domingo, 7 de abril de 2013

Sonhos de baunilha à la Gunnebo

Apetecia-me bolachas e quando me apetece alguma coisa eu tenho mesmo de fazer e tem de ser na hora senão dá-me uma coisinha má ;)
Fui à estante pesquisar os livros e num do Ikea (sim eles não vendem só móveis e artigos para a casa) encontrei estas doçuras que adaptei por me faltar um dos ingredientes.
Posso dizer-vos que é o segundo livro que compro lá e para já não estou desapontada com os resultados obtidos.
Pena que de 55 bolachinhas, só provei 5 pois as restantes foram para acalmar a gula e satisfazer a curiosidade, acerca dos meus cozinhados, dos colegas de curso do mais que tudo...


Ingredientes:

50 gr de manteiga à temperatura ambiente
50 ml de óleo vegetal
125 gr de açúcar
130 gr de farinha
1 colher de chá de açúcar baunilhado (coloquei 1 pacote com 13 gr)
1/2 colher de chá de sal (coloquei uma pitada)
1 raminho de hortelã (não tinha e substitui por 1/2 colher de chá de cardomomo moído e 1/2 colher de chá de gengibre moído)
1 ovo (adicionei eu)




















































Preparação:

Ligue o forno a 150º.
Numa taça bata a manteiga, o óleo e o açúcar com a batedeira até fazer espuma.
Adicione a farinha, o sal e o açúcar baunilhado e continue a bater.
E nesta parte de que se deve colocar a hortelã finamente picada mas que eu substitui pelo cardamomo e pelo gengibre.
Como a massa estava impossível de se trabalhar à mão, adicionei um ovo e bati mais um pouco, tornando a massa maleável.
Com as mãos formei bolinhas pequeninas (do tamanho de maltesers) e dispus no tabuleiro forrado com papel vegetal separadas entre elas pois crescem um pouco.
Leve ao forno por 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e coloque em caixinhas.


Bom apetite!

Adaptado de: Fika by IKEA

33 comentários:

  1. Ando cheia de vontade de bolachinhas...mas como tenho que ir para fora uns dias, só lá para meio da semana!
    Adorei essa receita, parecem bem gulosas :)
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Dá-te uma coisinha má? Oh Kinhas tu não faças isso!! E olha já me fartei de rir so por causa disso!! E mais ainda, com o facto de quase nao ter ficado com nenhuma bolacha!! Tinhas ficado com mais, e se não, da proxima vez poes o teu namorido a fazer!!
    Escusado será dizer que as bolachas são o meu ponto fraco!! E com baunilha... Hummm... Gostei das alterações que fizeste à hortela!!
    Agora eu estou aqui pra fazer a troca, Bundt por bolachas! Como é???
    Beijinhos grandes
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. Também sou assim,amiga. Quando se me mete uma ideia na cabeça ( digo receita),não há nada a fazer a não ser ir para o fogão ;) Belas bolachinhas e gostei da substituição que fizeste. Devem ter ficado muito boas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. guardei a receita porque cá em casa tem de haver sempre bolachinhas na lata, senão o meu mais que tudo é que tem uma coisinha má...

    ResponderEliminar
  5. Aposto que foram devoradas num minuto, Catarina!:) Bolachinhas caseiras, não há melhor, hmm!

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  6. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Esta caixinha será para mim :)???? Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Bem apetitosas que elas estão, quase não lhe tomavas o gosto, Catarina.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Estão com uma ar tão, mas tão apetitoso, que é uma pena já terem acabado :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Petiscava agora umas, enquanto estou frente ao PC...
    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Olá amiguinha !
    Eu também sou como tu se me apetece tenho mesmo de fazer !!!
    Adorei a receita das bolachinhas !
    Muitos beijinhos e uma boa semana !

    ResponderEliminar
  11. E fizeste muito bem :) eu adorei estas bolachinhas e parece que aí em casa ficaram mais que aprovadas.
    A substituição da hortelã foi fantástica.
    Bjns e boa semana
    isabel

    ResponderEliminar
  12. Ficaram com óptimo aspecto. :)
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  13. bem acho que somos iguais hehe eu tb sou assim depois é so meter mao a obra adorei elas estao super ja levo uma para o meu café hehe adorei bjs bd

    ResponderEliminar
  14. São muito deliciosas.... e ficaram lindas! Beijinhos e uma semana abençoada!

    ResponderEliminar
  15. Ficaram lindas! Com certeza toda a gente provou e aprovou!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Devem ter ficado deliciosas!
    Nada como os bolinhos feitos em casa.

    Boa noite|

    ResponderEliminar
  17. Hummmm que delícia minha linda..
    Com uma xícara de café fresquinho cairia super bem agora..
    Um super beijo no seu coração viu?

    ResponderEliminar
  18. Ultimamente estou tão bolacheira :D
    Adorei sua receita.
    Beijão e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  19. Adorei estas bolachinhas, que coisa boa!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Catarina, estão tão bonitas!!! Os colegas do teu marido é que são uns sortudos ;)
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  21. Deliciosos, gostei muito, uma receita bem simples.
    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Olha querida Catarina, mas ficaram bem lindas as tuas bolachinhas... e um sucesso pelo que contas, também não admira, com cardamomo e gengibre... gosto tanto dessas especiarias ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Por acaso só este mês é que vi um livro de culinária no Ikea!! Não fazia ideia que tinham livros com receitas :)

    Gostei tanto destas bolachas!!

    ResponderEliminar
  24. Que beleza! Passando para desejar uma semana abençoada!

    ResponderEliminar
  25. maravilha amiga ameiiiii mas que dleici adoro tudo que leva baunilha acho ela perfeita e o seu biscoitinho esta maravilhso mesmo bjinhos doces

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro bolachinhas, só não tenho paciência pra faze-las, com mta pena minha!!!
    Estão mesmo apetitosas :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Só tenho pena de não estar por ai perto quando te dão esses ataques...era sinal que também provava dessas bolachinhas :)

    ResponderEliminar
  28. Sou louca por bolachinhas e me deixastes com vontade agora, pena que já acabou senão iria aí provas dessas gostosuras.
    bom início de semana querida, bjs !!!

    ResponderEliminar
  29. Gosto tanto de fazer bolachinhas e estas parecem ser bem saborosas!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  30. Amiga, que delicia de bolachinhas, pena que meu tempo é curto e não consigo fazê-las.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  31. que linda e deliciosas bolachinhas.....venha cafe meu companheiro de todas as horas.....VAMOS COMER...=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Querida Kinhas,
    Pois quando apetece bolachas, há que fazer bolachas, é pena é só teres tido direito a 5 delas, mas olha, pelo menos, foram menos calorias ingeridas, eheheh...
    Gostei muito da substituição que fizeste, pois devem ter ficado fabulosas com as especiarias utilizadas.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas