quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sopa de couve penca

Quando vou a Portugal a minha mãe gosta de me mimar (leia-se colocar na mala) com pequenos miminhos. Desta feita foi uma bela couve penca para eu fazer uma sopa.
Saiu então, estes dias este petisco que sabe bem nestes dias de frio que por cá vão em que a neve regressou ...

Ingredientes: (a olho)

  • Batatas
  • Cenoura
  • Cebola
  • Sal q.b.
  • Azeite q.b.
  • Couve penca
  • 1 lata de feijão branco cozido

Preparação:

Numa panela coloque água e junte as batatas e a cenoura descascadas e cortadas em cubos (para cozer mais depressa). Junte também a cebola cortada em 4 partes.
Leve a cozer em lume médio e quando estiver cozido, rale com a varinha mágica.
Adicione então a couve cortada em pedacinhos e junte o conteúdo da lata do feijãos e tempere com sal e regue com um fio de azeite.
Deixe cozer a couve e sirva de imediato.


Bom apetite!

Ainda têm algum tempo, por isso não se esqueçam de participar na minha festa :) algumas iguarias já chegaram à mesa e os convidados que as trouxeram já estão prontos para celebrar, não se atrasem! Até dia 4 de Fevereiro às 12.00 (hora de Lisboa) podem trazer o vosso petisco!

29 comentários:

  1. Bommmmmmmmm dia Catarina, eheheheheheheh, nem de proposito, hoje tb postei uma sopa de couve penca, mas a minha é de feijao, eheheheheeh!!!

    Tb gosto muito dela como tu fizeste e tens razao sabe tao bem com o frio!!!

    Ontem respondi-te á pergunta, espero que tenhas visto!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  2. As mães são sempre tão queridas! :) Nem sou muito apreciadora de sopa mas quando está frio sabe-me bem! A tua sopa ficou óptima :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Que rica sopinha, essa couve é das minhas preferidas!
    Beijocas grandes kida.

    ResponderEliminar
  4. Catarina,
    sopas são sempre apreciadas, principalmente quando temos neve nas ruas...o frio ajuda a saborear um bom prato quente.
    Vou publicar a minha receita para a festa daqui a uns dias.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Bem nutritiva e leve, um ótimo dia para ti.

    ResponderEliminar
  6. Eu quando regresso se pudesse deixava a roupa e trazia o resto!! Há coisas da nossa terra que não se encontram por aqui!!
    E que rica sopinha!! Adoro sopa e neste dias assim de mto frio, são um consolo para a alma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina,
    uma sopinha com tudo de bom :) sabe muito bem com o frio. As mães são assim, sempre com miminhos e sopa é coisa que elas nunca esquecem :)

    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Mas que bela sopinha para aquecer estes dias frios :)

    ResponderEliminar
  9. Essas sopinhas sabem tão nestes dias frios.
    bj

    ResponderEliminar
  10. oi minha linda esta sopinha deve estar divina hoje amanheceu um pouco frio eu amo frio e esta sopinha vinha a ser muito boa ..receita anotada ameiiii
    bjão grandes

    ResponderEliminar
  11. Que sopinha saborosa e com mimos de mãe melhor ainda!!
    bjs e bom dia

    ResponderEliminar
  12. Que delicia de sopinha, aqui tb está friozinho em pleno verão...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Oi minha amiga querida, adorei receber o selinho e já estou levando comigo.
    Cat vou te confessar que vou oferecer a quem quiser pegar, sem citar nomes de blogs amigos, pois pelo que tenho visto nas minhas visitinhas , a maioria das amigas , assim como eu tb, não tem tido tempo p/ leitura.
    Amiga, já até coloquei a questão, eu n/ sei se os dias estão menores ou se eu estou mais lenta, ainda vou descobrir kkkkkk

    Catarina mais uma vez agradeço o carinho da tua amizade , que me faz tanto bem.

    Bjsssssssssssss querida
    Bjsssssssssss querida

    ResponderEliminar
  14. Com tua amizade consigo calar
    a te escutar.
    Sinto conforto com um simples olhar.
    Lembro das brigas, sem me intrigar.
    Sei que tu sabes sem eu falar.
    Aprendi a rir quando só sabia chorar.
    E por isso quero apenas cultivar,
    tua amizade que me ensinou
    mais do gostar...
    Me deu um novo olhar
    sobre as pessoas que
    devo amar.

    Beijos carinhosos
    B.V.

    ResponderEliminar
  15. E a couve penca é muito boa, pelo que a sopa só pode ter ficado deliciosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá Catarina!
    Que sopinha deliciosa, no frio é perfeita!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  17. Sopinha boa. ADoro sopa de penca.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Tão boa!!! Quentinha sabe tão bem :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Carinho de mãe é tudo, rsrs.
    Bela sopa e com o tempinho fresco que faz por aqui melhor ainda, hummmm!
    Qual o dia que é p/ enviar e postar a receita p/ o
    seu passa tempo?
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  20. Amiga Catarina que sopinha tão boa! As sopinha das mães são as melhores. Beijinhos e um bom resto de semana.
    Ana

    ResponderEliminar
  21. Amiga Catarina que sopinha tão boa! As sopinha das mães são as melhores. Beijinhos e um bom resto de semana.
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Adorei a tua sopinha, querida, tão reconfortante e aconchegante nestes dias chuvosos... uma refeição que me bastava com mais um queijinho e uma fruta ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Que sopinha quentinha e reconfortante! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Sopa é algo tão bom e nutritivo, principalmente se tomar à noite. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  25. Eu sei o que é vir com a mala a rebentar de mimos, pois comigo acontece o mesmo e a minha mãe ainda refila que não devia ter levado tanta roupa para ter espaço para mais mimos, eheheh!
    Ficou tão apetitosa esta tua sopinha caseira com couve portuguesa!!
    Beijinhos querida,
    Lia

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas