segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Açorda de atum no forno

Esta sugestão que vos trago hoje já tinha mostrado uma foto no Facebook e deixado alguns com água na boca...
É uma ideia muito acessível, prática e económica.
Já tinha feito algo do género nesta publicação e tinha adorado mas desta vez decidi modificar ligeiramente e por um pouco mais composto o repasto que serviu para o jantar nesse dia. Ora cá vai como eu fiz:


Ingredientes (4 pessoas)

12 fatias de pão de forma
6 ovos
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
3 latas de atum
1 lata de cogumelos laminados
250 gr de queijo ralado
7,5 dl de água
1 caldo de legumes
salsa picada q.b.
1 folha de louro
sal, alho em pó e pimenta branca q.b.
1 fio de azeite


Preparação:

Prepare o caldo refogando a cebola picada, a polpa de tomate, os cogumelos e o atum desfeito no azeite.
Junte a água, o caldo knorr, o sal, a folha de louro,o alho em pó e a pimenta e deixe ao lume até ferver. Junte a salsa picada.
Num tabuleiro coloque seis fatias do pão. Regue com metade do caldo.Polvilhe generosamente com o queijo ralado e sobreponha mais seis fatias do pão colocando cuidadosamente por cima de cada fatia os ovos temperando-os com uma pitada de sal.
Leve a forno pré-aquecido a 200º cerca de 20-25 minutos.
Sirva de imediato.

Bom apetite!

39 comentários:

  1. oi minha linda amei sua recdeita adoro açorda e a sua esta divina mesmo paranbens bjão grandes

    ResponderEliminar
  2. É favor mandar 2 pratos se faz favor!!! Ai que bom deve estar isso!!!
    Nhammm....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hummmmmm.....que pratilho saboroso, cai muito bem no meu jantar, receitinha boa demais, hummmmm!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  4. Cat querida, que delícia!!!

    Amei a receita...

    Hummmmmmmmmmm, fiquei com água na boca.

    Bjsssssss amiga e que a tua semana seja muito abençoada.

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto fantástico!! Deve ser uma delícia, Catarina!!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Que belo aspecto, apetece-me provar.

    Vou levar a receita claro está!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmmmmmm que maravilha Catarina... Eu gosto imenso de açorda, mas tenho que te dizer que sou a unica aqui em casa a gostar portanto abstenho-me de fazer, mas... agora pois que fiquei com uma vontade louca de comer um pratinho dessa tua maravilha... podes mandar um pratinho para a cozinha vizinha??? Que maravilha!!!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia açorda, mas te digo que já virei fã, só pelos ingredientes dá para saber que é delicioso.
    Bom início de semana para ti.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Confesso que se há coisa de que não gosto nada é açorda... mas lá que ficou com bom aspecto ficou!

    ResponderEliminar
  10. Amiga querida,

    Que belo repasto ! :)
    Uma açorda é sempre benvinda, pelo menos à minha mesa e essa está com um aspecto tão delicioso... olha... não me faria de rogada ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Que fabulosa sugestão, vou levar a receita porque fui mais uma das que ficou com agua na boca.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Que coisa boa !!!
    Ficou com um aspecto excelente!
    Beijinho boa semana :)

    ResponderEliminar
  13. Adorei a sugestão, ficou uma delicia :P Acabei de jantar, mas só de olhar para as fotos jantava outra vez heheeh

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Hmmm!é de ficar com água na boca...tudo que leva atum é delicioso.

    ResponderEliminar
  15. gosto de tudo que leva atum adorei a tua sugestao hum bjs

    ResponderEliminar
  16. Que delicia de sugerencia Kinhas, todo lo que lleva me gusta y ese corte me parece una delicia.
    Un bico

    ResponderEliminar
  17. E eu que gosto tanto de açorda...
    Boa ideia essa de a levares ao forno... ficou divinal.
    BJs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Olá, Kinhas!
    Divinal ;).... Vou tirar para mim :D... Adorei :)... Bjokas..

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Que delícia deve ser!!! Hummm...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Nossa, que delícia e posso substituir por outros recheios.Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  21. Oi Catarina, que bela opção de prato ara a refeição.Muito saboroso.Adorei.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  22. Hummmmm me convenceu..
    Eu tenho que experimentar.. da primeira vez eu já fiquei babando.. agora eu estou aqui quase atacando a tela srs
    Ficou lindo menina.. e com certeza, maravilhoso..
    Está de comer com os olhos..

    Um beijo e uma noite mais que especial viu?

    ResponderEliminar
  23. Passando para te desejar um dia abençoado!

    ResponderEliminar
  24. Querida Kinhas,
    Agrada-me tudo, mas para mim, tirava-lhe o atum e comia com muito prazer e alegria!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Bem simples, para fazer quando chego tarde a casa.

    ResponderEliminar
  26. Nunca tinha visto esta receita e acho muito original :D
    Tem mesmo bom aspecto :)
    Beijinhos e bom dia*

    mordequeeudeixo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Bom dia querida!
    Eu não conhecia esta receita, o visual ficou delicioso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  28. Nunca experimentei mas tem mesmo ar de ser tão bom!

    ResponderEliminar
  29. Olha que giro, não conhecia esta açordinha... gostei, sim senhora.
    Bjos

    ResponderEliminar
  30. Ver essa receita a uma hora dessa é pra morrer do coração....literalmente babando!
    :D

    ResponderEliminar
  31. Hummm...que maravilha!!
    Para mim pode ser um pratinho, sff!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. MAs que grande pitéu! Gostei desta tua refeição!

    ResponderEliminar
  33. Ora cá está uma receita super original :)
    E deliciosa, adoro açordas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  34. nossa chega esta transbordando de tao gostoso que isso deve estar. Babei

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas