quinta-feira, 11 de abril de 2013

Uma fatia de bolo para mim, uma fatia de bolo para ti...

Para a M. eu sou a "pinha" (prima) ou algo assim do género. Com os seus 2 anos e meio e sorriso maroto sabe que sempre que vou de visita lá a casa levo-lhe um mimo. 
Mimo esse que passa por ser um bolo com o qual esta piolha de palmo e meio se possa lambuzar e dizer: "eu goto do bolho da pinha". Para mim não há melhor crítica que o sorriso sincero de uma criança e as palavras que ela profere após degustar um simples Bolo de chocolate com cobertura de chocolate branco.

Ingredientes:
(Adaptado do livro It's Tea Time)

Bolo
100 gr de chocolate preto de culinária
125 gr de manteiga à temperatura ambiente
170 gr de açúcar
2 ovos
170 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de cacau em pó
70 ml de leite

Cobertura e decoração
2 tabeletes de chocolate branco culinária (180 gr cada uma)
250 ml de natas (200+50)
100 gr de chocolate de preto culinária
Morangos e fisális q.b.


Preparação:

Ligue o forno a 180º e unte uma forma redonda com 20cm  de diâmetro e cubra com papel vegetal.
Derreta o chocolate com a manteiga e deixe arrefecer um pouco.
Bata o açúcar com as gemas até fazer espuma e adicione o chocolate-manteiga derretidos continuando a bater.
Adicione a farinha peneirada com o fermento e o cacau alternando com o leite e as claras batidas em castelo, envolvendo sem bater.
Colocar esta mistura na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos.
Entretanto prepare a cobertura.
Numa caçarola, leve a derreter o chocolate branco com 200 ml de natas. Deixe apenas derreter e não ferver. Deixe arrefecer cerca de 15-20 minutos. Proceda do mesmo modo com o chocolate preto (100 gr de chocolate + 50 ml de natas), deixando este arrefecer um pouco menos de tempo.
Quando o bolo estiver frio cubra-o com o chocolate branco e decore com os morangos e fisális que "molhou" apenas metade da fruta no chocolate preto, deixando-os secar antes de decorar o bolo.
Leve ao frio e sirva fresco.

Bom apetite!


Agora que leram a receita, quero fazer aqui um agradecimento à família Cooking World, da qual faço parte à pouco tempo, mas que me receberam de braços abertos e na qual vejo um espírito de entreajuda como não é normal ver nos dias de hoje. Sem a vossa ajuda as minhas fotos continuavam a ser um desastre e continuava a ser uma ignorante em termos de fotografia de comida. Esta publicação é a primeira que faço com as técnicas que vocês me ensinaram e é dedicada a esta, cada vez maior, família. Aos poucos vou melhorando, isto é só o início :)

47 comentários:

  1. Que lindo, os morangos ficaram tão fofinhos!
    Beijo grande
    Raquelita

    ResponderEliminar
  2. Ai que bolo tão lindo para a pequenina!! Adorei a combinação da massa de chocolate com a cobertura de chocolate branco, que delícia :) Os morangos ficaram fantásticos!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!!
    Que bolo lindo e delicioso! Prontinho para fazer as delicias de qualquer um!
    E as fotos... perfeitas! ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Pode ser sim uma fatia para mim, pois o aspecto dele é bem guloso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Tu ainda não deves saber, mas sou com a Isabel Fernandes. Não posso ver um bolo de chocolate e fico logo a babar!
    Está lindo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia querida,

    Ai que delicioso esse bolinho, com cobertura de chocolate branco mais gostei. vou levar a receita sim?

    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. E ela está certa, pois este bolo está lindo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. O bolo está lindo e a foto conseguiu valorizá-lo ainda mais! Adoraria receber umas dicas de fotografia para fazer fotos tão lindas quanto esta tua!
    Beijos e parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Que espetáculo, passando para desejar um dia abençoado!

    ResponderEliminar
  10. É verdade as crianças são os melhores e mais sinceros críticos, este bolo está lindo e com os dois chocolates o sabor deve estar fabuloso, amei, bjs !!!

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de bolinho fizeste, como é que a tua prima não havia de gostar :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  12. Esta última fatia partiu-me toda Kinhas. Vê-se o interior com o creme de chocolate branco por cima....meu deus! Sabes como eu me rendo ao chocolate não é?

    Mas queria frisar também que aquela foto do meio está mesmo à profissional. E pronto, o assunto do momento é isto das fotos :D

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  13. Uauuuu, ficou encantador!
    Um dia chegarei neste nível :D
    Que maravilha!
    Também gostaria de ganhar um mimo assim...rsrs
    Beijãoo

    ResponderEliminar
  14. Que bolo lindo Catarina!
    Fala-se em chocolate e é só sorrisos :)
    A cobertura perfeita. beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Que bolo maravilhoso, ainda há uma fatia para mim?

    ResponderEliminar
  16. Que prima de sorte, um bolinho destes... bem bonito.
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Catarina querida, ficou lindo e delicioso, e com um sorriso e um elogio fica melhor ainda.Quero uma fatia, fiquei com vontade, eu também goto do bolo da punha, rsrs.Beijos no seu coração.

    ResponderEliminar
  18. Querida Catarina estou em divida contigo. Tenho estado sem net. Mudei de casa e só ontem é que me fizeram a instalação. Tenho estado de castigo. eheheh
    Estou de volta e já vi que perdi muitas tentações. Passarei outro dia com mais calma.
    Este teu bolinho ficou lindo e de certeza delicioso. Como tudo o que fazes. ;)

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  19. Onde está a minha fatia? Kinhas cada vez gosto mais de ti!!!
    E do que eu gostei desta vez, foi mesmo destas tuas fotos que nos apresentas com tanto orgulho!! Como referi no grupo, com boas ou más fotos, acabamos por colocar a nossa marca em cada coisinha que fazemos!! E acabas de começar a saga!! Adorei tudinho, tudinho!!!
    Um beijinho
    Mena.

    ResponderEliminar
  20. Ficou lindo! Ainda bem que uma fatia era para mim :)

    ResponderEliminar
  21. Esse bolo já o tinha cobiçado tanto...
    Ficou perfeito e as fotos ainda aguçam mais o apetite.
    Tambem ja aprendi umas coisinhas la no grupo acerca das fotos.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. OI QUERIDA AMIGA
    Somente esta fatia de bolo para me alegrar o meu dia rsrsrs bem fraquinha eu.Passando para te informar que estou com uma gripe.Meu corpo todo doí Assim que eu melhorar eu volto. Peço mil desculpas pelo meu sumiço.Um bj
    Ana
    P.S ELA ME DERRUBOU LITERALMENTE MEU CORPO SÓ QUE FICAR DEITADO.

    ResponderEliminar
  23. Ohhhh Minha querida CAtarina, que bolo maravilhoso que tu nos apresentas aqui... olha adorei e a tua prima deve ter adorado ao maximo.... Ainda ha uma fatia para mim???

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  24. Olá querida amiga, o teu blog ficou tão lindo! O teu bolinho está mesmo a pedi-las com os dois chocolates :D e com essa cobertura maravilhosa e tentadora. Adorei!
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  25. Querida Kinhas: de "simples" ele não tem nada! Está sofisticado,lindamente decorado e aquela fatia (marota) vai ficar guardada no meu subconsciente durante muiiiiito tempo :)
    Bjns
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. humm chocolate hum adoro ele esta super bonito e essa fatia esta bem gulosa uiui bjs

    ResponderEliminar
  27. Querida Catarina,
    seu bolo ficou maravilhoso!
    Ficou lindo por dentro e por fora!

    Beijos, sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  28. Esse bolinho está mesmo guloso, não sou eu é ele :) tirando os morangos e marchava que era um mimo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. O bolo está espectacular e bem guloso

    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Eu também gosto (muito) do bolo da Pinha. :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  31. Catarina!!

    Eu também não pude passar por aqui ontem rs

    Mas aqui estou, amiga.

    Brigadin e feliz sexta feira.
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Hummmm que tentação maravilhosa..
    Adorei..
    Essa fatia aí bem que podia cair por aqui agora mesmo..
    Beijokas no coração viu?

    ResponderEliminar
  33. Realmente não tem como não babar.....adoro essas gostosuras! Beijinhos querida!

    ResponderEliminar
  34. Este bolo ficou bem bonito, com uma apresentação bem primaveril :)

    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  35. Pessoal
    Ajudem comprando qualquer item da promoção da lojinha para ajudar nas despesas dos animais resgatados que aguardam adoção em lar temporário
    http://adoteumfocinhocarente.blogspot.com.br/2013/04/mais-coisinhas-novas-na-lojinha-itens.html


    ou comprando qualquer numero da rifa
    http://adoteumfocinhocarenterifas.blogspot.com.br/

    Por favor, ajudem na divulgação. Quem sabe aquele amigo que vc nem sabia quer adotar um animalzinho??
    WWW.adoteumfocinhocarente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Desde luego pocos premios habrá tan satisfactorios como la sonrisa de un niño y su agradecimiento...pero pienso que tu pastel de chocolate también tiene algo que ver, ha quedado con un delicioso aspecto.
    Un beso y buen finde

    ResponderEliminar
  37. Miga linda, cadê você?

    Saudades.........

    Meu tempo está apertado e não consigo desatar, mas ainda chego lá kkkkkkkkkk
    Bolo mais lindo heim?
    Bjsssssss amiga e um FDS super abençoado.

    ResponderEliminar
  38. Que bolinho bom, Catarina :)

    Adorei a cobertura de chocolate branco!!

    ResponderEliminar
  39. Huuummm! Que aspecto delicioso! Adoro coberturas com chocolate branco!

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Que bolo lindo e delicioso amiga.
    Há lá cumprimento melhor que o sorriso e a alegria de uma criança? É a melhor recompensa, sem dúvida!
    Beijinhos amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas