terça-feira, 31 de julho de 2012

Feijoada à moda do Norte

Já estou instalada na casa nova e quem me conhece sabe que tem de estar tudo em ordem o quanto antes, por isso mesmo andei aqui numa azáfama mas hoje posso dizer que tenho tudo no devido lugar e já sinto esta casa como o meu lar :)
Como tive os meus amigos e o meu irmão a ajudarem-me a mudar a mobília no sábado passado era preciso dar-lhes de comer. Decidi fazer uma feijoada pois é um prato que podemos congelar (mesmo que sobre muito) sem haver desperdício de comida.
Chamei esta minha versão assim porque à moda de Trás os Montes é feita com grelos.



Ingredientes (4-6 pessoas)

2 latas de feijão vermelho já cozido
1 chouriço de colorau
1 chouriço de carne
1 morcela (chouriço de sangue)
300 gr de carne de vaca para estufar
1 pedaço pequeno de orelheira fumada
1 cenoura
1 pedaço de couve coração
1 cebola
azeite, sal e alho em pó q.b.
2 colheres de sopa de polpa de tomate
água q.b.
1 dl de vinho branco

Preparação:

Refogue a cebola no azeite e quando estiver dourada, junte as carnes todas cortadas em pedaços pequenos e também a cenoura aos cubos. Deixe refogar um pouco e junte a polpa de tomate, o vinho e a água suficiente para cozer os restantes ingredientes que faltam. Quando levantar fervura, baixe o lume para médio e deixe cozer bem as carnes (a mim demorou cerca de 50 minutos). Passado este tempo junte a couve cortada aos pedaços, o feijão e tempere com sal e o alho. Deixe acabar de cozer e sirva acompanhado com arroz branco.



Bom apetite!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Queques de claras e chocolate (apto para celíacos)

Infelizmente nem todos somos saudáveis a 100%, alergias ou intolerâncias alimentares fazem parte da vida de muitas pessoas. Na casa onde trabalho, os dois filhos do casal têm a doença celíaca (intolerância ao glúten), pelo que uma dieta isenta deste componente é a palavra de ordem. A receita que vos trago hoje foi-me amavelmente cedida pela minha chefe e que eu decidi fazer ontem para me despedir do forno da minha antiga casa... Uma nova aventura começa a partir de hoje... Façam figas and wish me luck!



Ingredientes (12 queques e 1 mini-bolo)

10 claras
300 gr de amêndoa moída
150 gr de açúcar
1 cálice de vinho do Porto
1 pacote de açúcar baunilhado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de fermento em pó



Preparação:

Bater as claras com os 2 açúcares. Numa taça colocar a amêndoa, o fermento, o vinho do Porto, e o chocolate. Misturar tudo e juntar as claras e envolver bem.
Untar e polvilhar (para os celíacos com farinha especial sem glúten) as formas e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-25 minutos (Bolo inteiro demora 45-60 minutos).



Bom apetite!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Omelete de cebola e salsa

Desde miúda que a minha mãe fazia omeletes pelo menos uma vez por semana lá em casa. Mas eu só gostava da variação que vos trago hoje. Muito simples e que eu como quente ou fria, acompanhada com quase tudo ou mesmo só assim simples com um pedaço de pão.

Queria também deixar um agradecimento aos visitantes e comentadores tanto do blogue como da página do facebook, todos os dias sinto-me gratificada por alguém deixar um miminho nas minhas receitas e sei também através do facebook que já há outras cozinhas a experimentarem alguns dos meus petiscos. A todos/ todas vocês o meu muito obrigada do fundo coração. É a motivação que preciso para continuar a partilhar com vocês o que eu sei fazer neste mundo tão vasto que é a culinária. :)



Ingredientes (1 pessoa)

3 ovos
1/2 cebola picada
1 mão cheia de salsa picada
1 pitada de sal
gordura para fritar.

Preparação:

Batem-se bem os ovos com o sal, coloca-se a cebola muito picada e a salsa. Mistura-se tudo e vai a fritar na gordura quente.
Agora é só ter um pouco de jeito e enrolar a omelete sem a partir :-)



Bom apetite!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Versão caseira de Pastéis de Tentúgal

Já tinha visto esta receita no blogue da Lady ao fogão e andava desejosa de a poder testar...
Não podia ter corrido melhor e pelo menos consegui matar algumas saudades de um dos doces conventuais que mais gosto..



Ingredientes (deu para 6 pastéis)

1 embalagem de massa filo
5 gemas
5 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de açúcar
manteiga q.b. derretida para pincelar
açúcar em pó para polvilhar



Preparação:

Comece por fazer o doce de ovos: num tacho junte a água, as  gemas e o açúcar e leve a lume brando mexendo sempre com um batedor de varas até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Numa superfície lisa disponhas as folhas e corte-as em metades se forem pequenas ou em 4 se forem grandes. Para cada pastel use 3 partes das folhas, pincelando-as uma a uma e sobrepondo. Coloque o creme numa extremidade e enrole. Pincele novamente e dobre as pontas para dentro. Faça a mesma operação até acabar o creme e a massa filo.
Leve ao forno num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, seguindo as instruções de cozedura da embalagem da massa (a que eu usei foi a 180º cerca de 20 minutos).
Depois de frios polvilhe com o açúcar em pó.



Bom apetite!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Arroz de couve e cenoura para acompanhar alheira

Sempre que regresso de Portugal trago sempre alguns miminhos da horta dos meus pais comigo. Desta vez trouxe umas alheiras feitas por eles e uma couve (só usei metade) que deu para fazer este arroz que hoje vos apresento. Já me estava a fazer falta comer a chamada "comida de lume" , então decidi tirar o sábado passado para cozinhar pelo menos uma refeição em condições. Todos nós devemos saber fazer este prato mas hoje fica a ideia de uma refeição simples e tão portuguesa.


Ingredientes e Preparação:

Refogue uma cebola picada em azeite, deixe ficar macia e junte cenoura cortada aos cubos. Adicione água suficiente para cozinhar, uma colher de sopa de polpa de tomate e sal q.b. Deixe ferver e junte entretanto a couve coração cortada aos pedaços. Quando os legumes estiverem quase cozidos, junte o arroz necessário para ficar "arroz malandro"(1 medida de arroz para 3 de água). Deixe cozer, rectifique o sal e sirva de imediato com a alheira (eu frito a alheira na própria gordura que esta  larga enquanto cozinha e sempre com o lume no mínimo para não rebentar).



Bom apetite!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Madalenas

Nesta última ida a Portugal, trouxe comigo alguns apetrechos para a minha cozinha. Sou uma verdadeira viciada neste tipo de artigos (mais do que deveria) e gosto de ver e ter todas as novidades que surgem no mercado (desde que eu ache que me vão ser úteis).
Desta vez trouxe o dispara biscoitos da Luísa Alexandra, que muito gentilmente o enviou para casa dos meus pais com a maior brevidade, um tapete de silicone para fazer bolachas/biscoitos e uma forma em silicone para as Madalenas que hoje vos proponho.
Como ainda só tenho uma forma (estou à espera que a minha cunhada me traga outra) , tive que fazer duas fornadas. Preparei metade da receita e deu para fazer 20.  Mesmo com as mudanças, basta haver boa vontade que se consegue fazer sempre um miminho para agradar à família e aos amigos, foi o caso de sábado passado que tirei parte do dia para estar enfiada na cozinha a "queimar os últimos cartuchos" antes do dia D, em que fiz algumas receitas que irei colocar ao longo desta semana.



Ingredientes (cerca de 40 madalenas)

180 gr de manteiga
6 ovos
180 gr de açúcar em pó
1 colher de café de baunilha em pó
1 pitada de sal
180 gr de farinha
3/4 de um pacote de levedura (coloquei 1 colher de fermento em pó)



Preparação:

Derreta a manteiga sem deixar queimar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Parta os ovos numa tigela. Acrescente o açúcar, a baunilha em pó e o sal.
Bata muito bem o preparado até formar um fio de massa consistente quando erguer o batedor de varas.
Junte a farinha com a levedura peneirada.
Misture a massa até ficar homogéneo e depois incorpore a manteiga derretida morna.
Pré-aqueça o forno a 120º. Unte as formas (se forem de alumínio também devem polvilhar com farinha) e despeje a massa nas cavidades. Leve ao forno até ficarem volumosas e douradas e ao espetar o palito este sair seco (demoraram cerca de 25 minutos no meu forno).



Adaptado de: Segredos doces e salgados; ficha nº 6 Bolinhos

Bom apetite!

sábado, 21 de julho de 2012

Bifinhos com molho de natas e cogumelos

Nada tão simples e que quase todos nós sabemos fazer... Foi o meu almoço ontem, em que tive a tarde livre e pude esticar um pouco mais o meu tempo na cozinha :) Esta é a minha versão de tantas que se conhecem.


Ingredientes (1-2 pessoas)

2 bifes
Meio pacote de natas com uma boa percentagem de gordura
2 colheres de sopa de água
Meia embalagem de 1 caldo Knorr Natura para carne (passo a publicidade)
1/2 lata de cogumelos inteiros
sal q.b.
manteiga para fritar

Preparação:

Tempere os bifes apenas com sal e leve a fritar na manteiga. A meio da fritura junte os cogumelos inteiros e deixe saltear. Desfaça o caldo Knorr nas natas e junte aos bifes e cogumelos, juntando de seguida a água. Mexa bem e mal as natas fervam retire do lume e sirva de imediato.
Acompanhei com puré de batata instantâneo.



Bom apetite!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mini-bolos de ananás com aroma de banana

Quem me segue já deve ter reparado que adoro bolos com fruta, seja ela qual for, para mim tornam-se mais apetecíveis ao sentir os pedacinhos dos frutos lá pelo meio. Usei novamente esta receita alterando o que achei necessário e à qual juntei uma banana para lhe dar ainda mais sabor.
Resultaram 12 mini bolos que no dia seguinte nem as migalhas ficaram para contar a história....


Ingredientes:

100 gr de manteiga derretida
3 ovos
1 pitada de sal
200 gr de açúcar
1 pacote de açúcar baunilhado
150 gr de farinha
50 gr de maizena
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 banana esmagada
Ananas natural q.b. cortado em pedaços


Preparação:

Misture muito bem a manteiga, os ovos,  o sal, os açúcares e a banana esmagada. De seguida junte a farinha com o fermento e a maizena e bata até obter uma massa homogénea. Distribua a massa pelas formas untadas e polvilhadas (no meu caso não foi preciso, pois estas formas são um espectáculo e os bolos nem colam como nas tradicionais formas de papel), coloque por cima os pedaços do ananás e leve ao forno pré-aquecido por 180º cerca de 20-25 minutos.




Bom apetite!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Queijadas simples e um até já...

Estamos no mês de Julho que deveria significar muito calor e sol, mas por aqui não há nada disso.. Está frio, chuva e vento! Penso que o Verão passou ao lado da Suiça e mandou vir o Outono antecipado :-(
O post de hoje será um até já por duas razões: a primeira é porque vou esta madrugada para Portugal por 4 dias para um baptizado e gozar uns dias de descanso, mesmo sendo tão poucos já dá para matar algumas saudades e a segunda razão é porque no início de Agosto vou mudar para a minha nova casa e começar uma nova etapa na minha vida. Nunca expliquei o porque, mas este blogue surgiu numa altura muito complicada da minha vida, foi o meu refúgio e porto de abrigo, mas agora as portas abrem-se e recomeço tudo do zero. Como vou andar em mudanças vou ter pouco tempo para cozinhar e postar seja o que for, mas está prometido que continuarei a visitar os vossos cantinhos todos os dias! Por isso deixo-vos aqui estas queijadas que ficam divinais (perdoem-me a ousadia) e rendem bastantes pelo que não há desculpa para não fazer!
E o meu obrigada à minha cunhada M. por me ter ensinado esta pequena maravilha!
Beijinhos e até breve!



Ingredientes (18-20 queijadas, formas tamanho S)

215 gr de açúcar
120 gr de farinha
2 ovos 
50 gr de manteiga derretida e fria
1/2 litro de leite
manteiga e farinha para as formas



Preparação:

Misture bem o açúcar com a farinha e os ovos. Acrescente a manteiga e continue a misturar. De seguida Junte o leite e mexa até a massa ficar liquida mas bem batida.
Distribua pelas forminhas untadas e polvilhadas e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos.



Bom apetite!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mousse de chocolate branco e negro com bolacha Maria

Desta vez decidi fazer uma mousse a duas cores para a sobremesa de um jantar entre amigas. Nunca tinha experimentado fazer mousse branca pois não gosto de chocolate branco mas na mistura ficou delicioso! Juntei bolacha Maria ralada para cortar um pouco à doçura e o resultado está à vista.



Ingredientes:

200 gr de chocolate negro
200 gr de chocolate branco
4 colheres de sopa de manteiga
10 ovos
10 colheres de sopa de açúcar rasas (mal cheias)
1/2 pacote de bolacha Maria ralada




Preparação:

Faça as mousses separadas. Derreta o chocolate negro com metade da manteiga em banho maria. Numa taça bata metade das gemas com metade do açúcar. Junte o chocolate e misture bem. Adicione metade das claras em castelo e envolva até obter um creme leve mas homogéneo. Faça a mesma operação para a mousse de chocolate branco.
Numa taça ou taças individuais, coloque a mousse negra, leve ao frio 5 minutos e retire. Coloque a bolacha Maria fazendo uma camada suficientemente espessa (para aguentar a mousse branca sem que estas se misturem). Coloque então a mousse branca e decore a gosto (usei raspas de chocolate). Leve ao frio para refrescar por algumas horas.



Bom apetite!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Massa com salsichas, linguiça e legumes

Por estes dias tive as amigas a jantar cá em casa! Tive que colocar a imaginação a funcionar porque depois de um dia de trabalho, as ideias simplesmente não surgiam! Decidi então fazer algo muito simples à base de massa e enchidos mas com os legumes sempre presentes.



Ingredientes (4 pessoas)

500 gr de massa
4 salsichas
3 linguiças
1 cebola
1 fio de azeite ou óleo
150 gr de mistura de ervilhas com cenouras baby congeladas
sal e alho em pó q.b.
1 folha de louro
1 colher de sopa de polpa de tomate
3 colheres de sopa de vinho branco
água q.b.

Preparação:

Coza a massa "al dente", escorra a água e reserve.
Num tacho à parte, aloure a cebola picada na gordura. Junte as salsichas e as linguiças cortadas às rodelas, mexa, junte os legumes, tempere com o sal, alho, a folha de louro, a polpa de tomate e o vinho branco. Junte a água necessária para cozinhar e fazer um pouco de molho. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos e junte à  massa. Envolva tudo e sirva.



Bom apetite!

domingo, 8 de julho de 2012

Tarte de frutos do bosque

Hoje fui almoçar a casa do meu irmão, mas infelizmente adormeci e quando acordei não havia tempo para grandes invenções culinárias... Mas como o meu frigorífico tem sempre "coisas S.O.S." como eu lhe chamo, com uma massa quebrada e uns frutos do bosque saiu uma tarte que serviu para o lanche.



Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada estendida de compra
1 embalagem de mistura de frutos do bosque congelados (400 gr)
2 ovos
1 dl de leite
1 dl de natas
3 colheres de sopa de açúcar
açúcar para polvilhar

Preparação:

Estenda a massa na forma para tartes e pique-a com um garfo. Espalhe a fruta pela massa.
Numa taça bata bem os ovos, o leite, as natas e o açúcar. Despeje esta mistura por cima da fruta e leve ao forno a 220º cerca de 35-40 minutos. Cerca de 10 minutos antes de terminar a cozedura polvilhe com açúcar para dourar (cerca de 2 colheres de sopa). Sirva fria.



Bom apetite!

sábado, 7 de julho de 2012

Atum à Brás

A minha vida é feita a correr de um lado para o outro (ossos do ofício) e ao almoço pouco tempo me sobra para cozinhar. A maior parte das vezes a comida tem que estar pronta em 20 minutos, por isso tenho que pensar sempre refeições muito práticas e acima de tudo muito rápidas. Este prato foi feito em tempo recorde e com a crise instalada nas nossas vidas penso que é uma boa sugestão para esta fase difícil que todos atravessamos.



Ingredientes (1-2 pessoas)

1 cebola
1 dente de alho
1 lata de atum
1 fio de azeite
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
2 ovos
80 gr de batata palha de compra
salsa picada para polvilhar

Preparação:

Numa frigideira refogue no azeite a cebola às rodelas e o alho picado. Junte a folha de louro, o sal e a pimenta. Escorra o atum e junte ao preparado. Bata os ovos e adicione ao preparado e mexa tudo muito bem. De seguida envolva a batata. Rectifique os temperos e polvilhe com a salsa picada. Sirva de imediato.



Bom apetite!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolinhos rápidos

Estes bolinhos foram feitos num abrir e fechar de olhos para serem oferecidos! Gosto de retribuir quando me oferecem algo e porque não oferecer aquilo que sei fazer melhor?



Ingredientes (6-7 unidades)

1 chávena de chá de manteiga amolecida
1/2 chávena de chá de açúcar
raspa de 1 limão
2 ovos
1 chávena de chá de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar. Junte a raspa do limão e os ovos e misture tudo muito bem. Adicione a farinha e o fermento e mexa até obter uma massa homogénea.
Forre forminhas com papel frisado e distribua a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos ou até que o palito saia seco.



Bom apetite!

Adaptado de: Segredos de Cozinha nº 1273

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Salada de fruta em cama de suspiros com creme de chocolate

Pelo nome parece uma sobremesa muito chique mas enganam-se! Mais uma vez decidi inventar porque na cozinha tudo se aproveita e transforma! Muito simples, muito fácil e com ingredientes acessíveis. Uma boa forma de aproveitar aquela fruta que ninguém quer comer por estar madura demais....



Ingredientes:

1 embalagem de creme de chocolate instantâneo + leite para preparar (foi o que usei, mas o ideal será pudim tipo boca doce para solidificar melhor)
150 gr de suspiros de compra
fruta a gosto q.b. (usei maçã, cerejas e nectarinas)
nougat para polvilhar



Preparação:

Prepare o creme de chocolate (ou pudim) conforme as instruções da embalagem e deixe arrefecer completamente sem levar ao frio.
Numa taça ou travessa, disponha os suspiros inteiros e por cima destes a fruta descascada e cortada em pedaços pequeninos.
Coloque então o creme por cima e polvilhe com o nougat e leve ao frio para refrescar por algumas horas (não muitas pois os suspiros começam a desfazer-se com o sumo que a fruta começa a largar).



Bom apetite!