quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Camarões salteados para acompanhar risotto de cogumelos porcini e ervilhas

Como há muito tempo que não comia camarão, num destes dias ficou decidido este petisco seria o jantar.
Acompanhei com um belo risotto que tanto gosto e duas bocas famintas ficaram plenamente satisfeitas com o repasto..


Como fiz o camarão:

Numa frigideira, coloquei um fio de azeite, alho em pó (não tinha alhos em casa), 1 folha de louro e uma pitada de sal. Coloquei os camarões (já cozidos - comprei congelados no IKEA) e deixei alourar até ficarem dourados. No final polvilhei com salsa muito picada e servi a acompanhar o risotto.



E agora o risotto:

Ingredientes (3-4 pessoas)

1 cebola grande
1 fio de azeite
350 gr de arroz arbóreo (próprio para risotto) - usei arroz carnaroli
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
1 saqueta de açafrão com cogumelos porcini (imagem abaixo)
100 gr de ervilhas
sal e pimenta q.b.
salsa picada q.b.
queijo parmesão ralado q.b.



Preparação:

Coloque as ervilhas a cozer em água temperada com sal. Deixe cozer, escorra e reserve.
Aloure a cebola no azeite. Junte o arroz, mexa bem e junte o vinho branco. Mexa bem e vá juntando aos poucos o caldo de legumes enquanto coze (demora cerca de 20 minutos). Junte o açafrão, o sal , a pimenta e as ervilhas que reservou. Quando terminar de cozinhar polvilhe com a salsa picada e o queijo. Sirva de imediato.

 

Bom apetite!

23 comentários:

  1. És uma má! Adoro!
    se estivesse grávida ficava já com desejos! :P
    Vou levar este prato comigo! Não quero nem saber! :P

    Beijinhos;

    Aurea sá

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto super apetitoso e as cores ficaram tentadoras, agora dava umas garfadas nesse prato:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Bem...Eu ficava também satisfeita! :D
    Ver isto a estas horas da noite não está com nada!
    eheheh

    ResponderEliminar
  4. Kinhas,
    Está mais que combinado!!! Fico a ajudar pela oportunidade e assim que surja avisa-me.
    Obrigada pelo teu carinho.
    Quanto ao teu jantar deve ficado uma delícia... Hummm que aspeto ...
    Bem vou-me embora dizendo-te também estás no meu <3
    Um abracinho bem apertadinho :)

    ResponderEliminar
  5. Êta rango mais gostoso!!!! Eu quero um pratinho desses... Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Está de dar água na boca, um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  7. Hummmm só delícias em rsrs
    Menina eu sou louca por risoto.. mas não consigo fazer um que fique bonito..
    O seu tá com uma carinha linda.. adorei a dica..
    Os camarões estão convidativos.. aliás o prato está perfeito..
    Um beijo no seu coração e um dia especial viu?

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina!
    Ficou um prato lindo e muito apetitoso, eu amo risoto assim amarelinho com açafrão humm... que delicia!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  9. Adoro camarão e com um risotto para acompanhar ficou perfeito.
    Eu já almoçava...
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Ficou um prato lindo e aposto que era delicioso!

    ResponderEliminar
  11. Olha que boa refeição para o meu almoço lol
    Sabia-me mesmo bem um pratinho desses :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  12. Este prato ficou delicioso, adorei!!! O risotto devia estar fantástico :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Uma refeição magnífica e super deliciosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  14. Eu aprecio muito um bom prato de risoto. Ainda mais com o frio que se instalou e teimar em não ir embora.
    E os camarões são sempre queridos!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Este prato ficou perfeito para mim!!! Adorei o aspecto, e adoro tudo o que usaste :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Menina que show essa receita. Adorei. Aqui temos uma lagoa que tem camarão, esse fim de semana vamos lá pegar uns. A receita já tenho.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  17. Catarina,
    a cor e o aspecto do seu risoto ficou tentador,
    belo prato!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  18. Olá querida!!!

    Obrigada pelo selinho, viu? só hoje pude publicar...

    Beijos e uma linda sexta feira.

    ResponderEliminar
  19. se ve muy jugoso Kinhas, y muy bien presentado, yo también acabaría satisfecha con este plato.
    Un bico

    ResponderEliminar
  20. Querida,

    Camarão e risotto !
    Que mais poderia eu desejar ?
    Que delcioso aspecto, também eu ficaria mais do que satisfeita ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Prato lindo, mas nem posso passar junto, por causa da alergia aos frutos do mar e aos peixes de uma maneira geral. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  22. Catarina minha querida, ficou chique e delicioso.Adoro camarão.Arrasou amiga.Me deixou com água na boca.Beijos amada.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas