terça-feira, 23 de abril de 2013

Pimentos recheados e risotto alla grana padano

Já tinha visto em revistas, várias receitas de legumes recheados e andava desejosa de experimentar a ver como corria. Afinal parecia tão simples de elaborar (e logo eu que gosto de comidas práticas) que não podia adiar mais esta minha vontade.
Nas minhas compras semanais trouxe uns lindos pimentos amarelos como quem chama o Sol para fazer o petisco desse dia. Acompanhei com um delicioso risotto e o jantar estava servido em pouco mais de 40 minutos.


Ingredientes (para os pimentos)

2 pimentos amarelos grandes
400 gr de carne picada
1 cebola
1 fio de azeite
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
sal, alho em pó e pimenta q.b.
especiarias para carne q.b.
oregãos q.b.
queijo para gratinar q.b.

Preparação:
Pique a cebola e refogue-a no azeite até estar macia.
Junte a carne, o vinho, água (pouca) polpa de tomate, sal, alho, pimenta, louro e as especiarias para carne e deixe cozinhar em lume muito brando para não queimar cerca de 20 minutos. Caso seja necessário junte um pouco mais de água.
Findo este tempo, recheie os pimentos aos quais retirou as pevides e as partes brancas, polvilhe com o queijo e de seguida com os oregão e leve ao forno a gratinar a 220º até o queijo derreter e tostar um pouco.


Ingredientes (para o risotto)

350 gr de arroz arbóreo (para risotto)
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
1 cebola
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
queijo Grana Padano (uma boa quantidade dele, seja generoso)

Preparação:

Pique a cebola e refogue-a no azeite.
Quando estiver macia junte o arroz e mexa bem. Adicione o vinho e deixe evaporar.
Aos poucos vá adicionando o caldo de legumes deixando evaporar entre cada adição e mexendo de vez em quando (o risotto leva cerca de 20 minutos a ficar pronto). Na última adição de caldo, tempere com sal refinado e uma pitada de pimenta e junte o queijo para ficar bem cremoso.
Sirva de imediato.


Bom apetite!

40 comentários:

  1. Adoro pimento recheado, e os teus com esse risotto estão uma tentação...
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  2. hummm, que aspeto tão apetitoso têm estes pimentos recheados!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto desta tua proposta! Adoro pimentos e queijo e o risotto...Sei lá...Está um prato mesmo ao meu gosto! :D*

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro pimento e com esses então devem ter ficado uma verdadeira delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que tentação, adoro pimento.
    Devem ter ficado uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficaram super delicados e com uma deliciosa apresentação, eu adoro pimentões recheados, deliciosa sugestão amiga, bjs !!!

    ResponderEliminar
  7. Jà comia um pimento amiga ficaram bem apetitosos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Os legumes recheados são tão bons! Os teus pimentos devem ter ficado bem saborosos e com esse risotto foram a refeição perfeita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que sugestão tão deliciosa nos trazes hoje, minha querida ! :)
    Adorei, por acaso nunca me deu para rechear pimentos, mas quem sabe um destes dias não calha ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. PASSANDO PARA DESEJAR UM EXCELENTE DIA!

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina,
    Ficou com um aspeto bem apetitoso, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  12. Os pimentos estão com um aspecto delicioso e o risotto não fica atrás

    ResponderEliminar
  13. Adoro tudo o que seja legumes recheados!! O recheio é óptimo, o legume fica lindo e cheio de um maravilhoso queijo derretido por cima. Eu costumo comer o legume todo, mas no caso do pimento não fica muito forte, Kinhas? Para mim o pimento verde tem um sabor tã forte que afecta o sabor de tudo o resto,o vermelho já não é assim, mas nunca provei o amarelo. É igual?

    Eu nem precisava do risotto, comia legumes recheados todos os dias!! :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  14. Catarina querida,
    ainda não fiz nenhuma receita com pimentões recheados, essa ficou boa demais!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  15. Ficou uma refeição fantástica, andamos mesmo em sintonia ontem foi o doce, hoje mostras-me este pimentos recheados e o engraçado é que comprei no fim de semana para fazer esta semana ahahahahahahaha ficaram com um aspecto fantátisco e com esse risotto maravilhoso a acompanhar ficaram uma refeição que é um mimo :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Ja me complicaste a vida!!! Grana Padano?? É diferente do Parmeggiano?? É que eu nao aprecio este!!!
    Olha o que eu apreciei mesmo foram estes pimentinhos da cor do sol!! Tb estou como tu! Já vi umas quantas receitas e tb estou à espera de um dia com mais tempo para os experimentar!!!
    É um prato que da nas vistas!!! Fiquei coladinha aqui na receita!!!
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
  17. Catarina :)
    Eu de pimentos não sou grande fã e para meu desespero cá em casa tudo gosta (e eu não gosto do cheiro deles assados) :S
    Quanto ao risotto eu adoro adoro adoro (x1000)! E já não como há um tempo! Abriste-me a vontade de fazer risotto.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  18. Ummmmmmmmm me encantan los pimientos y esos tienen que estar deliciosos¡¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  19. Oi Cataruna, hummmm fiquei com fome.Ficaram lindos e apetitosos.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  20. Não aprecio pimentos mas gostei muito da sugestão!

    ResponderEliminar
  21. Un menú bien rico kinhas, soy una apasionada de los pimientos rellenos y me encanta el arroz...así que perfecto para mi gusto.
    Un beso bonita

    ResponderEliminar
  22. Depois das atribulaçoes de ontem ca estou eu a visitar as cozinhas queridas eheheheh!!


    Adoro pimento recheado e risotto, portanto menina Catarina da Proxima vez é favor mandar o convite para o jantar sim??? eu levo o vinho!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  23. Olá...
    Que excelente aspecto e sugestão ;).... Beijocas...


    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Olá amiguinha !
    Que bela refeição ! E das que nós gostamos, não é ?! Simples, facil e que fica uma delicia !
    Adorei !
    Muitos beijinhos !

    ResponderEliminar
  25. Adoro pimentos recheados e sou doida por Grana Padano por isso não havia melhor para mim, refeição perfeita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Que refeição apetitosa :)
    Pimentos e risotto é perfeito, casam bem. Eu adoro risotto, mas o meu marido não gosta muito.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Catarina, que sugestão linda!
    Gosto muito de pimentos e também de risotto.
    Combinação perfeita!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  28. Delicioso, adoro! Minha mãe fazia pimentões recheados quando eu era criança e para mim tem jeitinho de comfort food!
    Bjos

    ResponderEliminar
  29. Ficou 5 estrelas, parece-me muito bem.
    Bjos

    ResponderEliminar
  30. Ficaram maravilhosos!
    Que recheio delicioso!
    Beijoca!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  31. Os teus pimentos estão com um aspeto bem deliciosos, também já fiz e rechiei também com o arroz :-)

    Bjkas

    ResponderEliminar
  32. Olá Catarina:)

    Obrigada por visitares a Toca e ficares, gostei muito. Volta sempre!

    Aí está uma refeição que comia com satisfação:)
    Risotto ando para experimentar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Oh Catarina, ainda não era seguidora deste maravilhoso blog!!
    Mas agora já sou! :)

    Como eu adoro pimentos!!
    E recheados, ainda mais! :)

    Que pimentos apetitosos :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Catarina, que bela refeição... amo pimentão recheado, que delicia!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  35. Olá, Kinhas!
    Os pimentos e eu não nos costumamos dar muito bem, mas estes piscaram-me o olho, são especiais!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Que bom aspeto até se come a travessa :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  37. Para além do risotto - que belo aspecto - gostei mesmo muito da forma como da conjugação carne picada e pimento. Obrigada, porque vou aproveitar sem dúvida esta sugestão cá em casa.

    ResponderEliminar
  38. É realmente um comer muito reconfortante. Cá faz-se muitas vezes, adoramos!ficaram com um aspecto lindo!

    ResponderEliminar
  39. Adoro legumes recheados, fica tão bom e tão lindo no prato:) Com um risotto a acompanhar que maravilha. beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Eu faço muito. O maridinho adora! É uma refeição gourmet! ;)
    Ficou um pratinho perfeito!

    Beijinhos doces;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas