segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rojões à Minhota (versão simples)

Quando as saudades apertam tenho que fazer comidas que me confortem o coração... Estes rojões foram para isso mesmo, para me acalmar a saudade que muitas vezes tenho da minha família.
Claro está que as tripas que acompanharam este prato vieram na mala quando fui de férias em Outubro bem como outras coisas boas que aqui simplesmente não há, sou uma boa emigrante, acho eu, digo eu!


Ingredientes (a olho)


  • Carne de porco para rojões (ragout de porco)
  • Tripas enfarinhadas
  • Batatas para fritar
  • Banha de porco
  • Gordura para fritar
  • Sal, alho e colorau q.b.

Preparação:


Descasque as batatas, parta-as em cubos e leve a fritar em óleo bem quente .
Entretanto faça os rojões (eu uso um tacho), colocando um pouco de banha no fundo e deixe derreter. 
Junte a carne de porco e deixe fritar em lume brando e tempere com sal, um pouco de alho em pó e uma pitada de colorau, até a carne ficar bem passada e dourada.
Ao mesmo tempo que faz os rojões, coloque a fritar num pouco de gordura as tripas cortadas em pedaços não muito pequenos até dourarem também.
Sirva quente e bom apetite!

20 comentários:

  1. Bom dia Catarina!
    Que delicia, carne de porco é uma das minhas preferidas, douradinha assim fica muito saborosa!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  2. que delicia estes rojões eu amooo carne de porco e a sua esta divina amiga parabens
    amei
    bjinhos doces

    ResponderEliminar
  3. :D

    Ai que fome que me deu agora! Gosto tanto de rojões!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Oi amiga, devem ficar deliciosos esses rojões.

    Cat, que bom que vc já vai matar a saudade da família.

    Gostei muito dessa notícia...

    Bjssssssssss querida e que a tua semana seja muito iluminada.

    ResponderEliminar
  5. Gente que prato mais lindo..
    Amei a apresentação.. está de encher os olhos.. e nada mais gostoso do que começarmos uma refeição assim né?
    Apreciando por demais o prato..
    Hummmmm

    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Parece realmente uma maravilha e bem reconfortante :)
    Certamente um prato cheio de boas memórias e de vários xi-corações :)
    Tem óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto....já tive o prazer de os comer pelo minho...como danço num rancho,quando vamos dançar nessa zona é muitas das vezes a nossa ementa :)

    ResponderEliminar
  8. Catarina,
    um pratinho saboroso assim é difícil de resistir, ficou bom demais!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  9. Oi Catarina minha querida amiga.Em breve matarás as saudades da familia, afinal passarás o Natal com eles.
    As saudades deve ser a ansiedade que o tempo passe rapidamente para que chegue logo o dia.Adorei sua receita, deve ser deliciosa.Beijos querida, que seu Natal seja especialmente abençoado.

    ResponderEliminar
  10. Ficou com óptimo aspecto!! E os melhores pratos são os que nos aquecem o coração :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina, adoro ! Ès do Norte ?
    As minhas raizes são de Vila Real, e tu fazes-me lembrar as comidas da minha avó feita nos potes na lareira !
    Beijinhos grandes !

    ResponderEliminar
  12. Explode coração! kkkkkkk

    Gente, fiquei com água na boca. E a dieta vai pra onde????

    Ficou ótimo o prato despertou o apetite!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderEliminar
  13. De certeza que a saudade acalmou! Com esse aspeto!!

    ResponderEliminar
  14. Com certeza depois de saborear um prato desse a saudade diminuiu ou aumentou? Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  15. Bom dia menina de trança!!!


    Linda terça pra vocês.

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Passando para desejar um dia abençoado! Bjos!

    ResponderEliminar
  17. Sem duvida que associo este tipo de comida a confort food. Excelente versao simples mas com o sabor que se quer la.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Cozinha portuguesa e bem deliciosa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Adoro rojões e esta tua versão, sendo simplificada, agrada-me ainda mais, pois ficaram igualmente apetitosos e tentadores!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas