segunda-feira, 8 de abril de 2013

Açorda de salsichas no forno

Sextas à noite a palavra de ordem na minha cozinha é : Pouco trabalho. 
Depois de uma semana de corre corre, gosto de fazer outras coisas que não seja andar de volta dos tachos muito tempo para preparar o jantar.
E é nestes dias que saem petiscos rápidos mas saborosos que nos confortem o estômago e me permitam aproveitar um pouco mais as horas que faltam para acabar o dia.
Já fiz duas variações desta receita que podem encontrar aqui e aqui. Esta é a terceira e já fui pensando na próxima que há-de surgir...





Ingredientes (um pouco a olho)

6  fatias de pão de forma
ervilhas congeladas q.b.
cenoura em cubos q.b.
polpa de tomate q.b.
1 tomate pelado
1 cebola picada
1 fio de azeite
1 knorr de legumes
1 lata de salsichas cortadas em rodelas
sal e pimenta q.b.
água q.b.
1/2 cerveja
2 ovos
queijo ralado e em fatias q.b.




Preparação:

Num tacho, coloque o azeite e a cebola picada a refogar.
Quando estiver macia, adicione as ervilhas, a cenoura, a polpa de tomate, o tomate cortado, o knorr, as salsichas, a cerveja e água suficiente para cozinhar tudo. Deixe cozinhar até a cenoura estar quase cozida (cerca de 15 minutos). Tempere de sal se necessário.
Em cada travessa de ir ao forno, coloque 2 fatias de pão de forma no fundo. Por cima distribua a mistura de legumes e salsichas juntamente com o molho.
De seguida, no centro coloque em cada travessa uma fatia de pão de forma e por cima deste uma fatia de queijo que dê para derreter. Esta fatia de pão deverá ficar quase submersa pelo molho.
Em cima do queijo coloque um ovo e tempere a gema com sal e pimenta.
Polvilhe generosamente com queijo ralado e leve ao forno cerca de 20 minutos a 180º-200º para gratinar.



Bom apetite!

41 comentários:

  1. Muito bom... eu quando ainda tenho forças ainda faço uns petiscos, mas normalmente estas receitas assim são ao domingo.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oh Kinhas.... Quando a minha mãe fazia açorda em casa, era um castigo para mim!!!
    A sério, nunca achei muita piada!! Mas as tuas açordas são simplesmente maravilhosas!!!
    Tenho que experimentar!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. Na próixima 6.ª feira apanho o avião e podes contar com mais um para jantar :-)

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm, hummmm, hummmm!!!

    Delíciaaaaaa!!!

    Cat querida, desejo que a tua semana seja de sucesso e muito abençoada.

    Bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Beijocas....

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Hummm, que delicia, é uma óptima sugestão.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Uma sugestão bem simples e deliciosa.

    Bjs

    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ficaram perfeitas essas salsichas :)
    Gostei.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Querida é engraçado que eu não sou muito apreciadora de açorda, mas esta tua deixou-me a salivar, até com vontade de comer fiquei LOL

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Hummm que delícia ;) Gosto tanto de açorda ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nunca ouvi falar de açorda de salsicha! Mas eu ADORO açordas...E esta têm mesmo muito bom aspecto...=)*

    ResponderEliminar
  12. Catarina,
    Que delicia!!!! Nunca me lembraria, mas é uma optima sugestão. Vou guardar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. oi minha amiga tudo bem amei a receita esta divina posso lebvar um partinho ??? bjão grandes

    ResponderEliminar
  14. Olá Catarina!
    Ainda bem que nos encontra-mo-s a partilhar as receitas; porque aprendemos muitas coisas...umas com as outras!
    Esta tua sugestão é simplesmente genial de boa...adorei a receita, mas ainda adoraria mais se pode-se comer! Bem mas para isso vou ter que ser eu a fazer.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Realmente a açorda não tem aspeto de açorda :) eu que não sou fã de açorda acho que podia tentar essa :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Adorei a tua proposta, querida, ficou com um aspecto bem apetitoso ! :)
    Guardo sempre as sobras de pão para fazer açorda, mas nunca experimentei fazer desta forma ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Que delícia! E que sugestão reconfortante!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Também gosto muito de simplificar à 6a feira e esta açorda no forno tem um aspecto delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Não sou apreciadora de açorda mas gostei do aspecto dessa.
    E com salsichas agrada-me.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Obrigada querida!

    Feliz terça feira pra você.

    beijos no core

    ResponderEliminar
  21. Minha querida,
    um lanchinho prático e saboroso assim é difícil de dispensar, que delícia!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  22. Querida catarina,
    Que aspecto magnífico e cremoso o desta tua sugestão. Até já estou a salivar...
    Beijinhos grandes minha querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Gostei da tua sugestão de açorda, eu e o marido gostamos, mas os filhotes torcem o nariz.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  24. Efectivamente, complicada no es Kinhas, pero tiene un aspecto delicioso.
    Un beso bonita

    ResponderEliminar
  25. Nunca comi açorda,mas deve ser deliciosa.Tem um cremoso,muito convidativo.Bjs,Violeta

    ResponderEliminar
  26. hum eu também nunca comi, mas com um aspecto desse tenho que experimentar! Beijinhos doces...

    ResponderEliminar
  27. Adoro açorda, a tua tem um aspeto magnifico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Nunca comi...mas está com óptimo aspecto a tua!

    Beijos***

    ResponderEliminar
  29. Não conhecia esta versão, mas gostei muito.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  30. Olha que sugestão maravilhosa que desconhecia :)
    Ficou cá com um aspecto ....
    Que delicia!

    Beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
  31. Que delícia, passando para desejar um excelente dia!

    ResponderEliminar
  32. Oi Catarina,
    Aqui em casa na sexta é a mesma coisa, nada de trabalho, coisas simples assim para desestressar da semana. Essa sua receita vai bem com esse espírito.
    Bj e um lindo dia ,
    Lylia

    ResponderEliminar
  33. Eu nem gosto de açorda, mas era bem capaz de experimentar

    ResponderEliminar
  34. Um prato delicioso a anunciar um fim-de-semana reconfortante.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  35. Belíssima sugestão mesmo!
    Ainda mais com salsicha, oh delícia.
    Beijãooo

    ResponderEliminar
  36. ficou 5* nunca comi mas deu-me uma vontade humm bjs

    ResponderEliminar
  37. Que ótima sugestão,prática, rápida e deliciosa...Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  38. Catarina minha querida, eu adoro esse tipo de comida acompanhada de arroz branco.Ja jantei e mesmo assim fiquei aqui com água na boca.Arrasou amiga querida.Beijos no seu coração.

    ResponderEliminar
  39. Catarina,
    adorei a sugestão, nunca me tinha passado pela cabeça, kiss

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas