sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cornucópias


Quando vi estas belezas na Luísa Alexandra nem hesitei no meu pensamento: tinha que tentar fazer!
Não é preciso quase uma receita apenas sim um pouco de cuidado para desenformar os canudinhos das formas... Devo dizer que desapareceram num piscar de olhos literalmente!
Usei como recheio um creme de pasteleiro que por aqui há à venda e também já o vi em Portugal nos hipermercados.


Apenas precisam de umas formas especiais em forma de cone que podem encontrar à venda na Casa Januário no Porto ou online (Portugal e Mundo). Eu por acaso encontrei-as aqui há venda no supermercado. Uma forma bem doce de terminar a semana, não acham?




Ingredientes:

1 rolo de massa folhada estendida de compra rectangular
1 ovo batido para pincelar
açúcar em pó para polvilhar q.b.
manteiga para untar as formas (facultativo)
1 saqueta de preparado para creme de pasteleiro + 250 ml de água ( ou conforme a marca que usarem)


Preparação:

Ligue o forno a 220º.
Disponha a massa numa bancada de trabalho e corte tiras com cerca de 3cm de largura (eu medi mesmo com a régua).
Começando pelo fundo dos cones (que untei) vai-se enrolando sobrepondo um pouco de forma a unir a massa.
Pincelam-se com o ovo batido e dispõem-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Eu coloquei as formas em pé de forma a não assapar a massa enquanto cozia. Levar ao forno cerca de 15 minutos ou até dourar.
Desenforme mal saiam do forno e recheie quando estiverem frios.
Para o creme apenas juntei a água indicada na embalagem e bati 4 minutos na velocidade máxima com a batedeira.
Com a ajuda do saco de pasteleiro enchi e finalmente polvilhei com o açúcar em pó.


Bom apetite!

43 comentários:

  1. Ficaram tão lindas! Adorei :) Também tenho as formas de cornucópias, tenho que fazer!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Uma forma bem docinha de começar a semana, realmente
    bjinhos e BFS

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro e nunca fiz por não ter formas.
    Essas ficaram lindas , apetece mesmo ``roubar`` uma.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que buena manera para que se hagan todos por igual en el horno, yo no los ponía así y se me aplanaban.
    PErfecto.
    Graica

    ResponderEliminar
  5. Já comia uma :) Ficaram uma tentação.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Há quanto tempo não como disto...
    Uma delicia.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que marvilha Catarina ficaram excelentes, ate deu vomtade dee trazer umas para ca!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Catarina,
    isso é bom demais, adoro massa folhada e recheada melhor ainda!

    Beijos, bom fds!

    ResponderEliminar
  9. Devia ser crime estas coisas... que vontade de comer!

    ResponderEliminar
  10. Querida Kinhas,
    Agora é que me desgraçaste, pois estou para aqui a salivar que nem uma doida!!!
    Que delícia e que lindos ficaram amiga!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Oi,
    Adorei e aquele creme... de fazer "inveja"
    Bom fim de semana, Susy

    ResponderEliminar
  12. Humm... que deliciosa sugestão Catarina, aqui nós chamamos de canudinhos, linda receita!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  13. Eu tb queria fazer, mas ainda não comprei as formas.
    Estão mesmo super apetitosos!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Catarina minha amiga, estes canudinhos ficaram dimais.Me fez ficar babando logo cedo.Adoro estes canudinhos recheados com doce de côco, ficam divinos também.Arrasou amada.Beijos, tenha um excelente final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Ficaram maravilhosos, um esplêndido final de semana!

    ResponderEliminar
  16. Oi Catarina, esses canudinhos ficaram perfeitos !! Estou com água na boca olhando a tela e querendo vários, delícias!!

    Beijinhos e bom fim de semana
    Marisa

    ResponderEliminar
  17. Ficaram lindas e perfeitas, Catarina, parecem de compra de uma pastelaria... já não como há tanto tempo que vou levar 2 comigo, se não te importas ! ;-)

    Beijinho

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Vi-as no facebook, e estão mesmo bonitas! :)
    Perfeitinhas, perfeitinhas :)
    Um grande beijinho querida!

    ResponderEliminar
  19. Ave Cristo que visão..
    Menina eu queria umas 3 agorinha mesmo..
    E é isso mesmo.. logo 3 srrs
    Hummmm que ficaram lindas e super recheadas..
    Eita que eu amei a dica..
    Será que dou conta?

    Beijinhos no seu coração e um dia especial viu?

    ResponderEliminar
  20. Ai ai...Que não vale! Dos meus pastés favoritos! :D
    Tão bom Catarina! :)

    ResponderEliminar
  21. Faz tempos que não faço estes canudinho. Fazia muito quando os meus filhos eram crianças... Tenho dois livros com esta receita, é uma maravilha. Parabens para Luiza e voce que volta a publicar esta maravilha. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Eu fazia com recheios salgados de bacalhau, frango e carne seca e também doces, com creme, doce de leite e de ovos, fica uma maravilha..

    ResponderEliminar
  23. Amiga, estou conhecendo a mocinha da foto, de onde será?
    Ah!!!
    Já sei é a minha amiga Catarina antiga.

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Cat, que delícia de canudinho, ficaram lindos, parabéns...

    Bjsssssssss querida e um FDS muito maravilhoso e abençoado.

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha! De ficar com água na boca... Beijinhos e abraços,

    ResponderEliminar
  25. Amiga, assim vc mata a gente... rsrs.. que delicia de canudinhossss, deu agua na boca...
    Beijinhos, bom final de semana

    ResponderEliminar
  26. oi minha querida mas que maravilha ..amei e babei pela receita aqui no brasilk os cremes de pasteleiros não são tão apetitosos como este ..eu faço ele em casa mas dá um certo trabalho ..não gosto muito de fazer mas o seu menina do ceu esta maravilhoso sabe esta receita é uma das minhas delicias preferidas ..amei parabens linda bom finalk de semana
    bjão grandes

    ResponderEliminar
  27. Por cá também se encontra este creme nos supermercados.
    Ficaram um delícia, não é estranho que tenham desaparecido.

    ResponderEliminar
  28. Ficaram lindos :)
    Tenho de ver se arranjo essas formas :D

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  29. Catarina,
    estão perfeitas, parecem feitas por um chef de renome :)O meu filho adora este género de bolinhos. Nunca fiz, faltam-me as formas, mas fiquei incentivada a comprá-las de propósito.
    Não tarda, farei a participação no teu aniversário, o tempo tem sido pouco.
    Bjns

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. eu tb gosto mt mas ainda so fiz uma vez adorei as tuas mt bonitas e esse creme hum bjs

    ResponderEliminar
  31. Ficaram tão lindas!!! :)
    Fizeste-me recuar à minha infância, comia uma todos os domingos na feira!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Catarina minha mae é apaixonada por esses canudinhos, vou tentar fazer pra ela!
    Grande beijo e bom final de semana!
    Mel

    ResponderEliminar
  33. Ai que linnnndasssss!!! Eu quero umas!!!! Que pena não ter visto ainda à venda cá estas formas,porque a tua receita é bem fácil e ficaram maravilhosas!!! Amei!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  34. Que buenas Kinhas, adoro la crema pastelera y el hojaldre, así que la combinación es perfecta, y te han quedado tan bonitos!
    Un bico y buen finde

    ResponderEliminar
  35. Tão giras, Kinhas. E rápidas de fazer. Tenho mesmo de experimentar.

    ResponderEliminar
  36. Vou avançar na tela e a vontade é devorar tudo!! Ainda bem que essa delícia está bem longe de mim. Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  37. Olá amiga Catarina!!!

    Obrigada pela visita. Feliz restinho de domingo

    Abraços

    ResponderEliminar
  38. Catarina, que lindas!
    Não conhecia a receita. No Brasil temos o que chamamos de canudinhos, muito parecidos com as cornucópias. Sendo que podemos fazê-los salgados, e rechear com carne moída, atum, ou doce, recheando com doce de coco, doce de leite ou brigadeiro.
    Adorei ver a confecção das cornucópias e suas forminhas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  39. Amiga bom dia, tudo bem.
    Os canudinhos recheados são divinos.
    A minha mãe fazia para os meus aniversários, estou com saudades esta semana vou fazer, rsrsrsrsr...
    Lindo domingo pra ti.
    Beijos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas