quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O meu bolo de aniversário para 29 primaveras



Ei-lo! O tão ansiado bolo na sua mais pura simplicidade.
Decidi fazer este bolo por três razões: é o bolo que mais gostei de fazer até hoje (já o tinha feito 3 vezes antes de ter o blogue), porque sabia que iria agradar a todos e sobretudo porque o meu irmão e padrinho de baptismo simplesmente adora este bolo e já me tinha questionado quando eu o faria outra vez.
No domingo surpreendi tudo e todos com esta pequena maravilha!
Perdoem-me a presunção mas este bolo para mim foi a minha primeira obra prima, a perfeição em forma de doce e do qual eu estou muito orgulhosa!
Deixo-vos a receita e sou sincera, experimentem fazê-lo para um aniversário ou uma festa... Irão arrancar muitos suspiros garanto-vos!



Ingredientes - Bolo de 3 a 4 camadas
(Fonte: Mulher Moderna na Cozinha nº 158)

500 gr de açúcar
12 ovos
2 dl de óleo
2 dl de água morna ou à temperatura ambiente
400 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
300 gr de amêndoa moída
manteiga e farinha para a forma

Recheio, cobertura e decoração

Usei curd de limão (1 frasco de compra) para as camadas interiores e creme de pasteleiro (1pacote de compra) para barrar o bolo. A capa de cima é fondant de açúcar branco. As orquídeas são naturais.


Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte e polvilhe duas formas redondas com 20 cm de diâmetro.
Bata as claras em castelo e reserve.
Numa taça bata as gemas com o açúcar, junte o óleo e a água e bata mais um pouco.
Peneire a farinha com o fermento e adicione ao preparado alternando com as claras em castelo e a amêndoa. 
Divida a massa pelas duas formas e leve a cozer cerca de 40-50 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.
Quando o bolo estiver frio, com a ajuda de um cortador próprio ou uma faca de serrilha comprida e bem afiada corte cada bolo a meio no sentido longitudinal.
Foi aqui que barrei com o curd de limão (fiz apenas 3 camadas) e por cima para o fondant agarrar barrei o bolo todo com o creme de pasteleiro.
Decorei com as orquídeas naturais.




Bom apetite e espero que tenham gostado!



40 comentários:

  1. Olá, Kinhas...
    1º que tudo muitos parabéns ;).... Que fantastico aspecto do teu bolo de anos ;)... Será que vou ter um assim quando fizer anos no dia 22 :)? Cadê a minha fatia :)? Bjokas e muitas felicidades ;)...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem lindo.Acredito que todos se deliciaram.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Olha não é presunção nenhuma. O bolo está mesmo lindo, profissional!
    Uma palavra apenas: UAU!
    Parabéns pelos teus anos, muita saúde paz e amor!

    ResponderEliminar
  4. minha amiga este bolo esta lindo e maravilhoso ..parabens amiga mais uma vez minha querida amiga bjão doces ainda não sei usar fondant..mas quero aprender
    bjão

    ResponderEliminar
  5. Ficou Lindo!!! Essa fatia ficou tão tentadora !!! Dá vontade de dar uma trinca !!!
    Muitos parabéns!!!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou tão lindo! Parabéns, o bolo está fantástico.
    Bedijinhos

    ResponderEliminar
  7. Querida,

    Está FABULOSO, FANTÁSTICO, LINDÍSSIMO...
    Não só podes como DEVES orgulhar-te amiga, quem me dera a mim fazer uma cobertura assim tão perfeita !

    Beijinhos e parabéns por essa obra de arte ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá que bolinho maravilhoso! Deve estar mesmo delicioso. Parabéns amiga.
    Beijinhos
    http://receitasdemassaspastas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá Kinhas: o bolo está mesmo lindíssimo e a fatia é uma tentação, com três camadas de pura gulodice!! Adorei o recheio de curd de limão,que deve transmitir um gostinho fantástico ao bolo.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Oi Catarina, minha amiga querida.Ficou lindo seu bolo e certamente delicioso.Dizer que arrasou é pouco.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  11. Amiga mais uma vez parabéns pelo niver e pela obra de arte deliciosa! Adorei o seu bolinho! Vou qualquer ora destas mostrar aquí como fazer orquideas de açúcar, prá que voces possam aprimorar os seus bolinhos... Beijokas minha flor.

    ResponderEliminar
  12. Catarina... Qual presunçao qual quê??? o teu bolo está lindo e fantastico, por fora a decoraçao esta com o maior charme e por dentro... Hummmm excelente, tao fofinho que fica... LIndo Lindo Lindo... Continua!!!!


    Beijocas~

    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Olha...presunção porque? É como tu dizes, deu-te prazer fazer e a mim deu me um prazer imenso ver!! Às vezes complicamos demasiado as coisas e tu descomplicaste!! Simplesmente magnifico!! So tenho pena de não ter aqui fondant, porque tenho uma festa de anos para breve e ja me pediram que fizesse o bolo!! A receita já a levo comigo!!
    Um beijinho mto grande!!

    ResponderEliminar
  14. Minha querida Catarina, qual presunção? Se o bolo é lindo de morrer, tem um aspecto delicioso e o sabor é fantástico qual é o problema de dizer que é uma obre prima??
    Ficou perfeito e tenho a certeza que deliciou todos os teus convidados!!

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  15. Parabéns!lindo e fofo:)gosto a decoração.bjs

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo,pena que não experimentei, um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  17. Parabéns! Por tudo: pelo aniversário e pelo bolo! Fiquei a "babar" para a fatia de bolo! Deve ser delicioso.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Fabuloso, tens todos os motivos para estar orgulhosa desta obra de arte comestivel :P FIcou lindo e o interior é uma tentação :P Devia estar uma delicia!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  19. Nao podia estar melhor. Perfeito.
    Tens motivos para te orgulhares.
    Bom fim semana.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Querida Catarina,
    seu bolo ficou lindo por dento e por fora, parabéns!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderEliminar
  21. amiga, esse seu bolo é simplesmente maravilhoso, lindo demais, deve ser delicioso mesmo.
    Os mimos são lindos e muito úteis...
    Beijinhos, bom final de semana

    ResponderEliminar
  22. Querida Kinhas,
    Pois acho que deves estar mesmo orgulhosa e falsa modéstia é um defeito, portanto, há que ser confiante quando reconhecemos o nosso valor e este teu bolo é sim, uma verdadeira obra prima e lindo, perfeito e que delícia deve ter ficado, com o lemon curd e o creme de pasteleiro, ... até estou a salivar...
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Estava fantástico o teu bolo e o recheio mesmo como eu gosto.
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar
  24. Bom dia querida, o seu bolo ficou lindíssimo, amei a decoração, parabéns!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  25. Que lindo que ficou. Pelos ingredientes deve ser super delicioso.
    Parabéns pelo bolo e pelo aniversário.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia amiga Catarina!!!

    Parabéns pela singeleza do seu trabalho.

    Muito lindo seu bolo.E ao vê-lo partido dá pra sentir a delícia que ficou.

    FELIZ FINAL DE SEMANA!

    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  27. Catarina... Uma delicia! Ficou tão lindo... Adorei! Um beijinho e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  28. felicidades Catarina, la tarta es preciosa, bsts

    ResponderEliminar
  29. Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm....
    Ontem ainda mostrei a foto desse bolo pra minha mãe e ela ficou encantada também! Imagina agora que tem a receita :)
    LIndissimo e saboroso :)
    Beijãooo e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  30. Eita, que essa festa foi boa demais.......
    Que maravilha que ficou o teu bolo amiga, parabénssss.

    Cat, passei p/ deixar bjsssss e desejar um FDS muito maravilhoso e abençoado.

    ResponderEliminar
  31. Que bolinho lindo e delicioso, adorei o recheio.
    Muitas felicidades Catarina.
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  32. Que bolo lindo e maravilhoso, tens razão deve ser bom demais.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  33. Linda noite amiga!!!

    Feliz final de semana!

    Bjsssssss

    ResponderEliminar
  34. O bolo está lindo, fantastico! bjks

    ResponderEliminar
  35. Um beijinho de parabéns atrasado.
    O bolo ficou lindo e a ultima fotografia está fantástica!

    ResponderEliminar
  36. Ola Catarina,

    Parabéns atrasados, o teu bolo está lindo! Pela receita devia estar irresístivel e delicioso.

    Gosto muito de vir cuscar o teu cantiinho, o tempo é que tem sido muito pouco nestes últimos meses, nem para actualizar o meu blogue, ando com uma série de fotos por editar e posts por fazer. Espero conseguir conciliar tudo e dar seguimento a este projecto.

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  37. Que lindo bolo!!!Está mesmo uma obra de arte...Parabéns atrasadissimos!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas