sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pudim das 3 tigelas

Este pudim é um clássico, acho eu! Não creio que haja muitas pessoas que não o conheçam mas quando me iniciei nas lides culinárias esta foi das primeiras receitas que me deram para testar.. Como as pessoas me diziam: "Catarina, não há mais fácil que isto, por isso tu também és capaz!". Ora eu menina com os meus 18 anos pensava para com os meus botões: "o que vocês querem é meter-me na cozinha!, mas estão bem enganados". Não sei quanto tempo, anos mesmo, estive com esta receita escrita no meu caderninho. Até que um dia e já com o gosto entranhado nas veias decidi fazer o pudim e é o que eu tenho feito sempre até agora.
Já vi muitos e belos pudins pela blogoesfera, em revistas e livros, mas não há amor como o primeiro e para já este ainda não arranjou substituto cá por casa...


Ingredientes:

1 tigela de ovos (7-9 ovos)
1 tigela de leite
1 tigela de açúcar
1 colher de sobremesa de maisena
2 cascas de limão
1 pau de canela
1 cálice de vinho do Porto (opcional)
caramelo para a forma


Preparação:

Numa taça coloque os ovos, o leite, o açúcar e a maisena e com a varinha mágica misture tudo muito bem.
Unte com caramelo uma forma de pudim com tampa e coloque a mistura.
Por cima coloque o pau de canela e as cascas de limão. Se quiser colocar vinho do Porto, deverá juntá-lo aquando da mistura do leite-açúcar-ovos.
Leve a cozer na panela de pressão na qual colocou água por cerca de 30 minutos (depois do respiro saltar) ou então no forno num tabuleiro com água cerca de 1 hora.
Passado este tempo, faça o teste do palito.
Retire, deixe arrefecer e desenforme frio.
Sirva bem fresco.
Decorei com fisális.

Bom apetite!

45 comentários:

  1. Esse é o meu pudim preferido! Mas n conhecia com farinha. Fica hiper-delicioso. O teu ficou fantástico.

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. É sem duvida um clássico, mas super saboroso, e fica sempre bem em qualquer situação, adorei a apresentação:) As tuas fotos estão a ficar todas "pipis" hehehehe

    Beijoca querida,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. As receitas antigas são as melhores!! Nunca falham! É muito parecida ao da minha mãe, e só por causa disso sei que esta absolutamente maravilhoso!!!
    E agora aqui entre nós, quem provoca a quem? Humm?
    Já vi que andaste a praticar as fotos Kinhas e isso é muito bom sinal!!
    Adorei, adorei.... Agora já sabes, metes num tupper e mandas pra minha Siberia, sim???
    Um beijinho triplicado,
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. Realmente e com esse aspeto eu não procurava mais nenhum que maravilha, bolas quero um fatia :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que lindo pudim!
    Como gostaria de uma fatia agora...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Que pudim fantástico, fica com uma óptima consistência! Gostei muito :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  7. Ficou maravilhoso, já roubava uma fatia

    ResponderEliminar
  8. Ficou maravilhoso o pudim! Das minhas sobremesas favoritas! ADORO! Fiquei com tanta vontade de meter a colher aí...mesmo! :D

    Bom fim de semana!*

    ResponderEliminar
  9. Ficou muito prefeitinho e bem enfeitado :)
    Este pudim é realmente um clássico e fica muito bom.
    A medida de tigelas era a que se usava antigamente, tenho várias receitas assim no caderninho da minha mãe :)
    Também costumo fazer, mas sem a maisena.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Adoro esse pudim...e ainda por cima não comi sobremesa :)
    Que delicia!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  11. Los mayores son sabios Kinhas, sabían antes que tu que caerías rendida en los encantos de la cocina ¡mírate! Un pudin delicioso y con unas fotografías muy sugerentes.
    Un beso y buen finde

    ResponderEliminar
  12. Andas a aprimorar as tuas fotografias :)
    Por acaso também parece o que fazem cá em casa. Eu não aprecio muito pudim, mas o teu parece-me alto, perfeitinho e douradinho.

    Embora se chama 3 tigelas, é tipo pudim de ovos não é?

    Bom fim de semana Kinhas! :)

    ResponderEliminar
  13. Uiiiiiiiiiii que pudim maravilhoso minha querida, Catarina, pronto... tenho mesmo de fazer um pudim esse final de semana... tem de ser!!! Ficou com aspeto bem guloso!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Tambem uso essa receita mas corto um pouco no açucar.
    Fica excelente.
    Bom fim semana
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Boa noite! Por acaso não conhecia esta receita, mas parece simples e deliciosa!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  16. Adoro pudins e achei o teu uma delicia.
    Também costumo fazer que a medida é um copo,fica tão bom-
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Ummmmmmmmm delicioso¡¡¡ los pudins me gustan todos y este no podia ser menos, besos

    ResponderEliminar
  18. Toda a gente conhece esta receita menos eu...lol

    Mas já vou levar a receita comigo pra testar.

    Beijinhos,

    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Pois eu não conhecia essa técnica das tigelas! Vou levar a receita!

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha de pudim, está fantástico!

    ResponderEliminar
  21. Muito bom mesmo! Parece a receita de Caçarola Italiana, é assim.... essa delícia! Beijinhos miga e um abençoado final de semana.

    ResponderEliminar
  22. Está lindíssimo. Não conhecia esta receita e levo-a para experimentar também. Obrigada.
    beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  23. Bem simples mesmo, adorei esta receita.
    Aqui em casa quem os faz é a mãe e é tão bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Molhadinho esse pudim, parece muito gostoso.
    Bjs
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  26. Que pudim cremoso, ótima cor, aspecto, hummm...está uma delícia e já vou levando um pedaço bem dos grandes e tbm a receita!
    Bjosss e bom fds pra vc.

    ResponderEliminar
  27. rsrsrsrs Gostei da parte: "o que vocês querem é meter-me na cozinha! Parece que elas conseguiram e ainda bem, senão não víamos estas iguarias tentadoras.

    ResponderEliminar
  28. Bom dia amiga Catarina!

    Obrigada...desejo-lhe um ótimo final de semana.

    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Ótima sobremesa para o final de semana, passando para desejar um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  30. Eu não conhecia, mas parece bem guloso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  31. Que guloso que ficou, e tem um nome engraçado.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  32. Ficou excelente o teu pudim :)
    Curiosamente faço parecido mas utilizo uma caneca como medida lol
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  33. Ficou bem guloso e a apresentação está fantástica!
    Não conhecia esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Oi Catarina, eu entrei na cozinha um pouco mais cedo e não foi porque me deram receitas não, é porque eu mesma tinha que satisfazer minhas próprias vontades.Com isso desenvolvi um amor pela arte.Realmente nosso primeiro prato nunca esquecemos.Me lembro de um bolo de laranja que foi o meu primeiro ficou divino, mas nunca mais consegui fazer outro igual.Seu pudim tem motivos de não ser subistituido por outro, com vinho do porto e com essa aparência deve ser delicioso.
    Fiquei com vontade.Beijos minha amiga, tenha um excelente final de semana.

    ResponderEliminar
  35. Querida Catarina,
    seu pudim ficou maravilhoso, apresentação 5* tudo
    perfeito!

    Beijinhos, bom fds!

    ResponderEliminar
  36. Adoro pudins e assim, este teu não me vai escapar. Gostei mesmo muito.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  37. Adoro este tipo de pudim. E sempre com muito molho de caramelo! :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  38. humm adoro pudim o teu ficou 5* como eu gosto humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  39. Cat querida, pelo carinho como descreveu o pudim e pelos ingredientes da receita, deve ser mesmo muito delicioso.

    Cat,já ri muito de vc procurando a farinha na receita do bolo KKKKKKKKKKKKKKKK

    Bjssssssssssss miga linda.

    ResponderEliminar
  40. Catarina,
    O teu pudim parece-me bem delicioso, com tanto caramelo....hummm
    Bjkas

    ResponderEliminar
  41. Amiga,

    Fizeste-me lembrar o bolo das colheres ! eh eh eh

    O teu pudim está com uma textura fantástica e com uma cor lindíssima, uma receita a reter sem dúvida ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. Olá Catarina,
    Adoro pudins e este é mesmo um clássico. Ficou lindo e bem fofinho.
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  43. Olá Catarina este pudim parece-me mesmo muito bem e ficou lindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Minha querida,
    Se este é o teu primeiro amor e continuas a ser-lhe fiel, vou ter de experimentá-lo, pois a mim também me agradou e muito!!
    O aspecto é dos Deuses amiga!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas