chaminé).
Numa taça bata a manteiga com o açúcar até fazer espuma. 
Vá adicionando os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
De seguida junte a raspa e o sumo da laranja e continue a bater.
Adicione a farinha peneirada com o fermento, sal e bicarbonato e alterne com o iogurte, envolvendo sem bater.
Junte por fim os mirtilos (que devem ir polvilhados com farinha) envolvendo de novo.
Despeje a massa na forma e leve ao forno cerca de 50 minutos ou fazendo o teste do palito este deve sair seco.
Quando estiver cozido, deve (e segundo as instruções da Mama Mena) deixa-lo 10 minutos dentro da forma mal o retire do forno e só então desenforma-lo e embrulha-lo em película aderente ou colocá-lo dentro de um saco plástico, deixando arrefecer assim.
Depois de frio decore a gosto (usei açúcar em pó).



Bom apetite!


Aproveito para dizer a quem não viu que ontem fui a convidada da Margarida da sua rubrica Na Cozinha com.. do Tachos vs Panelas.
Minha querida foi um prazer estar na tua cozinha e apresentar um dos pratos que aprendi a fazer e mais sucesso tem cá por casa!
Para verem a receita basta irem aqui, aproveitem e conheçam esta menina fantástica!
Deixo-vos apenas uma foto para aguçar o apetite....

                    


36 comentários:

  1. Olá Catarina,

    quero uma fatia para tomar com um copo de leite agora ao pequeno almoço.
    Tem um aspeto divinal ficou mesmo muito lindo.
    pois para desaparecer tão rápido esta maravilha é porque é mesmo muito bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e com mirtilos eu ia adorar.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bundt tão bonito! Eu adoro mirtilos, aliás a maior parte dos frutos silvestres :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  4. Essa massinha tem um aspecto fantastico!!
    E olha nao te ponhas a pesquisar Bundt's. porque vai acabar como eu!! Com listas enormes de receitas para experimentar!!! Quando passeio na procura de bundt's, tem que ser com um olho aberto e outro fechado!!!
    Mas agora para o teu, vi com os olhos bem abertos! Li com atençao o que dizias, e nao vejo o porque que tenha ficado verde! E olha, acabaste de reinventar uma receita do Richie!! E se a familia gostou, é bom sinal!!!
    Já mandavas uma fatia pro meu cafezinho, oh rosinha do cairo!!
    :)) Bom fim de semana e um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina,
    O teu bund ficou lindo e "verde"?!?
    Ok, lá original é e o sabor com os mirtilos deve ser maravilhoso.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  6. Catarina, ficou verde e deve estar delicioso.
    Lá venho eu na esperança de ainda haver uma fatia...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Essa textura está bem ao meu gosto... mesmo verde! ;)
    Tenho de experimentar os Bundt, mas ainda não consegui encontrar a forma do dito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Um bolo delicioso e verde tanto melhor, é sempre bom variar um bocadinho. Quando fiz um, desapareceu num instante, devia ser pela curiosidade. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá, adorei o aspeto do Bundt, comprei uma forma no outro dia, mas ainda não experimentei. Acho a forma linda, linda.
    Concordo com a Maria João, que textura deliciosa :)
    Eu gosto muito do ator, Mark Ruffalo, que assume o Hulk nos "Vingadores".

    ResponderEliminar
  10. Que engraçado, está mesmo verde!! Deve ter sido porque a massa ficou meia amarelada e se misturou com algum do sumo de mirtilos que saiu e que é azulado! 
    Assim a olhar quase diria que era um bundt de um legume qualquer, mas afinal é um bundt super herói e acho que era bem provável que cá em casa se tornassem fãs! :D Verde ou não, está perfeitinho e com uma textura incrível, de um bundt feito como deve ser (nao que eu já tenha feito, mas pelo que tenho visto).

    Como disse à Margarida, adorei a entrevista, foi muito divertida!
    Um beijinho grande e bom fim de semana, Kinhas!

    Aida

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo o teu bundt! Tenho que arranjar uma forma dessas :)
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Minha querida amiga, o teu bundt ficou lindo lindo e deve ser uma autentica delicia :) A massinha ficou um arraso, fiquei com água na boca, quero a receita :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  13. Catarina antes de falar do teu bundt vou dizer te que para mim foi um enorme prazer ter te no meu cantinho... poder conhecer te um pouco mais e brincar um poico mais ctg tb...

    Quanto aos bundt... pois eu ate ja salgados fiz eheheh...

    Adoro... e o teu mesmo verde ficou um espanto....

    Obrigado por teres entrado na mimha vida e por fazeres parte dela...

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Que lindo bundt, o aspecto ficou ótimo mesmo verde!
    Bjos

    ResponderEliminar
  15. O teu bolinho se estivesse aqui em minha casa também desaparecia rapidinho, ficou lindo e guloso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Hola!!! Es verdad que se ha puesto mucho de moda hacer los bundt cake y el tuyo tiene un aspecto inmejorable, bsssss.

    ResponderEliminar
  17. Esse bundt virou febre nos blogs, quero muito provar vejo um mais lindo que o outro, o seu com mirtilo q é uma frutinha que amo, me deixou com mais agua na boca ainda.
    Beijos, bom final de semana

    ResponderEliminar
  18. Ficou muito bem esse teu bolinho, a mim, agrada-me...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Bem, ficou lindo mesmo!! Super apetitoso :)
    Adoro estes bolinhos simples!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Catarina!
    Que lindo bolo... e feito com laranja e mirtilos hummm... fica delicioso!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  21. Olá Catarina:)

    Tenho mesmo de experimentar o bundt cake, ultimamente não se escreve outra coisa e é cada um melhor que o outro. Adorei o teu!

    E adorei também a massinha para a entrevista da Margarida. Que delícia:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Catarina, já li a entrevista e gostei muito de te conhecer mais um bocadinho! :)

    Este bolinho era ideal para o meu lanche!!

    Beijinhos e bom fim de semana!
    Mafalda

    ResponderEliminar
  23. ficou um bolo mt bonito gostei mt tb vi a tua entrevista os meus parabens bjs bfs

    ResponderEliminar
  24. Que bolinho delicioso, adoro os ingredientes ;) Muitos Parabéns pela entrevista;) beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Mais uma menina do Bundt :) tem um aspeto lindo :)

    A tua visita à cozinha da Margarida, foi linda :) gostei (aplausos) :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Querida Kinhas discúlpame por no haber pasado antes por aquí, pero he tenido una semana muy liada y con muy poco tiempo.
    Esplendido el bundt y muy ingeniosa tu sobrina para bautizarlo.
    Iré a visitar a Margarida, que lo mismo que a ti hace tiempo que no visito, y de paso veré tu entrevista y tu receta que parece muy rica.
    Un beso y buen fin de semana

    ResponderEliminar
  27. Querida Catarina: então também já te rendeste à moda dos bundts e que lindo ficou. Verde??? E como conseguiste tal proeza??? Aposto que os meus filhos iam adorar.
    Parabéns pela tua entrevista no blog da Margarida. Gostei muito e também da receita que apresentaste.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  28. Vim desejar um Bom Fim de Semana e me deparo com esta Delicia ‘8)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Olá querida. Tudo bem por aí?

    Hummmmmm amei tudo!!!

    Beijos e que Deus te faça muito feliz.

    Feliz final de semana.

    ResponderEliminar
  30. Esse bolinho deve de estar bem delicioso...
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  31. Minha linda fiquei curiosa... Porquê a cor verde???? Seja como for, adorei o aspecto. Mais um para a lista... Ainda nao consegui fazer, com muita pena minha, nenhum bundt cake... :-?

    ResponderEliminar
  32. Gostei muito de ler a entrevista: parabéns!

    ResponderEliminar
  33. Querida,

    Que lindo ficou, adoro mirtilos e todas as sobremesas que os conténham são de minha eleição ! :)

    Fantástico, as receitas do Ritchie mesmo adaptadas são excelentes !

    Adorei a tua entrevista, amiga, tanto tu como a Margarida estão de parabéns ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  34. Kinhas que bolo incrível!
    Esta mesmo perfeito!
    Quero uma forma dessas...querooooo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Hahaha! Bundt Hulk! :D Está bem visto!
    Está irresistível na mesma, Kinhas!
    Ah, e gostei muito da entrevista! Parabéns a ti e à Margarida!
    Um grande beijinho, minha querida,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas