sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Croissants de chocolate e nectarinas e as minhas merecidas férias!!!

Um serão com a minha melhor amiga S. foi o mote para estes croissants. Simples, práticos e deliciosos!


Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada estendida de compra
Pepitas de chocolate q.b.
3 nectarinas
1 ovo
Açúcar em pó para polvilhar


Preparação:

Estenda a massa e corte-a em 8 triângulos. Em cada triângulo coloque nectarina cortada aos pedacinhos pequenos e algumas pepitas de chocolate.
Enrole-os de fora para dentro, aperte as pontas e pincele com o ovo batido.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 15 minutos ou até dourarem.
Depois de frios polvilhe com o açúcar em pó.



















Bom apetite!

A Kinhas vai de férias até à terra natal - Porto :) Volto dentro de 15 dias depois de muito descanso, passeio e acima de tudo estar com a minha família! Vou ter saudades vossas porque durante este tempo será pouco provável que aceda à Internet e visite os cantinhos que me são queridos! Mas não me esqueço de vocês, levo-vos no coração!

Beijinhos e até breve!!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Queijadas sem glúten

Penso que já referi aqui algures no blogue que trabalho numa casa com dois meninos com intolerância ao glúten. Por vezes gosto de os mimar um pouco e principalmente quando eles se portam bem (!). Então fiz-lhes estas queijadinhas que encontrei no livro "100% sem glúten" da Alexandra Gameiro. Fiz duas crianças felizes porque a "Ana" (sou Ana Catarina) levou-lhes um miminho :)

Nota: a receita pode ser adaptada à versão normal basta alterar a farinha.


Ingredientes:

500 ml de leite
100 gr de farinha sem glúten
50 gr de manteiga
2 ovos
175 gr de açúcar



Preparação:

Misturam-se todos os ingredientes muito bem e colocam-se em forminhas untadas e polvilhadas. Levam-se a cozer em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 45 minutos (se for com farinha normal talvez demore um pouco menos de tempo).



Bom apetite!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Risotto de cogumelos campestres

Sou fã assumida de risotto! Já experimentei algumas versões e a que hoje trago é talvez das mais habituais...
Simples de fazer e delicioso no paladar...


Ingredientes:

1 cebola
1 fio de azeite
350 gr de risotto
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
sal e pimenta q.b.
300 gr de cogumelos campestres
salsa picada q.b.
queijo parmesão ralado q.b.


Preparação:

Num tacho aloure a cebola picada no azeite. Junte os cogumelos e mexa bem até os cogumelos diminuírem o tamanho. Adicione o risotto e o vinho e mexa bem. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos e tempere com o sal e a pimenta.
No fim da cozedura, junte um pouco de salsa picada e o queijo e sirva de imediato.


Bom apetite!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bolo de creme fraiche e maça

Este bolo surgiu para gastar duas embalagens de creme fraiche e umas maças que já pediam misericórdia. Encontrei a ideia aqui mas adaptei-a ao meu gosto e posso dizer que ficou um bolo muito bom e que hei-de repetir mais vezes.


Ingredientes:

3 ovos
1 + 1/2 chávena de chá de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
400 ml de creme fraiche (o equivalente a duas embalagens de 200 ml cada uma)
2 chávenas de chá de farinha
3 maçãs descascadas


Ingredientes:

Bata os ingredientes pela ordem descrita, batendo bem entre cada adição. Misture apenas o equivalente a 2 maças ao cubinhos na massa e por cima da massa já na forma disponha fatias da outra maça.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 45 minutos.

Bom apetite!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jardineira de lulas e selo!

Este prato tão simples de preparar serviu para o jantar um dia destes cá em casa, para mim e para um casal muito meu amigo (L. e M.). Já lhes tinha feito uma vez mas não tinha ficado como eu costumava fazer, pelo que decidi tentar outra vez e agora sim, foi vê-los comer deliciados este petisco.

Também quero agradecer à Milia do blogue "Cousas de Milia" pelo selinho que me ofereceu! Desta vez não vou seguir as regras e ofereço-o a quem o quiser levar pois gosto muito de todas/todos vocês :) Estejam à vontade!


E agora a receita!!!


Ingredientes:

400 gr de lulas limpas
1 cebola
1 fio de azeite
1 lata de tomate em cubos
1 embalagem de mistura de ervilhas e cenouras baby
2 chouriços de colorau (ou linguiça)
500 gr de batatas
sal, alho em pó, 1 folha de louro
1 dl de vinho branco
água q.b.


Preparação:

Faça um refogado com a cebola picada no azeite. Deixe ficar macia e junte o tomate, as lulas cortadas em rodelas, o chouriço sem a pele e cortado ás rodelas também, e as batatas. Junte os temperos, o vinho e a água e deixe ferver. Quando isto acontecer, reduza ao lume e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Entretanto junte as ervilhas e as cenouras e deixe continuar a cozer mais 20 minutos.
Servi acompanhado com arroz branco.

Bom apetite!

domingo, 23 de setembro de 2012

Bolo de aniversário

Este bolo foi mais uma encomenda que me fizeram, claro que ainda tenho muito para aprender pois não tenho técnica de corte e decoração (em breve farei um workshop de cake design e posteriormente o curso completo), mas para quem o comeu foi muito elogiado.
Fiz dois bolos que sobrepus recheados apenas com natas batidas com açúcar e uma decoração como vêem muito simples.



Ingredientes (para cada bolo! ou seja dupliquei a receita que aqui apresento)

7 ovos
200 gr de açúcar
150 gr de farinha
sumo e raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio e cobertura:

2 pacotes de natas
4 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar (com a batedeira ou batedor de varas) até fazer espuma. Junte o sumo e a raspa da laranja e continue a bater.
De seguida adicione a farinha com o fermento peneirada e envolva muito bem para criar uma massa fofa.
Unte e polvilhe a forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-25 minutos. Desenforme morno.
Entetanto bata as natas com o açúcar e barre a superfície do bolo que fica por baixo, sobreponha o outro e cubra com o restante chantilly.
Decore a gosto.

Bom apetite!

sábado, 22 de setembro de 2012

Legumes gratinados com bifes espetados

Queria agradecer a todos os elogios feitos ao novo visual do blogue, já queria fazê-lo à muito mas tinha receio de perder algumas das mini-aplicações e que não ficasse ao meu gosto. Penso que (e usando as palavras da Isabel do Blogue do Chocolate) está mais selecto e apelativo. Espero que tenham gostado da mudança! Hoje trago-vos mais uma sugestão do que propriamente uma receita, mas deixo-vos uma ideia em que as batatas, arroz ou massa não fizeram parte do cardápio...


Ingredientes e preparação:

Cozi os legumes (usei curgete e brócolos)  em água temperada com caldo de legumes.
Escorri e coloquei numa travessa. Por cima dispus queijo que desse para derreter (usei mozzarella fresca) e molho bechámel de compra. Levei ao forno até gratinar.
Entretanto cortei os bifes que eram um pouco altos em cubinhos e coloquei-os nos espetos. Temperei com sal fino e alho em pó e levei a fritar.
E voilá, estava a refeição pronta!



Bom apetite!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

BC Ingredientes de A a Z - Letra D - Salada de delícias do mar

A semana foi produtiva em termos culinários só a partir de quarta feira e encontrar um dos ingredientes para esta BC foi tarefa verdadeiramente impossível! Então fui repescar esta receita aqui ao blogue cujo ingrediente escolhido foi as delícias do mar. Fica aqui o link da Salada de delícias do mar e uma foto correspondente à mesma.




Selinho oferecido pela Márcia (Prata da Casa)

A vossa amizade ainda que seja, por agora, virtual significa muito para mim! Sinto-me acarinhada neste mundo blogueiro onde à uma incomum partilha de afectos e sabedoria! Desde que vos conheci que me sinto um pouco mais completa e tenho que confessar: não vivo sem o meu blogue e visitar todos os dias as vossas cozinhas e cantinhos onde tenho tanto para aprender!! Prova dessa amizade foi este selinho oferecido pela doce Márcia (Prata da Casa) que não estando eu a contar com ele, me encheu de alegria!
Ora ditam as "regras" que tenho de entregar este mesmo selo a 5 amigas.. A tarefa difícil é que eu gosto muito de todas vocês e não me levem a mal as meninas que desta vez não tiveram direito a prenda, mas outras oportunidades virão!
Então as contempladas são:


  1. http://ideiasdamoranguetes.blogspot.ch/ - Anabela 
  2. http://tentacoesobreamesa.blogspot.ch/ - Lenita
  3. http://blogdochocolate.com/ - Isabel
  4. http://salsaverdelia.blogspot.ch/ - Lia
  5. http://sao33.blogspot.ch/ - São
E aqui está o selinho que vocês têm que oferecer a outras 5 blogueiras (cada uma)!


Aproveito também para agradecer os votos de melhoras que me foram enviados por todos/todas vocês e informar que já estou 90% recuperada (apenas com um pouco de tosse) e pronta para mais cozinhados e guloseimas! Já andei de volta da cozinha ontem e hoje, pelo que durante os próximos dias novas sugestões vão aparecer por aqui.

Beijinhos ;)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pita bruschetta de atum

O jantar por estes dias inspirou-se no Leve & Saboroso e na Narwen, talvez porque não me apetecesse cozinhar, mas sim apenas petiscar...
Não é uma receita, é apenas uma ideia quando se tem fome, mas também algum cansaço à mistura...


Ingredientes e preparação:

Coloquei 3 pães pita no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Polvilhei com umas gotas de água para não ficar seco.
Distribui o conteúdo de 1/2 lata de tomate pelado em cubos pelo pão e polvilhei generosamente com queijo mozzarella. Abri uma lata de atum, escorri o azeite e coloquei um pouco em cada um dos pães. Polvilhei com ervas aromáticas e levei ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 6 minutos.


Bom apetite!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bolachas de manteiga (com pepitas de chocolate)

Andava a adiar de dia para dia a minha primeira tentativa de fazer bolachas. Pesquisei nos blogues da minha preferência e encontrei na Cozinha Tricolor uma receita simples que para testar serviu perfeitamente. Não saíram tão bonitas (nem com certeza tão boas) como as originais, mas com o tempo hei-de aperfeiçoar.


Ingredientes (rendeu cerca de 40 bolachinhas)

100 de manteiga amolecida
100 gr de açúcar
1 ovo
250 gr de farinha
 pepitas de chocolate q.b. (eu coloquei, é opcional)

Preparação:

Misture a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o ovo e mexa.
Acrescente a farinha e envolva bem até obter uma massa homogénea.
Guarde a massa envolta em película aderente por 20 minutos no frigorífico.
Numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com a ajuda do rolo de cozinha. Corte as bolachas com o cortador próprio. Forre os tabuleiros com papel vegetal e coloque sobre este as bolachas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourarem.  Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e retire as bolachas do tabuleiro.
Nota: em algumas bolachas, coloquei por cima pepitas de chocolate, pressionando levemente sobre a massa.


Bom apetite!

Queria pedir desculpa desde já a quem me segue, por alguma falha da minha parte no que toca a comentários, mas esta semana e a próxima vão ser de muito trabalho (tenho que deixar tudo em ordem antes das férias) pelo que agradeço a vossa compreensão se eu não comentar as vossas iguarias no próprio dia. Beijinhos e fiquem bem :)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Esparguete com curgete e tomates cereja

Depois de um fim de semana complicado com a maldita gripe, hoje trabalhei apenas de manhã, tendo tirado a tarde livre para descansar e fazer algumas coisas que não pude durante o fim de semana. Então para não perder muito tempo, ao almoço optei por um prato simples (e vegetariano) e que ficou pronto em 15 minutos.
Aqui fica a ideia...


Ingredientes e preparação:

Coza o esparguete (ou outra massa da vossa preferência) "al dente" em água temperada com um fio de azeite e sal. Escorra a água e reserve.
Numa frigideira, coloque um fio de azeite, junte a cebola cortada em rodelas muito finas, deixe ficar macia.
Entretanto junte a curgete em rodelas o mais finas que conseguir cortar e deixe cozinhar 3 minutos. Tempere com sal e pimenta. Se seguida junte os tomates cortados em 4 e polvilhe com ervas aromáticas da sua preferência e deixe cozinhar 2 minutos.
Coloque por cima do esparguete e polvilhe com queijo parmesão ralado. Misture e sirva.


Bom apetite!

domingo, 16 de setembro de 2012

Madalenas de azeite e mel

Queria agradecer a todos os votos de melhoras e o carinho que me deixaram aqui no blogue e das mais variadas maneiras. Ainda não estou recuperada, longe disso, mas já estou medicada e a seguir os conselhos que me foram dados por todos vocês. Tinha as  fotos desta receita que já fiz há algum tempo, escrevi-a num instante para deixar-vos como forma de agradecimento pela preocupação que tiveram comigo. A todos o meu muito sincero OBRIGADA.
Por isso hoje a simplicidade vem em forma de bolos... Mais palavras para quê?


Ingredientes:

4 ovos
60 gr de azeite (coloquei 75 gr e na receita original é manteiga que se deve colocar)
50 gr de mel (coloquei 75 gr)
200 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Bata os ovos. Junte o azeite e o mel e continue a bater. Peneire a farinha com o fermento e continue a bater até obter um preparado cremoso e claro. (se necessário vá adicionando azeite e mel para conseguir obter a mistura cremosa, eu assim o fiz).
Distribuem-se por forminhas untadas e polvilhadas apenas cheias até meio. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos. Desenforme quentes.

Bom apetite!



Adaptado de: Bolos para chá - Colecção para bem cozinhar da Impala

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semifrio à Kinhas

Podia ter sido um verdadeiro desastre, mas não foi... Podia ter tido um destino mais do que provável, mas não teve... O bolo que vos apresentei aqui , transformou-se tipo Gata Borralheira em Cinderela e surgiu esta ideia (louca!) mas na minha singela opinião genial!! Para quem perguntou o que teria feito eu ao bolo, aqui vos deixo o resultado:


1 bolo de chocolate (ver aqui )
1 pacote bolacha maria
gelado q.b. (coloquei 2 cornetos de baunilha com bolacha incluída e um pedaço de viennetta de café)
125 ml de natas para a massa base
2 pacotes de natas batidas em chantilly para a cobertura (apenas coloquei uma colher de sopa de açúcar)
Nougat para decorar


Preparação:

Façam o bolo de maneira a que fique como eu o deixei (com o creme por dentro).
Numa taça, quando ele estiver frio, amassem-no bem com a bolacha Maria partida aos pedaços e com as natas. Forrei o fundo uma forma redonda de fundo amovível com esta pasta. Coloquei no frigorífico enquanto esmaguei os gelados. Coloquei por cima e levei ao congelador (ficou lá uma noite porque já estava cansada e não me apeteceu acabar a sobremesa, mas vocês levem só 30 minutos!). Depois bati as restantes natas em chantilly com o açúcar coloquei por cima e decorei com o nougat!
E ficou pronto o semifrio! E agora sim gostei do resultado ;)



Bom apetite!

E com esta receita participo no Ingredientes de A a Z da B.V. e cuja letra desta semana era o C e os ingredientes escolhidos foram o chocolate e o chantilly!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sopa de espinafres

O Outono chegou e com ele as sopas reconfortantes... Gosto de sopas e cremes simples, com poucos ingredientes mas nutritivas, e como adoro espinafres decidi fazer esta sopa para aconchegar o estômago depois de um longo dia de trabalho.
Fica a sugestão...


Ingredientes:

  • Batatas
  • Cenoura
  • Cebola
  • Água
  • Espinafres
  • Sal e azeite
  • 1 punhado de arroz


Preparação:

Descasque as batatas, cebola e cenoura e parta tudo em pedaços pequenos. Coloque na panela com água e leve a cozer. Depois de cozido, rale com a varinha mágica, coloque os espinafres lavados e escorridos, o arroz e tempere com sal e um fio de azeite. Deixe cozer os espinafres e o arroz e a sopa está pronta.


Bom apetite!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolo Vulcão de chocolate - a experiência quase falhada!

Olá meninas! Depois de ter colocado a foto no Facebook do blogue, trago-vos a receita da "coisa" como eu lhe chamei... As experiências por aqui sucedem-se não há velocidade da luz (bem eu gostava), mas lentamente pois ando cheia de trabalho (mudança de horários) e a organizar as ideias para as férias que se aproximam.
Então o bolo chama-se assim (fui perguntar a quem entende mais de pastelaria do que eu) porque não coze todo o seu interior, tem que ficar esta espécie de mousse lá dentro!
Sinceramente desiludiu-me, talvez por não estar habituada a estas modernices ou porque ao corta-lo e ver o que estava a acontecer ficasse tão decepcionada que nem o soube saborear...
O resultado foi que este mal fadado bolo ia ter como destino o caixote do lixo, mas foi reaproveitado numa outra ideia que surgiu logo após a desgraça e com o apoio e sugestões de quem viu as fotos saiu uma sobremesa que irei publicar brevemente.
Deixo-vos então a receita para que possam testar e quem sabe saborear um bolo que eu não fui capaz de, mesmo sendo uma adepta fervorosa de bolos de chocolate...


Ingredientes:

150 gr de farinha
190 gr de açúcar
200 gr de chocolate de culinária
4 ovos
160 gr de manteiga



Preparação:

Pré-aqueça o forno a 220º.
Numa taça misture a farinha com o açúcar e os ovos e bata até obter um creme claro e compacto.
Derreta a manteiga com o chocolate e incorpore na massa.
Coloque numa forma comprida tipo bolo inglês untada e polvilhada e coza no forno no segundo nível a contar de baixo por 14 minutos exactos (deixei 17 e depois de desligar o forno ainda ficou mais 8 lá dentro).
Sirva polvilhado com açúcar em pó (não coloquei, preferi decorar só com o chantilly).



Bom apetite!


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Picadinho de salsichas

Hoje trago-vos uma sugestão muito rápida, fácil e económica para os tempos que agora se vivem aí em Portugal. Porque apertar o cinto não significa deixar de comer. Foi uma sugestão que me deu o meu grande amigo P. num dia em que as ideias simplesmente não surgiam (já fiz esta receita a semana passada). Espero que gostem!


Ingredientes:

1 lata de tomate em cubos
1 cebola
1 fio de azeite
1 lata de salsichas (não usei, troquei por cervelas - salsichas suíças)
sal, alho em pó q.b.
manjericão q.b.
água q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Faça um refogado com a cebola picada no azeite. Deixe ficar macia e junte o conteúdo da lata, bem como as salsichas cortadas muito pequeninas e a folha de louro. Tempere com o sal, o alho em pó e o manjericão seco. Adicione água suficiente para fazer um pouco de molho e deixe estufar em lume médio cerca de 10 minutos.
Acompanhei com massa cotovelos cozida "al dente".



Bom apetite!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pãezinhos de lanche

Domingos à tarde em casa, sem nada para fazer e em que só me apetece preguiçar são raros!  Gosto de me mexer de um lado para o outro e nunca estou quieta. Então decidi arrumar a casa, ou por outras palavras, mudar um pouco a disposição das coisas na casa... Foi quando me lembrei que tinha de me mimar um pouco e tentar fazer algo diferente que não fosse na vertente bolos. Descobri esta receita que hoje vos trago e se fiquei com receio que saísse mal, quando os tirei do forno os receios dissiparam-se. Desapareceram num piscar de olhos porque foram lanche, jantar e ceia ;)




















Ingredientes (rendeu 12 unidades)

500 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
100 gr de açúcar
125  gr de margarina
1 ovo
1 colher de café de sal
leite q.b. (usei cerca de 250 ml)
1 gema de ovo
margarina para untar e farinha para polvilhar

Preparação:

Numa taça funda, coloque a farinha, o fermento, o açúcar, a margarina e o ovo e amassa-se com as mãos, juntando o leite necessário para que a massa se descole do recipiente.
Tende-se uma bola e, de seguida, forma-se um rolo. Corta-se a massa em partes iguais, que se rolam sobre uma superfície enfarinha, para lhes dar uma forma esférica (eu fiz as bolas com a palma das mãos).
Colocam-se num tabuleiro untado e polvilhado (usei uma folha de papel vegetal enfarinhada), pincelam-se com a gema de ovo e levam-se ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos (verificar a cozedura com um palito).

Passo a passo:











































Bom apetite!

Adaptado de: Colecção "Para bem cozinhar" - Bolos para chá da Impala



domingo, 9 de setembro de 2012

Lasanha de frango com cenoura e cogumelos

Como já referi aqui várias vezes sou uma verdadeira fã de massas, então hoje para o almoço decidi fazer uma lasanha um pouco mais leve pois usei carne de frango para a elaborar. Foi uma ideia que saiu na hora e para mim muito saborosa.



Ingredientes:

400 gr de peito de frango
1 cenoura
1 lata de cogumelos laminados
1 cebola
1 fio de azeite
1 dl de vinho branco
água q.b.
1 folha de louro
sal, alho em  pó e ervas aromáticas q.b.
12 folhas de lasanha
750 ml de molho bechamel de compra
queijo parmesao ralado q.b.




Preparação:

Comece por picar na picadora ou no processador a carne. Entretanto num tacho coloque a refogar a cebola picada no azeite.
Quando a cebola estiver macia, junte a cenoura descascada e cortada em cubos pequeninos. Adicione a carne, misture e junte o vinho, sal, alho, louro, ervas aromáticas, os cogumelos e a água necessária para estufar. Coloque o lume no médio e deixe estufar cerca de 15-20 minutos.
Entretanto, num tabuleiro de ir ao forno, barre-o com manteiga. Disponha uma camada de folhas de lasanha, de seguida uma camada de molho de carne e uma camada de bechamel. Repita a operação sucessivamente, sendo que a última camada deverá ser de folhas de lasanha apenas cobertas com molho bechamel e com bastante queijo de forma a cobrir toda a superfície.
Leve ao forno até a massa estar cozinhada (eu usei da marca Barilla que vai a 220º durante 20 minutos e sem pré-cozedura da massa).

Bom apetite!