quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bolo da Kinhas

Este bolo surgiu da necessidade de acabar com os restinhos de pacotes abertos na despensa da mercearia... Tive parte da tarde livre e aproveitei para organizar as estantes e armários da comida.
Mas depois surgiu a dúvida: o que fazer com tudo isto aberto?? Ora vai que pensei em fazer um bolo e do pensamento passei à acção...
Não segui regra nenhuma, nem receita de ninguém... A criatividade surgiu assim do nada e no fim de contas o resultado foi aquilo que eu esperava: um bolo fofo e que se desfazia na boca :) uma invenção provada e aprovada por quem comeu!


Ingredientes (pesei os ingredientes para poder escrever a receita, caso saísse bem)

100 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha de arroz
130 gr de amêndoa moída (era palitada mas triturei até ficar em pó no robot de cozinha)
1 dl de natas (tinha a embalagem aberta no frigorífico do dia anterior)
100 gr de chocolate de culinária (1/2 tablete que derreti com a manteiga)
100 gr de manteiga derretida
1/2 colher de sopa de fermento em pó
2 bananas demasiado maduras
4 ovos
manteiga e farinha para a forma


Preparação:

Esmaguei as bananas com um garfo.
Numa taça, bati os ovos com o açúcar e depois fui adicionando os ingredientes um a um (bananas também), batendo bem entre cada adição. Juntei o fermento à farinha de arroz que peneirei antes de juntar à massa.
Nada mais simples e prático.
Depois foi só untar e polvilhar a forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos e depois aumentei para 190º mais 10 minutos. 
Desliguei o forno, deixei arrefecer um pouco e desenformei.


Bom apetite!

43 comentários:

  1. Olá Kinhas, saiu bem , muito bem!!!
    Que lindo bolo:)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Catarina,
    parabéns seu bolo ficou um espetáculo, a cor ficou
    linda e o aspecto maravilhoso!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. hummmmm...que delicia de bolo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de bolo, ficou lindo e com uma textura fantástica, já comia uma ou duas fatias hehe

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Kinhas, o bolo ficou mesmo bom!! E foi óptimo porque aproveitaste todos os pacotes abertos, às vezes chega a fazer impressão a quantidade de coisas abertas que temos abertas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Bela invenção!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Uma aventura arriscada que resultou super bem.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga: que imaginação fabulosa,para sair um bolinho com este belíssimo aspeto. Parece muito fofinho, os ingredientes são ótimos e ainda conseguiste aproveitar o que tinhas.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. E depois sou eu!! Olha-me só para esta tentação!! Adoro a forma que tem o bolo! Faz me lembrar os Bundt Cake. Quando o experimentar, vou-lhe chamar o Bundt Cake da Kinhas, já verás!!!
    Levo uma fatia!! Ou melhor duas q tenho que repor energias!!
    Beijinhos,
    Mena

    ResponderEliminar
  10. Catarina minha querida... Tem banana e chocolate e eu fiquei logo rendida... eu gosto tanto dos bolos com banana e chocolate que tu nao fazes ideia... alem de tudo ficou um bolo lindo lindo lindo... a farinha de arroz deixa os bolos super fofinhos!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  11. Mas que imaginação fantástica, eu ficava cheia de medo de adicionar as bananas, mas ficou espetacular. Vou levar a receita.

    ResponderEliminar
  12. Lindo, está tão direitinho, tão bonito e deve de estar muito apetitoso :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ficou lindo Catarina! Estás uma chef! ;)

    beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  14. Oi Catarina minha querida, também vivo inventando receitas para aproveitar o que está para se perder na dispensa.
    Geralmente se tornam um prato mais gostoso que o tradicional, e parece que isto aconteceu com seu bolo, ficou lindo e fofo.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  15. E que bem que ele saiu.
    Já ia uma fatia daquelas xxl.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Gosto imenso de bananas nos bolos, gosto dessa conjugação e fizeste tu muito bem em aproveitar tudo, por vezes tem que ser assim ! :)

    Está com uma aparência deliciosa, gostei muito da textura !:)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Olá Catarina, que bolo lindo, chocolate com banana hummm... fica maravilhoso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  18. olá, esse bolinho fez as delícias de quem o provou!!!
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  19. Ficou bem fofo. Gosto muito dos bolo com banana pelo aroma que deixam na cozinha. Uma maravilha,
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Querida Kinhas,
    Mas que bela inspiração, pois além de lindo, ainda deve ter ficado delicioso!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga Kinhas, pela foto vê-se que a massa ficou fofa e deliciosa. Temos mesmo de aproveitar tudo e tu tiveste imaginação e mão certa para conjugar os ingredientes e o resultado está a vista. Gosto muito de bolinhos que levam banana são sempre muito aromáticos.
    Beijinhos da Ana e um bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
  22. Olá amiga Kinhas, pela foto vê-se que a massa ficou fofa e deliciosa. Temos mesmo de aproveitar tudo e tu tiveste imaginação e mão certa para conjugar os ingredientes e o resultado está a vista. Gosto muito de bolinhos que levam banana são sempre muito aromáticos.
    Beijinhos da Ana e um bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
  23. Olá, Kinhas!
    Que aspecto magnificoooooooo e deliciosooooooo do teu bolo :)... Só de ver faz-me crescer água na boca :)... Bjokas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. mas que bolo tao bonito e com tanta coisa tao boa gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  25. Tá com uma carinha daqueles bolos que não conseguimos comer só um pedaço sabia?
    Com uma xícara de leite com chocolate ficaria perfeito aqui agora..
    Adorei..
    Um super beijo minha linda e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  26. Não é que ficou um bolo com aspecto magnífico? E bem criativo. Vim agradecer a visitinha, tasquei um link seu no meu blog que é pra seguir todos os seus posts que me parecem deliciosos! BJOOSSS!

    ResponderEliminar
  27. Minha querida Katarina! Suas receitas sãi maravilhosas, já fiz várias e ficaram deliciosas todos gostaram. Vou fazer este bolo. Bjuss

    ResponderEliminar
  28. Parece delicioso e fofinho!Um ótimo final de semana.Bom Carnaval!

    ResponderEliminar
  29. Bom dia com alegria, amiga Catarina!!!

    Adorei a dica,viu?

    beijos e feliz sexta feira!!

    ResponderEliminar
  30. Ei então minha fatia desse bolo, quero uma :)

    Há amigo que vale por muitos ditos amigos.
    A amizade é o sentimento que mais sobrevive
    Nas inconsequências dos nossos actos.
    Ser amigo é tudo que eu gostaria de ser,
    Ter amigo é tudo que eu necessito...
    Pois necessito muito ser e ter
    Você Amigo!!!
    Bom fim de semana.

    Beijos
    B.V.

    ResponderEliminar
  31. Belo bolinho!!!
    Susy

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  32. Mas que bolo fabuloso!!! Gosto tanto destes bolinhos simples :)
    perfeito
    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Oi Kinha,
    Parabéns pela criatividade! Temos que fazer sempre assim, aproveitar o que temos à mão pra não desperdiçarmos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  34. Espectáculo, por vezes basta ter imaginação e sai assim uma delicia do forno.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  35. Olá Catarina,
    ficou um belíssimo bolo e acabaste com os restinhos :) às vezes a inspiração nasce de uma necessidade.
    Bjns e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  36. Olá amiga Catarina!!

    Muitíssimo obrigada pela firme presença no profetizando,viu?

    Eu tomo posse dos votos desejados ao retornar para o meu abençoado trabalho. Amo o que faço.
    Inclusive fui logo convidada a produzir e executar projetos com alunos, tarefa que eu adoro!!!

    Feliz feriadão. Iremos pra praia, de novo rsrs. Fica com Deus

    ResponderEliminar
  37. Com todo meu carinho hoje de alguma forma
    deixar um recadinho em seu blog.
    Estou um pouco ausente mais nunca esqueço
    a amizade abençoada que Deus me deu.
    Ler sua postagem tenha certeza que nunca deixo de ler ,
    pois ela é minha bagagem para acalentar
    os meus dias.
    A pior dor é da saudade vejo hoje com tristeza
    não poder digitar e fazer
    comentário em cima da postagem
    que vc fez com tanto carinho.
    A mim tudo que importa é receber sua visita
    me basta para alegrar meu coração.
    Penso em tudo com muito otimismo
    pretendo viver e valorizar cada segundo da minha vida.
    um feliz final de semana beijos paz amor e luz,Evanir.
    Acredite: Seu carinho e amizades tem me ajudado muito:


    Amada que delicia estou levando a receita.

    ResponderEliminar
  38. Olá Catarina !
    Ficou lindo e deliciso ! Adorei todos os ingredientes.
    Um beijinho e bom fim-de-semana !

    ResponderEliminar
  39. Catarina,
    tanta coisa junta só podia resultar um bolo lindo e delicioso! :)
    Que belo aspecto esse interior! Sirvo-me já :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas