segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bifanas à moda do Porto

Andava com uma vontade desmedida de comer bifanas. Sempre que vou de férias bem me apetece ir às roulotes comer este petisco mas depois ponho-me a pensar nas condições de higiene em que serão feitas e a vontade perde-se logo ali na hora.
Mas claro, o bichinho fica ali a remoer e de vez em quando lá vem a lembrança... até que num destes dias simplesmente não aguentei mais: eu TINHA DE COMER bifanas desse lá por onde desse.
Passei no supermercado, trouxe o que precisava e foi ver-me chegar a casa de mangas arregaçadas e dizer: hoje há bifanas! O mais que tudo teve um ataque de riso quando me viu em semelhantes preparos e disse: "pronto, queres bifanas come-se bifanas! Eu ajudo-te a prepara-las..."
Posso dizer-vos que para mim foi o melhor manjar que me podiam ter dado e nem o facto de terem pouco sal impediu de saborear as ditas cujas em todo o seu esplendor... A balança, essa minha rica amiga, esperou mais uns dias pela dieta...


Ingredientes:

400g de febras laminadas
óleo q.b.
1 colher de sopa de banha
1 tomate pelado congelado
polpa de tomate q.b.
2 dentes de alho
2 folhas de louro
pimenta q.b.
piripíri q.b.
sal q.b.
1 dl de vinho branco
água (se necessário)
batatas fritas para acompanhar


Preparação:

Num tacho juntar o óleo, a banha, o tomate e a polpa, o alho o louro, a pimenta, o sal e o piripíri.
Deixar fritar por 5 minutos.
Retirar o louro, acrescentar o vinho e passar a varinha.
Juntar a carne e deixar cozer por 30 minutos sempre em lume brando, acrescentando água se necessário.
Devem acompanhar-se com pão, mas eu servi com batatas fritas.

Adaptado de: Sabor Intenso

Bom apetite!

43 comentários:

  1. Ai Catarina! agora o mal pegou-se á pois é...e quem ficou cheia de vontade fui eu...também pudera ver este deliciosos prato quem é que não ficaria???
    Sabe sempre bem de vez em quando cometermos assim uns pecaditos gula! :)

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
  2. Querida Catarina,

    Estas bifanas iam saber muito bem mas no meio do pão como eu gosto.
    Partilho a mesma opinião em relação às condições de higiene, mas também acho que estamos a evoluir bastante neste ponto.

    Beijinhos,


    ResponderEliminar
  3. Estas bifanas ficaram com óptimo aspecto!! É engraçado como há alturas em que andamos "fisgadas" num prato :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Ha dias assim, KInhas!! Que a mais simples refeição, é o melhor manjar do mundo!! Ai e o namorido ajudou? Entao por isso ainda te soube melhor, nao??
    Tem um aspecto fantastico!! Com um prato destes, até eu mando a balança dar uma volta!!!
    Beijinho e boa semana
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. A isso eu chamo uma vontade incontrolável e a ti deu-te forte!
    Mas valeu a pena, pelo aspecto, deviam estar mesmo deliciosas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Adoro umas boas bifanas! ;D

    A tua receita parece bem, só não uso banha, e em vez de vinho é cerveja! :)

    Deu cá uma fomeca!*

    ResponderEliminar
  7. Não se pode passar vontade e tu não passastes mesmo hein, olha que delícia e que gulodice que preparastes, hum pena que já jantei senão já chegava logo ai para provar um bocadinho hehe, bom início de semana minha linda, bjs !!!

    ResponderEliminar
  8. Querida Catarina,
    adoro carne de porco e bem feitinha assim melhor ainda, que delícia!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  9. Bem essas bifanas estão divinais :) o pãozinho para molhar nesse molho uiii, isso é que era :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro bifanas , achei as tuas uma delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Adorei :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Catarina, há dias que são mesmo assim: sentimos vontade de algo de que gostamos, com uma urgência que nem conseguimos explicar.
    Que bom deve ter sido, saborear essas desejadas bifanas!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Me encanta esta receta Kinhas, porque las he comido en alguna ocasión en distintos lugares de Portugal y estaban muy ricas, así que ahora ya se como hacerlas.
    Un beso bonita

    ResponderEliminar
  14. Bemmmm e com um molhinho desses como resistir!
    Ficaram bem apetitosas essas tuas bifanas
    :)
    Beijinho doce e boa semana !

    ResponderEliminar
  15. gosto tanto e as tuas elas estao com um arzinho de quero mais humm e esse molho uiui adorei bjs

    ResponderEliminar
  16. Com um petisco destes a minha amiga balança também ficaria zangada comigo!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Boa noite amiga!

    Linda semana

    Tem tag pra você no blog.

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ai....amiga que saudades!!!!

    ficou um aspecto mt delicioso pena eu estar longe e nem lhe poder tocar, amei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Gostei da sugestão, fica certamente uma delícia!

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha Catarina!
    Compreendo-te tão bem. Tenho uma irmã também na terra dos Alpes e quando regressa, esquece a dieta, as saudades dos petiscos portugueses é tanta que a balança é esquecida. Um dos alimentos que ela tem mais saudades é a sardinha, pois onde se encontra, o peixe não abunda. Mas as tuas bifanas estão mesmo apetitosas! Um grande beijinho de Portugal!

    ResponderEliminar
  21. Ai a boa da bifana!! :)
    Também eu fiquei com muita vontade agora. Cá por casa nunca se comem, comia mais na altura da faculdade!
    As tuas estão com uma cor, sou capaz de abrir o pão e encher com o que tens aí no prato :)

    Um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  22. Adoro umas belas bifanas com os amigos / família. E no pão, então? Só paro por vergonha mesmo.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  23. Olá Catarina,
    Tb gosto de uma boa bifana e se puder acompanhar com batatas fritas, melhor ainda.
    Eu sou como tu em relação às roulotes, quando sinto o cheirinho tb me apetece mas, se penso um pouco deixo logo de ter fome :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  24. Que delicia Catarina! Adoro! Excelente sugestão lindinha. Tenho visto sugestões para o aniversário do teu blogue e já tentei ver onde pedes contribuições e não encontro. :( Tenho andado fugida, como sabes, mas agora estou de volta e gostaria de participar. Queres dar-me uma ajudinha?

    Beijinhos doces;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  25. Ai que delícia e tão parecida com a comida de vovó! Acho que vou me servir também....beijocas.

    ResponderEliminar
  26. Adoro a sensação de comermos algo que nos está a apetecer há imenso tempo, sabe tão melhor!
    Óptima receita de bifanas, um grande beijinho

    ResponderEliminar
  27. Se tivesses dispensado as batatinhas fritas a balança já não ficava cheteada contigo ehehe as bifanas estão com optimo aspecto
    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Ahahha, adorei a ultima frase! A balança que espere!
    Adoro essas vontades! Eu às vezes também as tenho! E às vezes só tenho a vontade de cozinhar nem é de comer, outras vezes a viagem de carro do trabalho para casa é a sonhar com comida! Sou uma personagem valente :D
    Essas bifanas estão mesmo apetecíveis querida :) Para a próxima já sabes, um pouco mais de sal! Mas mesmo com pouco sal são bem melhores das que se vendem por ai (ficamos sempre com a pulga atras da orelha com as condições de higiene)!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Aiiiiiii que aqui estamos na hora do lanche e olha que ja marchava essa delicia de pratinho.. que fome que me deu.... delicia!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  30. nham...nham tem um aspecto delicioso!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  31. mas que delicia de prato amiga... amei...
    ando longe do seu cantinho, mas o trabalho anda me impedindo de fazer visitas frequentes.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Querida Catarina: agora eu é que fiquei com vontade de fazer estas bifanas. Também tenho sempre receio da falta de higiene de algumas roulotes.As tuas estão ótimas e...claro que a balança espera ;)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  33. Minha querida Kinhas,
    Com umas bifaninhas destas, e a molhanga (como lhe chamo) para molhar o pãozinho, quem é que quer saber de dietas e de balanças??
    Um belo petisco, isso sim e até eu já estou aqui a babar, só de olhar para as fotos...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  34. Sem duvida que quando os desejos falam mais alto, na ha nada a fazer... Cá por casa igual! E posso dizer, que apesar de nao gostar, ficaam com um aspecto soberbo!

    ResponderEliminar
  35. Olá Catarina,
    se não estivesses tão longe ia ajudar-te a comer essas bifanas :) são um rico petisco, e feitas em casa à tua maneira sabem bem melhor.
    Às vezes também ando a pensar num prato e com desejos de o fazer e comer,entendo-te muito bem, alem de que longe da tua terra essas vontades são mais intensas.
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  36. Que belas bifanas, ficaram mesmo a chamr por mim, hoje jantei cedo, por isso acho que já comia um pratinho desses hehehee, adorei a sugestão!

    Beijocas :)
    Joana

    ResponderEliminar
  37. Olá Catarina:)

    Sou a Formiguinha e cheguei aqui através da Isabel do blog do chocolate - e ainda bem que vim. Adorei o teu blog, as tuas receitas e a forma como escreves. Parabéns e muito sucesso!

    Adoro bifanas e à dias atrás também fiz. Gostei muito do aspecto das tuas que vão bem com batata frita ou no pão:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Olá Catarina:)

    Sou a Formiguinha e cheguei aqui através da Isabel do blog do chocolate - e ainda bem que vim. Adorei o teu blog, as tuas receitas e a forma como escreves. Parabéns e muito sucesso!

    Adoro bifanas e à dias atrás também fiz. Gostei muito do aspecto das tuas que vão bem com batata frita ou no pão:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Minha querida,

    O que seria da Vida sem esses pecados de vez em quando ? :)
    Seria depressiva e não podemos deixar que isso aconteça !
    Também adoro bifanas e como muitas vezes, talvez mais grelhadas do que fritas, mas adoro a forma como as fizeste, ficaram com uma cor muito apetecivel !

    Beijocas !

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas