quarta-feira, 27 de março de 2013

Folar transmontano ( receita da minha avó A.)

Não sei quanto tempo estive a olhar para o rascunho em branco para escrever a publicação de hoje. Também não sei quanto tempo estive a escrever e a apagar tudo o que tinha escrito vezes sem fim.
Hoje perdi a noção das horas e dos minutos. Fechei-me no meu mundo. E o meu mundo está de pernas para o ar.
O meu post de hoje não traz a alegria que me é conhecida, apesar de ser uma receita de festa. Estamos a celebrar a Páscoa. Mas eu não tenho motivos para celebrar.
Em Novembro perdi um tio que foi como se fosse o meu avô (o meu verdadeiro avô faleceu tinha eu 4 anos do qual apenas recordo uma imagem).
Ontem perdi um amigo. Num curto espaço de tempo senti que nada podemos fazer para evitar o que está traçado. Ficam as memórias destes dois grandes homens que fizeram parte da minha vida.
Esta publicação é em memória deles. Dois transmontanos de gema, cuja vida terminou sem que eu me pudesse despedir de ambos. 
Em memória de António J. M. e Manuel S. P.

































Ingredientes (para 1 folar de carne e 1 folar doce)

1 kg de farinha
6 ovos inteiros
1/2 chávena almoçadeira de azeite morno
20 gr de sal refinado
1 chávena almoçadeira de leite morno
42 gr de fermento de padeiro
1 colher de sopa de açúcar

Para o folar doce acrescentar: raspa de limão q.b., 35 gr de açúcar e canela em pó q.b

Para o folar de carne acrescentar: carnes fumadas q.b. (chouriço, salpicão, bacon)



































Preparação:

Desfazer o fermento num pouco de água morna.
Numa taça grande e funda, coloque a farinha, abra uma cavidade ao centro e coloque o fermento já desfeito. Amasse a farinha com o fermento. Coloque o azeite, o leite, o sal e os ovos um a um e continue a amassar com as mãos muito bem.
Depois de estar bem amassado, divida a massa em 2 partes.
Para o folar de carne a massa junte a carne partida em pedacinhos pequenos fechando as cavidades onde está a carne para que não saiam durante a cozedura.
Para o folar doce junte a uma parte da massa a raspa de limão, o restante açúcar e a canela em pó misturando bem para agregar tudo. Polvilhar com açúcar o topo se desejar.
Forme duas bolas, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha e deixe levedar em lugar morno até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Levar ao forno pré-aquecido a 180º - 200º cerca de 30 minutos. Fazer o teste do palito.

Bom apetite!

60 comentários:

  1. Catarina,

    As pessoas nunca morrem, so morrem quando saem do nosso coração! E se eram pessoas tão importantes para ti, nunca morrerão dentro de ti mesma! =)

    Ficaram uns belos folares, é uma bela homenagem!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Há dias em que parece que vivemos na escuridão! E como se nao bastasse uma coisa, vêm logo outras tantas de trás.
    Apesar de nos contangiares com a tua alegria, também é bom saber que estamos para quando estás mais triste minha querida! Com estas 2 receitas tao tipicamente nossas, fizeste uma bela homenagem a essas pessoas que fizeram parte da tua vida.
    Animo e muita força Kinhas!!
    Beijinhos,
    Mena.
    PS-Adoro folares, e esse de carnes é uma perdição!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Catarina, não ha nada que possa dizer para consolar a tua dor, sei perfeitamente o que estás a sentir, e só mesmo tempo nos ajudará, espero sinceramente que esse sentimento de tristeza passe rápido, e que a tua memória se encha dos bons momentos que passaste com essas pessoas, para que te possam alegrar o coração!
    Um beijinho assim muito grande e um abracinho muito apertado,força!

    O folar que nos apresentas ficou uma tentação :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito e agora nesta época de Páscoa sabe muito bem! Estou mais habituada ao folar doce mas também não dizia que não ao outro :p
    beijinho

    Muita força!

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    1º que tudo muita força ....
    Da receita que aspecto divinal ;).... Vou tirar um :D... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Lamento as tuas perdas, Catarina. Recentes ou longas nunca deixam de doer.

    A receita deste folar é muito parecida à da minha avó. Estava ansiosa por ver um bom folar transmontano pela blogosfera. Encontrei o teu!
    Embora não apreciando folar, sou transmontana e este folar também me traz muitas recordações!

    Força Catarina!
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Querida Catarina: agora fui eu que fiquei imenso tempo sem saber o que te dizer. Uma dor assim tão forte , só o tempo se encarregará de mitigar.
    No entanto, que bela homenagem com estes maravilhosos folares de aspeto tão apetitoso!! Por aqui só conheço os doces,mas já tinha ouvido falar no de carnes. Parece delicioso!!Adorei.
    Bjn e boa Páscoa
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Catarina minha amiga, que delicia.Fiquei com água na boca.Sabes que adoro um pãozinho caseiro e quentinho.
    Amei.Beijos querida, tenha uma ótima páscoa.

    ResponderEliminar
  9. Amiga sei bem o que está a sentir pela perda dos entes queridos, mais não fique triste, todosnós só vamos no dia certo. Infelizmente temos que nos acostumar c/ essas passagens! Quanto aos folares estão supimpas, lindos mesmo. Beijinhos e uma semana santa de paz!

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga!!!

    Estou passando para desejar uma feliz Páscoa.
    Que Deus esteja cuidando de você hoje e sempre.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Amiga linda.. olha que receitinha mais gostosa..
    Tem mesmo uma carinha de casa de vó..
    Com muito dengo..
    Adorei..
    E fico a imaginar o sabor maravilhoso..

    Um beijo no coração viu?

    ResponderEliminar
  12. Oi amiga
    Só Deus para conforta o seu coração. Força eles cumpriram a missão deles aqui na terra. Eles estão olhando por vc de lá.´mais uma estrelinha a brilhar no céu.Que receitinha deliciosa e essa. Páscoa...ressurreição! A mudança...a transformação...o renascer! Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram...que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates... ou daqueles que estão doentes e sem esperanças... Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa. Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio. Uma FELIZ PÁSCOA!
    Um bj

    ResponderEliminar
  13. Catarina,
    as lembranças das pessoas queridas que já partiram nos emociona de tempos em tempos, e são as coisas mais doces que podemos guardar deles.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Receita de vó, só pode ser uma delícia.
    As boas lembranças sempre ficaram guardadas na memória e no coração.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Adorei a receita, 2 versões numa receita é fantástico!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  16. Estes dois folares são uma excelente homenagem às pessoas que partiram, mas só o tempo vai trazer alguma calma ao teu coração :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. A Vida é muito curta, resta-nos aproveitar ao máximo enquanto por cá andamos!

    ResponderEliminar
  18. Kinhas,
    Um abraço apertadinho!
    Ficam as recordações, tal como os sabores, nunca se esquecem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Catarina, não ha nada que minimize o que estás a sentir neste momento mas as lembranças, as recordações, o que guardamos das pessoas que nos são queridas é o que nos aquece o coração e as mantém, para sempre, perto de nós!

    Os folares estão muito bonitos, e logo eu que adoro folares!

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  20. eita...vovos sempre sabem o que fazem....linda receita...babei...=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Compreendo-te perfeitamente, o avô do meu marido morreu no inicio do ano e esta Páscoa será mais triste... mas temos de nos agarrar às boas recordaçoes!

    ResponderEliminar
  22. wouw!!! que lindo e delicioso folar amiga, gostei mt so o aspecto dele abre logo o apetite!

    Bjs e feliz pascoa

    ResponderEliminar
  23. Cat minha amiga linda, quando perdemos pessoas tão queridas assim, o que nos resta mesmo é a saudade e as lembranças que vamos levar p/ o resto de nossas vidas...

    Se tempo ajuda?
    Acho que minimiza...

    Amiga, passei p/ desejar uma Páscoa muito abençoada p/ vc e família.

    Bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar
  24. Olá Catarina!
    Eu sinto muito pela perda destas pessoas tão queridas, mas a vida é assim e o que fica são as boas lembranças!
    Que ótima receita da avó!
    Beijos e uma feliz páscoa,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  25. Lamento muito que tenhas perdido pessoas tão queridas. Infelizmente a vida às vezes prega-nos estas partidas, deixa-nos sem ânimo e até sem esperança. Também perdi uma tia que era demasiado nova para "partir". Fiquei muito chocada, mas com o tempo as feridas vão sarando e ficam sempre as boas lembranças, de momentos que partilhamos, as memórias essas sim são eternas.
    Nunca fiz folar mas gostei muito desta receita. Infelizmente não vou ter tempo para "meter as mãos na massa" este fds, ainda não é este ano. beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Lamento imenso as tuas perdas, são sempre dias tristes e sem cor. Ficam as lembranças.
    E receitas de tradição tão boas como esta!
    Adoro este tipo de folar transmontano, lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Tem um otimo aspeto esses folares, e o folar de carne nham nham :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. ficou um folar lindo, gostei muito da receita.
    bjs

    ResponderEliminar
  29. Ficaram lindos. Muita força, um beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  30. Passando para desejar uma Páscoa abençoada!Bjos!

    ResponderEliminar
  31. Lamento a tua dor, tens que te lembrar dos bons momentos que passaste com esses teus amigos e lembrar que a Páscoa é a ressurreição de Jesus e que os teus amigos estão com o Senhor, onde apenas há felicidade e paz.
    Beijinho e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  32. Bom dia,Catarina!

    Sua presença no profetizando é pra mim, uma grande alegria.

    Muitíssimo obrigada, viu?

    Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  33. Catarina,
    por muito que procure sempre me faltam as palavras certas nestes momentos, quando ser perde quem se amam raramente elas nos servem de consolo.
    O tempo vai ajudando a guardar as melhores lembranças e a elas voltar se dor, apenas com saudade.
    Fantásticos os teus folares, que linda homenagem.
    Boa Páscoa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Catarina as perdas são sempre difíceis de serem superadas, mas tente se apegar aos bons momentos vividos q essas pessoas queridas! Obrigada por seu carinho lá no blog, ficou muito feliz com sua mensagem!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  35. La vida Catarina, está llena de luces y sombras y tenemos que acostumbrarnos a lidiar con las sombras con entereza y esperar por tiempos mejores. Las perdidas de nuestros seres queridos son muy dolorosas, pero la vida es así, aunque nos gustaría que fueran de otra manera.
    La receta me gusta mucho y es una oportunidad de conocer mejor la cocina de tu tierra.
    Un beso y que vuelva pronto la luz

    ResponderEliminar
  36. Catarina, por mais que sabemos que todos nós iremos nos deparar com esse momento, sempre é difícil quando vemos pessoas queridas partindo.
    Viva seu luto, é um momento seu..e depois perceberá que a dor passará e ficará a saudade eterna( essa não tem como ir embora) aprendemos a conviver com ela.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  37. Querida amiga,

    Cá estou de volta, depois de uma semana altamente atribulada com a cirurgia da minha filha e com o grave problema que afectou o meu Blog do Chocolate.

    Desculpa a minha ausência e muito obrigada pelo teu carinho e apoio nestas horas que me foram bastante difíceis !

    Amiga, lamento muito a tua recente perda, nada do que eu diga apaziguará a dor que se sente quando perdemos quem tanto adoramos. Deixo-te sim com um abraço grande e forte, cheio de carinho e um grande beijinho repenicado para secar as tuas lágrimas. :(

    Lindo folar, uma homenagem bela a 2 pessoas que te são tão importantes ! :)

    Beijinhos, boa Páscoa (na medida do possível)

    Isabel

    ResponderEliminar
  38. Querida Catarina,
    que belos pães e receita de avó melhor ainda!
    Ficaram perfeitos!

    Desejo a vc e a sua família uma Feliz e abençoada
    Páscoa!
    bjs

    ResponderEliminar
  39. Oi minha linda... passando só pra deixar um super beijo e desejar uma linda noite viu?

    ResponderEliminar
  40. Amiga Catarina os teus folares ficaram mesmo bons! Desejo-te uma linda Páscoa cheia de saúde, paz e amor.
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  41. Nestas alturas não há nada que possamos dizer para atenuar a dor que sentes, mas lembra-te que tens sempre pessoas amigas que te apoiarão e eu quero deixar-te aqui um grande beijinho e desejar-te um domingo de páscoa um pouco mais feliz que este teu dia e junto do teu amor.
    O folar só pode ser bom, é receita da avó e elas sabem tudo :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  42. Estes sim sao os folares que eu gosto!! Adoro a receita! E aproveito e deixo um super beijo carregado de votos de boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  43. Linda, deixo tambem os meus pêsames sentidos... Muita força!

    ResponderEliminar
  44. As imagens estão lindas.
    sinto muito por sua perda, que Jesus em sua sabedoria te conforte.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderEliminar
  45. Amiga...Que a força do Pia do Filho e do Espírito Santo te ajude e que sua fé nunca desmorone.

    Olhe para o céu e pense nas estrelas que se foram e que estão brilhando até você.

    Beijos e muita força..Deus é contigo.

    ResponderEliminar
  46. Olá Catarina... espero que por esta altura estejas mais tranquila. A perda de alguém querido é sempre dolorosa mas lembra-te amiga, temos de os deixar partir.
    De certeza que ficarão sempre no teu coração, e a melhor forma de os homenageares é lembrando-te sempre dos momentos bons em que passastes ao lado deles e esqueceres-te do resto.
    Desejo-te uma Páscoa cheia de Paz e Muito Amor :D

    Bjokas

    Nota: Os teus folares ficaram uma delica... adorei :)

    ResponderEliminar
  47. Lamento que esta receita tenha sido feita por esta causa mas, decerto que a tua homenagem foi bem entregue no Reino dos Céus.
    Dentro do que é possível desejo uma Feliz e Santa Páscoa.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  48. Cat minha querida, passei p/ desejar uma semana super iluminada p/ vc e família.

    Bjsssssssssssss amiga linda.

    ResponderEliminar
  49. Olá Catarina,

    Vinha desejar-te uma páscoa feliz, mas vejo que estás triste. Perder alguém que nos é querido é sempre uma tristeza muito grande. Desejo-te muita força para conseguires ultrapassar e apaziguar a tua dor. beijinhos muito grandes

    ResponderEliminar
  50. Amiga, querida, meus sentimentos por vc ter perdidos duas pessoas queridas.
    Esse folar está lindo e apetitoso.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  51. Minha querida, a vida às vezes prega-nos mesmo partidas :(
    Sinto muito o que aconteceu com o teu amigo agora e com o teu tio-avô no ano passado! A vida é assim! Não escolhe quem e qdo parte, infelizmente!
    Qto aos folares só tens que sorrir! Estão lindos! Mesmo apetitosos, tanto o doce como o de carne!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  52. Querida Catarina,
    espero que esteja tudo bem por aí!
    bjs

    ResponderEliminar
  53. Custa mto perder alguém próximo :(...
    um abracinho querida

    ResponderEliminar
  54. Olá querida Catarina !
    Desculpa não me apercebi que passavas uma fase menos boa... A vida é dura, a morte de alguém querido é muito duro...
    Gostei desta bola e gostei das imagens das tuas mini-ferias, fizeram bem sair...
    Muitos beijinhos e força !

    ResponderEliminar
  55. Querida Catarina, só me resta dizer para ser forte e continuar como sempre foi, esta certamente será a forma de elogiar quem já partiu.
    As suas férias paracem um postal, muito linas as suas fotos.
    Adorei o blog,quando o tempo deixar, veja o meu cantinho.

    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  56. Minha querida Catarina, só agora estou a ler isto :( Lamento muito, força e coragem para continuar! A vida é mesmo dura e injusta!
    Um beijinho,
    Madalena

    ResponderEliminar
  57. Não fosse eu uma transmontana de gema, nascida (criada em Lisboa, infelizmente) em Vila Real e não conhecesse tão bem o folar transmontano que a minha avó tanto fazia e com o qual sempre nos deliciámos.
    Ficou lindo amiga!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas