segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bolo de frutos silvestres

Já tinha mencionado no Facebook a semana passada o percalço que tinha acontecido com este bolo.. Lá vou eu toda contente para desenforma-lo e eis que o pobre fica colado a uma forma de silicone nova a estrear! Fiquei furiosa e praguejei tanto que acho que os vizinhos ouviram os meus lamentos... Enfim, fui então informada que isto pode acontecer e a mim foi a primeira vez!
Todo desengonçado, lá seguiu até casa do meu irmão para servir para o lanche com as minhas princesas da Suiça :)
Estava mesmo bom (modéstia à parte)....


Ingredientes:

100 gr de manteiga amolecida ou derretida
3 ovos
1 pitada de sal
125 ml de natas
200 gr de açúcar
1 pacote de açúcar  baunilhado
150 gr de farinha
50 gr de maizena
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 embalagem de frutos vermelhos congelados (deixei descongelar um pouco)


Preparação:

Bata bem a manteiga com os ovos, o sal e os açucares. Junte a farinha peneirada com o fermento e a maisena e as natas e volte a mexer para envolver. Por fim junte os frutos e envolva novamente. 
Coloque a massa numa forma redonda sem buraco e deixe cozer em forno pré-aquecido a 180º cerca de 60 minutos ou até o palito sair seco.
Retire e desenforme morno.


Bom apetite!

Nota: poderão encontrar esta mesma receita em versão queques e com os ingredientes originais aqui.

E com este bolinho participo na BC do Arco Íris Edição Final criado pela Margarida do Tachos vs Panelas e que ao mesmo tempo festeja 39 lindas primaveras.
Minha querida espero que gostes!

E por falar em primaveras, não se esqueçam que ainda podem preparar o que quiserem para a minha festa de anos! É já no dia 4 de Fevereiro! Não se atrasem ;)

39 comentários:

  1. Catarina isso acontece sempre na primeira vez que utilizas uma forma de silicone. Mas o teu até ficou bem lindo. Adorei a receita. Deve ser mesmo muito bom.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. As formas de silicone tem vontade própria! kkkkkk
    Mas apesar dos problemas, o bolo saiu uma maravilha!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei Catarina! :)
    Deve ser delicioso o bolo! :D
    O que importa é mesmo o sabor!*

    ResponderEliminar
  4. Amiga, que lindo bolo, e as frutas... nham, nham, nham... eu queroooo...

    ResponderEliminar
  5. Adoro frutos silvestres e este bolo deve ficar fantástico!! Em relação às formas de silicone, o último acidente que tive foi há 4 anos... Mas pode acontecer a qualquer um, isso é verdade!! Não desanimes :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Amiga, vc me fez rir muito com a novela do bolo.
    Ainda bem que teve um final feliz, com direito até a princesas kkkkkkkkkkk
    Cat, vc sabe que o teu lugar vai estar tá sempre reservado na minha mesa...

    Bjsssssss querida e que a tua semana seja muito abençoada.

    ResponderEliminar
  7. Comigo já é normal ficar estressada com qualquer bolo, já não é novidade, rs. Mas o sabor deve ter ficado irresistível hein! Beijão

    ResponderEliminar
  8. Desengonçado ?
    Querida, eu dava-lhe o desengonçado que era um instante !!! :)))))

    Delicioso de aspecto como ficou, tenhoa certeza que ninguém reparou nisso, só tu mesma que o fizeste e percebo-te na perfeição !

    Adorei a receita, amiga !

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. É estresse as vezes rola mesmo, mas temos que ter calma e tudo dará certo!
    O bolo está perfeito, deve ter um sabor super interessante
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Tem óptimo aspecto! Já estou aqui a salivar só de pensar no bolinho!

    ResponderEliminar
  11. Desengonçado que nada, ficou foi mesmo apetitoso! Beijos

    ResponderEliminar
  12. Querida,
    não se nota nada que tiveste esses percalços, está lindo e com aspeto maravilhoso. Vou buscar um chazinho e já me sento aqui a comer do teu bolinho, pode ser?
    Bjcas

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Ficou uma maravilha, adorei a testura com os frutos vermelhos :) Devia estar uma bela delicia! E quanto ao precalço não se nota nadinha!

    Beijinhos,
    JOana

    ResponderEliminar
  14. Amiga,
    sou amante de um bolinho e feito assim com frutos
    vermelhos melhor ainda, que delícia!
    Ficou bom demais!

    Amanhã vou postar a receita p/ o seu aniversário espero
    que vc goste.

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  15. Levo duas fatias comigo :)

    Sorria sua semana será muito especial!
    Para ajudar, estou passando para que comece com muitos beijos :)
    1000 beijos carinhosos para você.
    B.V.

    ResponderEliminar
  16. Olá querida!
    Bolo desengonçãdo ou não o mais importante é o sabor que deve ser divino com estas frutas vermelhas!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  17. Olá Kinhas: a mim parece-me bem perfeitinho e por dentro então, está fabulosos, com os frutos vermelhos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Esses acidentes acontecem, mas não tira o sabor. Adorei sua receita e farei em breve.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  19. Oi Catarina formas de silicone tem dessas coisas.Elas assam mais rapidamente que as outras, por isso se deve coloca-las na grade de cima do forno.E se quiser garantir que não aconteçam esses incidentes forre-a com papel manteiga ou unte muito mais que as tradicionais.
    Mas este incidente não tirou o brilho do seu bolo.
    Certamente que fez sucesso com suas princesas, parece delicioso.Adoraria uma fatia para o lanche da tarde.
    Beijos querida, tenha uma semana cheia de bençãos.

    ResponderEliminar
  20. Aí Catarina nao reparo mesmo nada no bolo! Parece-me lindo e apetitoso!

    ResponderEliminar
  21. Parece mesmo bom esse teu bolo, que maravilha!

    ResponderEliminar
  22. Catarina,
    Sou sincera, não sou muito adepta de silicone. Já experimentei umas formas e não me tem corrido bem, voltando ás formas tradicionais. O teu bolo ficou na mesma com um aspecto delicioso. Adoro tudo o que leva frutos vermelhos.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  23. Eu acho que ficou com bom aspecto.
    O interior esta uma delicia,eu adoro frutos silvestres.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Amiga Catarina não fique triste, o que mais importa é o sabor e nisso parece delicioso!
    Beijinhos da Ana

    ResponderEliminar
  25. Os meus bolos costumam ficar feios :( portanto aprendi a importar-me mesmo só com o sabor hehe

    ResponderEliminar
  26. Por acaso ia dizer que em queques também devia ficar mesmo bom. :) E falta pouco para dia 4! :)

    ResponderEliminar
  27. Olá amiga!!!

    Feliz semaninha!!!

    beijos e parabéns pela classificação.

    ResponderEliminar
  28. Aparência deliciosa..vontade de tomar com um chá ou café!! Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  29. Que beleza querida. passando para desejar um dia iluminado!

    ResponderEliminar
  30. Olá, passando aqui pela primeira vez e encontrando muitas receitas interessantes e gostosas. Gostei do seu cantinho e já o sigo. E esse bolo de frutos silvestres, desengonçado ou não, me parece delicioso!!

    Bjs
    Marisa

    ResponderEliminar
  31. Olá Kinhas linda,
    Não sei se é útil ou não, mas aconselha-se a que os utensílios de silicone sejam sempre lavados com água a ferver e detergente da louça, antes da 1a utilização. Faço sempre isso com os meus e tem resultado...
    Bom, acidentes à parte, acho que o charme dos bolos caseiros está precisamente em não ficarem perfeitos e este, com estes ingredientes, só pode ser uma delícia mesmo!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  32. Catarina,
    a minha receita de hoje é para o seu aniversário espero que vc goste!
    bjs

    ResponderEliminar
  33. Olá
    Eu adoro tudo o que tenha frutos silvestres, aposto que este bolo era fantástico!

    ResponderEliminar
  34. Querida Catarina não parece nada que esteja desengonçado!!! Tinha lido no facebook o que tinha acontecido (a mim também já me aconteceu. Malditas formas, tão práticas e às vezes tão idiotas) mas não parece de todo estragado :)
    E o mais importante é o sabor e se estava delicioso óptimo!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  35. Nossa ficou lindo menina..
    Com uma deliciosa carinha de "quero mais uma fatia"
    Eita que eu amei por demais da conta a dica..
    Que participação linda na festa da nossa linda amiga Margarida..
    Um beijo imenso e cheio de carinho viu?

    ResponderEliminar
  36. Adorei, tem aspeto mesmo apetitoso com esses frutos silvestres. Parabéns. Beijinhos e abraços,

    ResponderEliminar
  37. Ai que delicia :P
    Esse bolo devia estar otimo :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Te imagino furiosa con el molde ¡como te comprendo!... ¡que rabias!... Pero al final estaba rico... ves, como a veces merece la pena tomarse la vida con calma, pero ya se lo que me vas a decir, cada uno es como es,... que te conste, que yo también soy así y eso que tengo unos cuantos años más que tu, me he ido moderando , pero...
    Un bico y no me he olvidado de tu cumple

    ResponderEliminar
  39. Catarina minha amiga... eu nao gostei adorei ehehehehehhe!!! Um bolo mesmo excelente e bem ao meu gosto!! Quanto á forma, a mim nunca me aconteceu, mas eu vou-te ser sincera, nao tenho formas de silicone ehehehehe!!! Amiga o meu post da BC vai sair na 3ª feira!!!

    Beijocas e muito obrigado pelo teu carinho e amizade!

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas