sábado, 6 de abril de 2013

Bacalhau à Zé do Pipo

A minha melhor amiga S. adora bacalhau. O meu melhor amigo T. e namorado da S. odeia este peixe. Quando os convido a vir jantar cá a casa tenho sempre o dilema de pensar: "não posso fazer bacalhau pois o T. não gosta".
Desta vez o T. tinha ido de férias a Portugal sozinho e eu aproveitei a convidar a S. para vir comer este petisco.
Um prato bem tradicional português com gosto a saudades...


Ingredientes:

4 postas de bacalhau demolhadas
2 cebolas
3 dentes de alho
1 dl de azeite (usei um pouco mais)
pimenta q.b.
puré de batata instântaneo + ingredientes para o preparar (fiz cerca de 600 gr)
1 saqueta de açafrão (cerca de 1 colher de chá)
salsa picada q.b.
cerca de 4 colheres de sopa de maionese de compra


Preparação:

Coza o bacalhau em água a ferver por cerca de 5 a 7 minutos. Retire a pele e a espinha central e reserve sem lascar.
Numa frigideira refogue as cebolas e os alhos às rodelas no azeite e junte o bacalhau. Deixe cozinhar 5 minutos. Entretanto prepare o puré seguindo as instruções (no meu caso, tenho de juntar leite, água, manteiga, noz-moscada, sal e pimenta) ao qual juntei o açafrão no fim da preparação.
Aqueça o forno a 200º. Num prato refractário, disponha o bacalhau no centro e tempere-o com pimenta.
Coloque o puré de volta do bacalhau (também coloquei por cima) utilizando o saco de pasteleiro com a boquilha frisada. Salpique com a salsa picada e cubra com a maionese. Leve ao forno cerca de 20 minutos e sirva de imediato.

Bom apetite!

Adaptado de: Nova Cozinha Tradicional Especial Bacalhau

30 comentários:

  1. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Adorei a tua sugestão e apresentação que está sempre de 5 ***** :D.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta receita é super prática e muuuuiiiito gostosa... Delicia!!!
    Se puder, dá uma passadinha no Blog tem mais novidade por lá :)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. O pratinho que nunca desilude, está muito bom :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. hummm...que delicia!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Amiga,
    feliz dos seus amigos que saboreou essa bela receita!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderEliminar
  6. Adoro bacalhau de todas as formas e feitios, e este ficou mesmo com um aspecto apetitoso, agora apesar de ser hora do lanche comia uma pratinho desses heehehehehehehhe

    Beijinhos querida,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Mas como é possivel não gostar de bacalhau à Zé do Pipo! Fantástico

    ResponderEliminar
  8. gosto tanto adoro o teu esta com um aspecto mt bom bjs bfs

    ResponderEliminar
  9. Nunca fiz, mas adoro esse bacalhau. O teu...bem, ainda não jantei e vinha mesmo a calhar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  10. E nem me convidou né?
    KKKKKKKK
    Amiga querida, passei p/deixar bjssssss e desejar um lindo FDS.

    ResponderEliminar
  11. Adoro.
    Continuação de um bom fim-de-semana.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto ,e o teu ficou uma delicia.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Otra receta genial de la cocina portuguesa, que tambien tengo en el borrador pendiente de publicar...me ha encantado Kinhas.
    Un beso

    ResponderEliminar
  14. Catarina, gosto muito de bacalhau à Zé do Pipo e este está muito apetitoso!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Bacalhau? tens de abrir espaço para mais uma na mesa!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Muito bom esse bacalhau, cá em casa não posso fazer pois os homens cá de casa não gostam de bacalhau e puré então nem se fala. Por isso vou aí jantar, pode ser???
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Hum....só delícias!!!!

    Bom te ver, amiga Catarina!!

    Abraços e um feliz finde pra vcs

    ResponderEliminar
  18. E não é que são quase duas da manhã e agora fiquei com vontade de ir fazer um bacalhau? Está com um aspecto delicioso, e já guardei a receita. A próxima vez que fizer bacalhau à zé do pipo uso a tua receita!

    ResponderEliminar
  19. Uma óptima forma de cozinhar bacalhau, adoro!
    beijinho

    ResponderEliminar
  20. Adoro bacalhau e este prato é bem saboroso!
    Um bom domingo

    ResponderEliminar
  21. Bom dia minha querida, cheguei atrasada para o jantar, mas bem na hora do almoço será que ainda tem uma porção desse delicioso bacalhau pra mim?! ai que vontade, tá com um aspecto saborosíssimo, eu adoro.
    bom domingo minha linda, bjs !!!

    ResponderEliminar
  22. Bom dia!!!

    Lindo dia!!!Feliz domingo!!!

    Beijossssss

    ResponderEliminar
  23. Um bacalhau muito apetitoso, gosto muito .
    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. O teu bacalhau está uma delicia ... Adoro :P
    Olha catarina... a receita que fiz da tarte folhada não tenho foto com o queijo mas deixa estar que vou fazer outra e depois publico ok?
    Eu não sabia que o hemmenthal era Suiço :)
    Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  25. Querida Kinhas,
    Bacalhau à Zé do pipo é dos meus preferidos e só de olhar para este teu, já fiquei a salivar com vontade de lhe espetar o garfo...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  26. Minha linda,

    Que belo bacalhau ! O Zé do Pipo ficaria orgulhoso ! ;)
    Está um apetite e tem umas belas cores, mesmo a convidar a sentar, cavaquear e degustar ! :)

    Beijocas

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Querida amiga: adoro bacalhau de qualquer maneira e este ,bem prático e cheio de sabor, agradou-me imenso.Uma cor linda e uma apresentação tão boa, que apetece mesmo provar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  28. Este é um dos pratos de bacalhau que eu mais gosto, kiss

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas