quinta-feira, 28 de junho de 2012

Muffins de cereja

Cerejas!!! Adoro este fruto na sua mais pura simplicidade,  no entanto desta vez decidi experimentar fazer uns muffins para ver o resultado. Saíram uns bolinhos muito suculentos, saborosos e apetitosos só de olhar...



Ingredientes (12 mini-bolos ou 24 mini-muffins)

175 gr de manteiga
100 gr de açúcar
1 pacote de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
4 ovos
225 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
50 gr de maisena
300 gr de cerejas descaroçadas e cortadas ao meio
100 gr de cobertura de chocolate de leite (facultativo)
cerejas para decorar



Preparação:

Bata a manteiga com os açúcares, o sal e os ovos até fazer espuma. Junte a farinha com o fermento e a maisena, misturando com cuidado sem bater até que esteja tudo bem ligado.
Envolva na massa as cerejas.
Forre formas de muffins com formas de papel. Distribua a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-25 minutos. Depois de frios, cubra com a cobertura de chocolate e decore com cerejas.



Bom apetite!

Fonte: Wohnen und Garten Juli 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo de aniversário

Na segunda-feira passada ligaram-me para me fazerem um pedido: fazer um bolo de aniversário de um menino que vai festejar a sua primeira primavera :) para mim foi um orgulho fazer este bolo, pois o primeiro aninho de uma criança deve ser sempre algo memorável. Como deixaram ao meu critério o bolo todo, decidi fazer algo muito simples, a festa ia ser um jantar muito íntimo e apenas com duas crianças (o aniversariante e mais uma menina), então o bolo teria de ir de acordo com os detalhes da celebração. Tive pouco tempo para me inspirar e o resultado final foi este...
Sinceramente espero que tenham gostado e vou tentar arranjar fotos do interior do bolo para colocar aqui.



Ingredientes:

Bolo (Adaptado de Mulher Moderna na Cozinha nº 158)
150 gr de manteiga
300 gr de açúcar
9 ovos
1 laranja (sumo e raspa)
350 gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Recheio - usei o mesmo deste bolo

Cobertura
2 pacotes de natas
4 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte a forma com manteiga e forre com papel vegetal também untado.
Bata a manteiga com o açúcar até ter um preparado fofo e esbranquiçado. Junte as gemas e a raspa e o sumo da laranja e bata um pouco. Peneire a farinha com o fermento e envolva-a na massa alternando com as claras em castelo.  Deite a massa na forma e leve a cozer por cerca de 20 minutos (em forma rectangular, se for redonda são cerca de 40 minutos). Desenforme o bolo e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio e quando o bolo estiver frio abra-o ao meio e recheie.
Bata as natas com o açúcar e cubra o bolo.
Decorei com decorações de açúcar, raspas de chocolate, etc.



Bom apetite!



segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Penne" com molho à carbonara


Ontem, depois de uma bela tarde na piscina, e com duas convidadas para jantar, nada mais simples que este prato para ter o repasto pronto em 30 minutos. Simples e prático tal como eu gosto e que fez as delícias das minhas amigas L. e S. Aqui fica a ideia...






Ingredientes:

500 gr de massa penne
1 cebola
sal e alho em pó q.b.
25 gr de manteiga
5 dl de natas
pimenta e noz-moscada q.b.
200 gr de fiambre cortado em pedaços pequenos
150 gr de queijo parmesão ralado
salsa picada q.b.


Preparação:

Num tacho coza a massa em água temperada com sal e um fio de azeite ou óleo até ficar "al dente". Depois de cozida, escorra a água e reserve.
Entretanto noutro tacho, coloque a manteiga e a cebola picada, deixe refogar um pouco e junte o bacon, o sal e o alho em pó. Deixe refogar mais um pouco e junte as natas, a pimenta e a noz-moscada e deixe apurar até obter um molho cremoso. Por fim adicione o queijo e a salsa picada, mexa bem e retire do lume.
Cubra a massa com este molho já no prato e bom apetite!


Adaptado de: Cozinha prática de Sucesso nº 117

domingo, 24 de junho de 2012

Erdbeeren Strudel - Strudel de morangos

Por norma o povo suíço detesta cozinhar, para eles tudo o que esteja pronto a comer é o ideal. Mas já se começa a ver por cá bons livros de culinária e revistas com ideias bem apetitosas e simples.
Numa dessas revistas (da qual sou assinante), encontrei esta ideia à qual fiz algumas alterações e resultou numa sobremesa bem apetitosa e na minha estreia a trabalhar com massa para strudel.



Ingredientes:

1 embalagem de massa para strudel com 4 folhas
75 gr de manteiga derretida
1 iogurte natural
raspa de 1/2 limão
1 colher de sopa de açúcar amarelo
50 gr de suspiros de compra grosseiramente esmagados
300 gr de morangos picados
Açúcar em pó para polvilhar



Preparação:

Numa superfície lisa, coloque um pano de cozinha. Por cima deste disponha as folhas barrando com a manteiga uma a uma e sobrepondo-as, barrando a última também.
Numa taça bata o iogurte com a raspa de limão e o açúcar e reserve.
Por cima das folhas de massa disponha pelo meio espalhando bem os suspiros, colocando por cima destes o creme de iogurte e por fim os morangos.
Com a ajuda do pano enrole cuidadosamente a massa formando um rolo. Transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal untado também com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 25 minutos. Antes de colocar no forno, pincele o rolo com o que restar de manteiga para dourar.
Depois de frio polvilhar com açúcar em pó e servir bem frio.



Bom apetite!

Adaptado de: Betty Bossi Nº 6 Junho/ Julho 2012

sábado, 23 de junho de 2012

Arroz de Verão

Esta semana o tempo foi escasso para cozinhar, muito trabalho e aliado ao cansaço extremo foram suficientes para que não tivesse tempo para fazer fosse o que fosse. Mas o fim de semana chegou em pleno, e para dar as boas vindas ao Verão e porque hoje é noite de São João, o meu almoço hoje foi este belo arroz acompanhado de fanecas fritas (as sardinhas estão a um preço absurdo e como eu adoro fanecas...). Mais uma sugestão muito simples que vos deixo...



Ingredientes (2 pessoas)

125 gr de arroz
30 gr de ervilhas
1/2 lata das pequenas de cogumelos laminados
1/2 lata das pequenas de milho
sal q.b.
água q.b.
1 cubo de caldo de legumes

Preparação:

Coza o arroz em água temperada com sal. Quando estiver quase seco, escorra a restante água para que o arroz se mantenha firme. Num tacho à parte coloque água suficiente e o caldo de legumes. Quando ferver junte as ervilhas, deixe cozer 8 minutos e ao fim deste tempo junte o milho e os cogumelos e deixe cozer mais 2 minutos. Escorra a água e misture ao arroz. Sirva de imediato.



Bom apetite!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mil-folhas

Andava pelo frigorífico uma massa folhada a precisar de um fim... Decidi fazer uns mil-folhas que já estavam marcados na revista há algum tempo. Não ficaram lá muito parecidos aos das pastelarias, mas ficaram bastante saborosos (e bem doces!)
Nota: desculpem a qualidade das imagens, mas há dias que nem que tirasse 1000 fotos, nenhuma sairia como eu queria.



Ingredientes:

500 gr de massa folhada
farinha para polvilhar

Recheio de creme de ovos - ver aqui

Cobertura (a inspiração veio daqui)

500 gr de açúcar
1 colher de sobremesa de manteiga
1/2 chávena de chá de leite
umas gotas de sumo de limão

Preparação:

Aqueça o forno a 200º. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e recorte um rectângulo. Corte-o ao meio no sentido do comprimento, ficando assim com dois rectângulos. Coloque-os num tabuleiro no qual já pôs uma folha de papel vegetal, pique-os com um garfo e leve a meio do forno por 25 minutos; retire e deixe arrefecer. Barre um dos rectângulos com o creme de ovos e cubra-o com o outro, deixando a parte mais lisa voltada para cima.




Entretanto prepare a cobertura: Leve ao lume num tacho o açúcar, juntamente com o leite e o sumo de limão, até obter um creme um pouco líquido (leva cerca de 10 minutos) e cubra a massa folhada.
Deixe arrefecer e corte em rectângulos mais pequenos com a ajuda de uma faca de serrilha bem afiada e humedecida em água morna. Polvilhei com raspas de chocolate (não havia chocolate de culinária cá por casa).
Sirva frios.




Bom apetite!

Adaptado de: Mulher Moderna na Cozinha Junho 2008

terça-feira, 19 de junho de 2012

Risotto alla Milanese

Este é um prato que já fiz algumas vezes, mas ao qual nunca tinha tirado fotografia... Ontem decidi que seria o meu jantar e claro está a máquina fotográfica estava logo ali ao lado pronta para registar o resultado...
Ainda não experimentei fazer outras variações deste prato umas vezes por falta de tempo outras por falta de imaginação.... mas um risotto assim simples enche-me para já as medidas... Acompanhei com barriga de porco grelhada.


Ingredientes (3-4 pessoas)

1 cebola grande
1 fio de azeite
350 gr de arroz arbóreo (próprio para risotto)  - usei arroz carnaroli
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
uma pitada de açafrão
sal e pimenta q.b.
salsa picada q.b.
queijo parmesão ralado q.b.

Preparação:

Aloure a cebola no azeite. Junte o arroz, mexa bem e junte o vinho branco. Mexa bem e vá juntando aos poucos o caldo de legumes enquanto coze (demora cerca de 20 minutos). Junte o açafrão, o sal e a pimenta. Quando terminar de cozinhar polvilhe com a salsa picada e o queijo. Sirva de imediato.



Bom apetite!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A beleza dos Alpes suíços...

Hoje não vos trago nenhuma receita, tirei folga da cozinha este fim de semana... A razão é que fui visitar um grande amigo meu que vive nas montanhas da Suiça, mais precisamente em Arosa, no cantão do Graubünden. Sei que talvez não tenha grande interesse, mas não quis deixar de partilhar com vocês a beleza das montanhas suíças neste Verão que já está à porta. Para mim esta vila tem muito significado pois foi para onde vim quando saí de Portugal, onde vivi apenas 3 meses (chamamos-lhe o trabalho de saison) mas nesse tempo que lá estive fiz amigos para a vida.... Deixo-vos as fotos para que contemplem esta beleza....

Nesta placa mostra como é Arosa vista do ar (é só rochedos!)
Até a abelha se deixou fotografar tal é a calma que se sente por lá...
Quem não se lembra da "Heidi"?? A menina dos Alpes suíços...
Arosa vista do topo da montanha....
Mais uma vista panorâmica....
O teleférico que no Verão serve para levar os turistas a desfrutarem da paisagem bem lá no alto e no Inverno é para transportar maioritariamente quem vai fazer ski e snowboard.
Mais uma vista sobre as montanhas... mais parece uma pintura, mas é bem real :)














O lago de Arosa com as suas águas límpidas e com as montanhas no fundo....






Espero que tenham gostado tanto como eu gostei de partilhar com vocês estas fotos que mostram a beleza natural de Arosa.
Beijinhos e até breve!

domingo, 17 de junho de 2012

Bolo de claras e mirtilos

Os frutos silvestres entraram em força cá me casa e todas as ideias que encontro me parecem óptimas para os utilizar... Foi o caso deste bolinho que encontrei no blogue da minha querida Erva Doce e Canela e que me prendeu logo a atenção pela sua simplicidade... Tal como ela fiz alterações à receita original e o resultado foi o esperado! Foi um pequeno mimo para levar a um amigo que vive a 300 km de mim e que fui visitar este fim de semana...



Ingredientes:

100 gr de manteiga
215 gr de açúcar
350 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 dl de leite mal medidos
raspa de 1 limão
6 claras de ovo
100 gr de mirtilos



Preparação:

Bata as claras em castelo e reserve. Misture a manteiga derretida com o açúcar até ficar um creme homogéneo. Juntar o leite, a farinha com o fermento e a raspa de limão e misturar tudo muito bem. Por fim adicionar as claras em castelo e envolver. Misturar os mirtilos á massa. Leve ao forno a 180º durante 40-45 minutos.





Bom apetite!

sábado, 16 de junho de 2012

Muffins de framboesas e chocolate branco

Nas minhas visitas a outras cozinhas encontro sempre ideias novas para experimentar. Foi o caso deste muffins que descobri na Cozinha da Duxa em que juntei o útil ao agradável: usar umas framboesas frescas e um chocolate branco a precisar de um fim.
A Duxa na receita manda fazer duas misturas (liquida e sólida) mas como o tempo era pouco para isso, fui batendo os ingredientes conforme ia medindo, tudo na mesma taça.



Ingredientes:

2 colheres de sopa de sumo de limão
1 chávena de leite á temperatura ambiente
1/2 chávena de óleo
1 ovo
2 chávenas de farinha com fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2/3 de chávena de açúcar
2/3 de chávena de chocolate branco partido em pedacinhos pequenos
1 chávena de framboesas



Preparação:

Numa taça bata os ingredientes conforme os for medindo, sendo que os últimos devem ser o chocolate e as framboesas, até obter uma massa cremosa.
Distribua pelas forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 190º cerca de 20 minutos.
Polvilhe com açúcar em pó ou açúcar baunilhado depois de frios.



Bom apetite!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Muffins de natas e mirtilos

Quem me segue já deve ter reparado que adoro fazer bolos... de todos os tipos e tamanhos! E que tenho por hábito fazer uma receita de bolos individuais para mim para durante a semana...
Ao folhear os dossiers com os recortes de revistas, papelinhos e outros que tais com receitas, encontrei uma receita que me saltou à vista, mas que devido à falta de alguns ingredientes tive que fazer algumas alterações... ainda assim o resultado está à vista...


Ingredientes (6 muffins)

100 gr de manteiga
100 gr de açúcar amarelo
3 ovos
0.75 dl de natas
120 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
50 gr de mirtilos frescos

Preparação:

Ligue o forno a 180º. Bata a manteiga derretida com o açúcar até obter um creme.
Adicione os ovos e as natas e batendo sempre envolva a farinha misturada com o fermento e os mirtilos.
Distribua o preparado pelas formas e leve ao forno cerca de 20 minutos.



Bom apetite!

domingo, 10 de junho de 2012

Iogurtes de bolacha Maria

Desde que vi esta receita e a de iogurtes de bolachas Oreo no blogue da Erva Doce e Canela que decidi que tinha que comprar uma iogurteira e aventurar-me no mundo dos iogurtes caseiros... Uma aventura que para a primeira vez correu muito bem e que para quem os provou disse que ficaram óptimos...
Fiz alguns ajustes à receita original, mas o resultado fica aqui escrito e em foto para que digam de vossa justiça...

Nota: o meu modelo de iogurteira indicava para fazer deste modo (sem leite em pó) os iogurtes.



Ingredientes:

1 litro de leite gordo (à temperatura ambiente)
1 iogurte natural
1 pacote de bolacha Maria (200 gr)



Preparação:

Numa taça coloque o leite e as bolachas inteiras e mexa até as bolachas se desfazerem. De seguida passe com a varinha mágica. De seguida junte o iogurte natural e continue a mexer para envolver bem todos os ingredientes. Volte a passar com a varinha se necessário.
Distribua o preparado pelos copo da iogurteira, tape os copos e deixe-a ligada entre 8 a 10 horas (de preferência durante a noite). Findo este tempo leve os iogurtes pelo menos 6 horas ao frigorífico.

Obs: o tempo de cozedura dos iogurtes depende do modelo de iogurteira que possuam, pelo sigam as instruções do fabricante.



Bom apetite!

Tiramisú

Mais um convite para jantar, mais um pedido de sobremesa para eu levar... Desta vez decidi atrever-me a experimentar fazer um tiramisú, uma sobremesa muito apreciada em todo o Mundo... Desta vez não pesquisei, fui directamente ao bloco de notas buscar esta receita que me foi dada há muito tempo pela minha cunhada M.
O resultado foi um tiramisú muito simples, saboroso e com vontade de o voltar a fazer brevemente....



Ingredientes:

4 gemas
4 claras
60 gr de açúcar (50gr + 10gr)
250 gr de queijo Mascarpone
150 gr de palitos la reine
1,5 dl de café bem forte (tirei 2 "espressos intenso" um pouco longos da Dolce Gusto)
4 colheres de chá de rum
cacau e canela em pó para polvilhar



Preparação:

Bata as gemas com 50 gr de açúcar. Junte o queijo mascarpone batendo muito bem. Bata as claras em castelo firme e junte-lhe pouco a pouco os restantes 10 gr de açúcar e adicione ao creme de queijo suavemente.
Divida em duas partes o preparado. Mergulhe rapidamente os palitos la reine no café misturado com o rum e disponha sobre a primeira camada de creme (usei um pirex). Cubra com o restante creme e vai ao congelador 30 minutos. Enfeite com a canela e/ou cacau em pó com a ajuda da peneira.



Bom apetite!

sábado, 9 de junho de 2012

Palmiers

Estes biscoitinhos tão famosos serviram para acompanhar o café desta vez, mas muitas vezes faço-os só para ter algo doce para petiscar durante a semana... Simples e rápidos de fazer, fica aqui a receita para quem ainda não sabe...



Ingredientes:

1 rolo de massa folhada estendida de compra (se possível rectangular)
açúcar q.b.

Preparação:

Polvilhe uniformemente os dois lados da massa com açúcar e forme dois rolos começando a enrolar cada extremidade em direcção ao centro até se encontrarem, Pressione ligeiramente e corte em fatias com cerca de 1 cm. Coloque os palmiers num tabuleiro untado com manteiga ou forrado com papel vegetal e leve a meio do forno (pré-aquecido a 220º). A meio da cozedura deverá virá-los com uma espátula para dourarem de ambos os lados. Demoram a ficar prontos cerca de 15-20 minutos.


Bom apetite!




sexta-feira, 8 de junho de 2012

Queques de maçã e coco

Andava à uns dias para fazer uns bolinhos para mim mas como tenho chegado tarde a casa, não dava tempo para tudo... Ontem saí cedo do trabalho, abri o meu caderno de receitas e mesmo sem olhar saiu esta pérola que hoje vos deixo. É uma receita versátil que pode ser feita numa forma comprida, redonda, em formato queques e que podemos adicionar as frutas ou outros paladares que quisermos...
Como há muito tempo que não fazia bolos com maçã, desta vez esta fruta foi a escolhida.


Ingredientes:

100 gr de manteiga derretida
3 ovos
1 pitada de sal
200 gr de açúcar
1 pacote de açúcar baunilhado
150 gr de farinha 
50 gr de farinha maisena
1 colher de chá de fermento em pó
1 maçã grande descascada e cortada aos pedacinhos muito pequeninos
1 colher de sopa de coco ralado (opcional)



Preparação:

Bata a manteiga com os ovos, o sal, o açúcar e o açúcar baunilhado. A seguir junte a farinha com o fermento, a maisena, o coco ralado e a fruta escolhida (no meu caso maçã). Coloque nas formas untadas e polvilhadas (usei formas de silicone e coloquei directamente as formas de papel). Encha 2/3 da forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-25 minutos.

Nota: Se usar forma redonda o bolo demora cerca de 50-60 minutos a cozer, se for uma forma comprida (tipo tabuleiro) deverá forrá-la com uma folha de papel vegetal untada (e untar também o tabuleiro) e o bolo demora a cozer cerca de 20-25 minutos.

Bom apetite!