domingo, 20 de janeiro de 2013

Cocotte de fiambre e ovo

Esta cocotte foi inspirada nos barquinhos da minha querida Isabel do Brisa Marítima e também dona do mundialmente famoso Blog do Chocolate! Se ainda não passaram por nenhum deles façam o favor de se apressarem pois a Isabel é um doce de pessoa e com iguarias de colar ao ecrã :)

Sábados à noite a dois em casa é sinónimo de petisco rápido para se desfrutar um pouco da companhia, por isso quando vi esta maravilha no dia que foi publicada decidi que seria isto o jantar no fim de semana.
Alterei a receita de modo a que ficássemos satisfeitos e ao gosto dos dois...

Devo dizer que ficou de comer e chorar por mais sem nos sentirmos empanturrados... Obrigada pela partilha minha querida!


Ingredientes (um pouco a olho)

1 rolo de massa folhada estendida de compra
fiambre q.b.
alcaparras de conserva q.b.
1 lata de cogumelos "gemas de ovo"
1 cebola pequena
1 fio de azeite
1/2 lata de tomate em pedaços
1 folha de louro
ervas aromáticas q.b.
sal e pimenta q.b.
queijo tipo mozzarela ralado q.b.
2 ovos


















Preparação:

Dispus num pirex a massa folhada e piquei-a. Deixei massa nos bordos para "fechar" e liguei o forno a 220º.
Numa frigideira, coloquei o azeite e a cebola às rodelas muito finas. Deixei alourar, juntei o fiambre cortado à tesoura, as alcaparras escorridas, os cogumelos também escorridos, o tomate, o louro, as ervas, sal e a pimenta. Deixei apurar um pouco mexendo sempre.
Coloquei então por cima da massa, polvilhei generosamente com o queijo ralado e dispus os ovos (que polvilhei cada um com uma pitada de sal).
Fechei os bordos e levei ao forno cerca de 35 minutos.


Bom apetite!



30 comentários:

  1. Hummmm... E eu pensava q a cocotte era alguma coisa super dificil de eu fazer!!
    Que aspeto maravilhoso!!
    Tenho que experimentar!!
    Bom domingo e beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm parece excelente! bjks e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Adoro os blogs da Isabel e tambem eu fiquei com a receita dos barquinhos na cabeca! Esta tua versão deve ter ficado maravilhosa pelo aspecto. Adoro este tipo de petiscos... Sou mesmo gulosa!

    ResponderEliminar
  4. Está delicioso Catarina! :)
    Que vontade de comer um bocadinho! :)*

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto maravilhoso, gostei da reinvenção da receita original:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Oi Catarina minha linda, ficou divino.Além de bonito deve ser delicioso.Adorei.Beijos querida, tenha um domingo maravilhoso.

    ResponderEliminar
  7. Olá Kinhas: que maravilha de receita. Ainda não tinha visto com massa folhada e adorei.Ainda esta semana, hei de fazer para mim e para o maridinho.
    Bjn e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Ai que bom!!! Tenho de fazer!
    Beijinhos e bom domingo!
    Madalena
    (E já comi mais 2 fatias hoje!)

    ResponderEliminar
  9. Adorei a sugestão! Que belo almoço!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Catarina,
    hummmmm......deu água na boca, isso é bom demais, hummmmm!
    Bela receita, conforta até a alma!

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  11. Esta cocotte ficou uma maravilha.
    Sabe tão bem fazer petiscos assim.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Olá kinhas, o aspecto está de cortar a respiração!!!
    Muito bom!!!
    Beijocas linda.

    ResponderEliminar
  13. wuau esta um sonho mt bonito adorei o grande formato bravo bjs ba.s

    ResponderEliminar
  14. Impossivel não fica com água na boca!!

    Delicioso!!! :)

    ResponderEliminar
  15. Passando para desejar uma semana abençoada!

    ResponderEliminar
  16. Querida,

    Tu é que és um doce de pessoa e eu gosto muito de Ti ! :)

    Obrigada por mencionares os meus espaços e por confiares e testares uma das receitas de lá ! :)))

    Adorei esta tua versão, ficou fabulosa Amiga, muito original e também muitissimo ao meu gosto ! Fico feliz que tenham gostado desta forma simples e divertida de refeição.

    Um Beijo bem grande e um forte Abraço !

    ResponderEliminar
  17. Pois é Catarina, também fiquei de olho na receita da querida Isabel. Tinha pensado em fazer este fim de semana, mas não deu. Gostei bastante também, da tua versão, ficou com muito bom aspecto.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina!
    A sua sugestão ficou maravilhosa hummm... que delicioso visual!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  19. Olá amiga!!!

    Feliz semana para todo seu kit familiar. Beijossssss

    ResponderEliminar
  20. Nossa que receita diferente! ADOREI! Vou arrasar o dia que conseguir fazer, rsrs! Beijão

    ResponderEliminar
  21. Jesus Cristo!!
    Isso sim é uma refeição dos deuses..
    Menina de Deus que eu estou aqui babando e desejando essa delícia..
    Olha que eu vou ter que fazer porque além de linda.. imagino que tenha ficado tudo de maravilhoso..
    Adorei a dica..

    E tudo o que disse sobre nossa querida Isabel é muito verdadeiro.. ela é uma pessoa adorável, super amiga.. e faz cada pecadinho na cozinha.. Eita lelê que adoro as receitinhas dela..

    Um beijo minha linda e um dia especial viu?

    ResponderEliminar
  22. Mas que perdição!!! Ficou super apelativo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Kinhas,
    Realmente a Isabel é um doce e linda pessoa e tu és outra pessoa linda e doce.
    Não nos conhecemos pessoalmente, mas bem que gostaria. Quem sabe um dia...juntamo-nos e tomamos um cafézinho.
    Agora quanto à receita, a Isabelinha dá-nos ótimas ideias e tu com a tua criatividade iventas.... :)
    Adorei! Vou fazer para quando a minha filha vier a casa. :)
    Boa semana e beijinho grande.

    ResponderEliminar
  24. Que prato completo..Perfeito!! Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  25. Linda receita amiga! E dever ser muito da saborosa! Beijos

    ResponderEliminar
  26. Fica realmente uma coquete maravilhosa e é uma óptima receita, visto podermos faze-la com os ingredientes que mais gostamos :)

    Adorei!

    Bons cozinhados *

    ResponderEliminar
  27. Olá Catarina,
    parece que já somos duas a inspirar-mo-nos nas barquinhas da querida Isabel do Brisa Marítima (que como bem disseste é uma referência). Adorei esta tua versão, ficou com aspeto divinal. Eu fiz outra versão que publicarei em breve.
    Bjns

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha amiga. Ate estou a babar com esta tua iguaria divina!!!
    Beijocas,
    Lia.


    P.S. - Amanhã será publicada a minha participação na tua festinha :)))))!!

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas