segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Massa com favas da Dona F.

Gosto muito de favas, na versão que hoje trago e nesta que já publiquei anteriormente simplesmente adoro!
Esta é uma receita que foi ensinada pela mãe da minha comadre à minha mãe e esta ensinou-me a mim... Uma passagem de gerações agora aqui para a posteridade...


Ingredientes e preparação (a olho)

Faça um refogado com cebola e azeite e quando a cebola estiver dourada, junte carne de vaca em pedaços pequenos e mexa para ganhar cor. Adicione então bacon aos pedacinhos ou chouriço às rodelas, junte as favas lavadas e cortadas, cenoura e batatas aos cubos. Tempere com sal, alho em pó, 1 folha de louro e um pouco de polpa de tomate.
Quando a carne estiver quase cozinhada, junte a massa (cotovelos ou outra, excluindo esparguete - usei oricchetti) e deixe cozer.
Sirva de imediato e bom apetite!


Quem me segue através do FB, já viu as fotos do bolo do aniversário de ontem bem como da mesa de petiscos. Durante esta semana irei publicar as receitas dos petiscos "novos" que fizeram parte do cardápio. Para já deixo-vos apenas uma amostra de cada um deles... espero que gostem!


:)


22 comentários:

  1. O bolo de aniversário é lindo e a mesa estava muito bem recheada!!!
    Essa massa com favas tem um aspecto bem acolhedor para estes dias frios!!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. A aparência está maravilhosa sem falar que é super nutritiva, passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Catarina... começando pelas favas, vou-te dizer que gosto muito de favas, (estive 1 ano sem as comer porque sempre as associava á minha ida para ao hospital e posterior operaçao, elas nao tiveram culpa nenhuma, mas va-se la saber como funciona a mente humana né???)e este tua sugestao hummmm que delcia!!!

    O teu bolo de aniversario esta lindo,lindo, lindo!!! E a mesa... so coisas boas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Ai valha-me São Crispim! Mas que bolo incrivelmente lindo é esse? Está de cortar a respiração!!!
    Beijinhos, boa semana e parabéns!
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Catarina,
    também gosto de favas, a receita é bem apetitosa!
    Bela mesa de festa! Estou esperando os petiscos! =)
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Catarina, eu não sou muito apreciadora de favas, mas acho que isso se deve ao facto da minha mãe quando esteve gravida de mim comeu sem parar favas lol mas o engraçado, é que adoro o cheiro ao cozinhar e adorei o pratinho que nos trouxeste, como já não experimento comer há muito tempo, hei-de voltar a experimentar, porque isto com a idade os gostos alteram hehe mas o teu pratinho ficou mesmo com um aspecto super reconfortante para estes dias frios :)
    AIIIIII esse bolo lindo, tira-me do sério :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Que rica mesa, lindo bolo e excelente prato, tudo perfeito.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de favas, mas a minha avó adora!

    ResponderEliminar
  9. Que pratinho de favas apetitoso!!
    Eu detestava favas, foi preciso engravidar pela 2.ª vez e apetecer-me favas, desde então nunca mais neguei um prato :-)

    ResponderEliminar
  10. Catarina, essa de receita de favas deve ser uma delicia, vou levá-la para testar, ok?
    Adorei mesmo :D

    Esse bolo está lindo, voltarei para ver as delicias que fizeste :)

    Bjks

    ResponderEliminar
  11. minha amiga a receita esta divina mas este bolo é o anfitrião da festa n´mesmo ? esta divino mesmo
    bjão grandes

    ResponderEliminar
  12. Olá Catarina!
    Muitos parabéns está tudo com muito bom aspecto!!!
    Uma mesa linda com tudo que é bom, a massa com esse molhinho que eu gosto muito, e o rei da festa que é o bolo está espetacular as flores com essa cor deu-lhe um toque maravilhoso...e a fatia que é que não quereria comer???

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá Catarina: não conhecia esta versão de favas com carne e massa,mas parece daquelas comidinhas de conforto que aquecem a "alma".O teu bolo ficou lindo,já o tinha visto no Fb e a mesa das delícias está irresistível.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Eu também adoro favas....o bolo táva lindo...quero ver tudo :)

    ResponderEliminar
  15. Linda mesa amiga, não me importava nada de ser convidada!

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Já estou a ver que vem muita coisa boa por aí. Fico a aguardar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Querida Catarina,
    essa massa é ótima para os dias frios, deu água na boca, hummmmm......boa demais, adorei!

    A mesa e o bolo da festa estão lindos, só delícias!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  18. Hummmm que delícia..
    Minha madrinha ama fava.. ela adora fazer ela tipo baião de dois.. bem temperado.. depois frita um ovo com a gema molinha e juro que fica tudo de bom rrs

    A mesa está linda.. e o bolo um charme..
    Um beijo mais que carinhoso e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  19. Hummm... La me vêm outra vez as lembranças!! Se te digo a verdade, não era grande apreciadora de favas, mas qd as faço com chouriço, ai ai.... E esta massinha, é um conforto para a alma!! Levo uma malga pode ser? Quanto ao bolo.... Que mais te posso dizer? Está maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Oi Catarina receitas de gerações realmente são as melhores, pois se duram é porque são boas.Adorei a massa com favas.O bolo ficou lindo, certamente delicioso.Que mesa cheia de guloseimas tentadoras.Já vi até os enroladinhos.Aguardo as receitas para vermos um a um cada delicia que está nesta mesa.Arrasou amiga.Beijos, tenha uma semana cheia de bençãos.

    ResponderEliminar
  21. Favas? Só mesmo as que a avó fazia, com carne gorda frita! Um que delícia! Mas era a casca da fava, quase ainda sem grão, cozida com batata. Depois era tudo esmagado, numa panela com um grande estrugido de alho e bastante azeite.... Ah, depois, a entremeada frita, era divinal, apesar de calórico até dizer chega... Nas, também não fazia mal porque naquela altura não havia obesos... lol

    ResponderEliminar
  22. Minha amiga,
    Esta massa com favas, cada vez que olho para ela, assim caldosa e deliciosa, fico a babar de vontade amiga. que delícia!!!
    O bolo, mal posso esperar que o publiques, pois é lindo, lindo e digno de uma princesa de 29 Primaveras:)))!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas