segunda-feira, 29 de abril de 2013

Caldo verde

Já mencionei antes que adoro ir ao supermercado turco. É como se estivesse a entrar num mini mercado em Portugal. Só portugueses a fazer as suas compras semanais lá, prateleiras e arcas congeladoras cheias de produtos nossos. Quando lá fui a última vez trouxe duas embalagens de caldo verde porque é uma das sopas que adoro e gosto de comer seja Inverno ou Verão. É também uma forma de matar as imensas saudades que sinto de casa, da comida da mãe e de tudo o que gosto. Não me imagino a voltar para Portugal, até porque tenho a perfeita noção que a situação do país não é a melhor e a bem da verdade sinto-me muito bem por cá. Mas quando as saudades batem mais forte são estas comidas que me reconfortam e me sossegam lágrimas teimosas que teimam em cair....
Com esta receita participo no passatempo do 6º aniversário do blogue Mais um sobre culinária da querida Hélia.


Ingredientes:

4 batatas
1 chouriço de carne
1,5 litros de água
250 gr de couve para caldo verde
1 fio de azeite
sal q.b.


Preparação:

Coloque as batatas, a água e o chouriço a cozer numa panela. Quando as batatas estiverem cozidas, retire o chouriço e rale-as com a varinha mágica.
Volte a colocar o chouriço sem a pele e cortado em rodelas.
Adicione as couves para caldo verde, o fio de azeite e tempere com o sal. Deixe cozinhar as couves e sirva quente.

Bom apetite!

52 comentários:

  1. Que bela forma de matar saudades da comida portuguesa! E é uma excelente participação...
    Hum...manda daí um pratinho!
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Adoro caldo verde, que delicia amiga.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  3. Querida Kinhas,
    Permite-me dizer que, embora perceba as tuas saudades, não gosto de caldo verde. Que sacrilégio pensarão as pessoas, ser transmontana e não gostar de caldo verde (até dá uma coisa má à minha avó :), mas não gosto!
    No entanto, não comentei só para dizer isto mas para dizer que noto um aprumo nas fotografias por parte de todas nós (eu bem que tento) e estou feliz por ver a tua evolução!

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  4. E agora que o frio voltou, como sabe bem!
    Excelente participação, boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Ai esta juventude.... Isto respondendo à nossa Aida!! Algum dia vais gostar de caldo verde!! Oh kinhas tu desculpa, ter metido o bedelho, mas é que está aqui mesmo em cima de mim, o comentario da nossa menina!!!
    Então mas ha alguem que nao goste de caldo verde?? Ai que infamia!!! Acredito que sim, mas olha tb nao sabem o que perdem!!
    Para mim podes começar com um pratinho, depois ja se verá!! Trouxe a broa para acompanhar!!!
    Olha pergunta la a esses turcos, se nao querem abrir uma loja aqui na Siberia!!!
    Um beijinho triplicado!!
    Mena.

    ResponderEliminar
  6. Ai um caldo verde, gosto tanto e nas noites de verão em que se decide fazer um jantar no jardim é sempre obrigatório.

    beijinhos,



    ResponderEliminar
  7. Catarina, também não teria vontade alguma de voltar, se estivesse aí... como entendo! Cada dia me arrependo mais de não ter saído há algum tempo, como planeei. Mas não o fiz e agora há que aguentar.

    Quanto ao caldo verde, também gosto muito, seja Verão ou Inverno. Sabe sempre bem. Ficou algum pratinho?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. ohh amiga também adoro sopinha assim e o pequeno também somos vidrador em verdes kkkk amei sua recetinha amiga bjinhos doces

    ResponderEliminar
  9. Excelente participação! Adoro! Sabe sempre tão bem!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  10. Bom dia amiga Catarina!!

    Beijos e uma semana recheada de vitórias..com chuvas de bençãos ,viu?

    ResponderEliminar
  11. Está com um ar bem apetitoso, o teu caldo verde, Catarina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olha Olha, caldo verde, ainda por cima o tempo arrefeceu, venha dai um pratinho :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Imagino que quando se está longe se sente imensa saudades destes pratos tão nossos :)
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  14. Belíssima participação, querida, com um prato bem luso, bem reconfortante, adoro caldo verde !!
    Sopinha tão boa, com as rodelas de chouriço...
    Oh yes ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Buenisimo Catarina, adoro vuestro caldo verde, y con el frio que hace hoy me sentaria de maravilla un platito caliente, besos

    ResponderEliminar
  16. Que delicioso caldinho! Já não faço há algum tempo e agora fiquei com saudades :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Ai......amiga que saudades!!!!! tu com este caldinho verde deste cabo de mim amiga!

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Que rico caldo verde e benditos turcos!!!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  19. Hummmm que rica sopinha :)) Adoro!!!
    Ficou linda e bem apetitosa ;)
    Beijinho doce e uma semana feliz!

    ResponderEliminar
  20. Nada melhor do que comidinha que lembra o tempero de mãe né, também gosto muito de clado verde mas prefiro apreciá-lo nos dias frios, bom início de semana amiga bjs !!!

    ResponderEliminar
  21. Olha Catarina este pratinho de caldo verde já marchava já!
    Adoro um caldinho verde, tanto quando acaba de ser feito como depois ao outro dia...sabe sempre bem. Mas para mim prefiro sem chouriço, aqui em casa todos gostam de lhe meter umas rodelas de chouriço, mas eu não!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  22. Querida amiguinha: penso que não há nada mais português do que o nosso caldo verde e para matar as saudades então...está perfeito.
    Bjns
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. há tanto tempo que não como caldo verde...saudades!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  24. O caldo verde é daquelas sopas que enche a barriga e o coração :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  25. Caldo verde é uma das minhas sopas preferidas também! Esta ficou bem saborosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Olá...
    Que excelente aspecto :).... Mas não aprecio nada esta sopa :(.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. hummmmmmmmmmmmmmmmmm minha querida... adoro caldo verde,,, e o teu esta uma verdadeira delicia!!!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  28. Adoro caldo verde, tenho saudades de comer, o teu ficou mesmo a chamar por mim, quero uma tigelinha para mim sff :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  29. É a minha sopinha preferida, a tua esta perfeita.
    Já jantei mas ainda comia um prato desse caldo verde.
    bjs

    ResponderEliminar
  30. Un caldo muy sano y que seguro con lo sopera que soy me lo pongo.Te sigo desde hoy y besos
    http://doris-miscosillas.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  31. Querida Catarina,
    um prato aquecedor e saboroso assim não dá
    pra dispensar que delícia!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  32. Adoro amiga esse caldinho! Aqui faço e engrosso com aipim, o seu está assim uma delícia. Agora aqui entramos no período de chuva e esse caldinho caia muito bem...... mas hoje é meu dia de folga e não estou com coragem para faze-lo Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. bem essa sopinha ela esta 5* é uma das minhas perferidas adorei bjs

    ResponderEliminar
  34. Caldo verde!! Tão português e tão bom!! Adorei Catarina :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  35. Imagine uma viagem em um carro chamado Vida,
    uma estrada chamada Sonho,
    com amores chamados Família e um amigo chamado Deus.
    Então vire a esquina chamada Esperança
    e quando chegar num lugar chamado Sucesso,
    agradeça ao motorista chamado Jesus!
    Quando chegar na casa chamada Prosperidade,
    não se acanhe com os hóspedes cujos nomes são: Andei,
    Lutei e Venci!
    Como vencedora que sou com as graças do nosso
    Pai vim hoje te deixar meu carinhoso abraço na
    certeza de que todos os seus e lutas terão um final feliz
    Beijos no coração e muitos afagos na alma.
    Evanir...

    ResponderEliminar
  36. Olá Catarina !
    Olha hoje quando sai do trabalho fui ao supermercado comprar caldo verde, tinha uma vontade enorme de comer esta sopinha. Fiz para o jantar !
    Adorei as tuas fotos e a sopa está mesmo apetitosa !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  37. Como te compreendo! :)

    Mas sentires-te bem por ai, já é muito bom!
    Quando ao caldo verde, é mesmo a minha sopa preferida, o ano inteiro! :)

    N tarda estaras cá de férias, n? :)

    Força :)

    ResponderEliminar
  38. Boa noite,Catarina!

    Muito obrigada amiga.

    Bjs com desejos de uma semana maravilhooooooosa.

    ResponderEliminar
  39. Cat querida, você nem consegue imaginar o quanto eu adoro caldo verde, hummmmmmmmmmm...
    Senti o cheirinho daqui.

    Bjsssssss amiga e que a tua semana seja de sucesso e muito abençoada

    ResponderEliminar
  40. Delicioso, adoro um bom caldo verde! Este seu está dando água na boca!

    ResponderEliminar
  41. Bela participação: viva o caldo verde! :)

    ResponderEliminar
  42. Olá Catarina,
    uma ótima participação, eu adoraria comer um pratinho desse caldo verde contigo :) também gosto muito.
    É bom sentires que tens aí um cantinho para te recordares destas coisinhas bem portuguesas
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  43. Também gosto muito de caldo verde, mas em vez de batata ponho couve-flor, assim fica muito mais light ehehe

    bjkas

    ResponderEliminar
  44. Olá querida amiga Catarina adoro caldo verde, acho que vou buscar uma colher de sopa e provar o teu que está tão convidativo!Sentes saudades do teu país e das pessoas mas a distancia não impede o amor de todos os que te querem bem, da amizade de todos. E hoje, graças as tecnologias fica-se mais perto de quem se tem no coração. Um abraço querida amiga e força!Aqui todas torcemos por ti.

    ResponderEliminar
  45. Oi Catarina!! Amo caldo verde, e nesse inverno que está fazendo em Salvador, uma pedida perfeita!!
    Estava com saudades do seu canto..Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  46. Nossa amo caldos..
    E esse caldo verde está tudo de lindo..
    Com certeza o sabor ficou divino..
    Ai que eu queria agora mesmo.. está um friozinho por aqui.. esse pratinho cairia super bem.. Beijokas no coração e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  47. Passando para desejar um início de mês cheio de paz!

    ResponderEliminar
  48. Caldo verde é a minha sopa preferida. Nunca me canso de comer esta sopa :)
    A tua ficou linda e bem apetitosa, kiss

    ResponderEliminar
  49. Obrigada pela tua participação :)
    bjs

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas