domingo, 16 de dezembro de 2012

Rabanadas da Mãe

Tenho visto a azáfama noutros blogues dos preparativos para o Natal, adoro esta época! Dentro de uma semana estarei de férias em Portugal para passar esta data junto da minha família por isso é que não tenho feito ensaios para nada pois a minha mãe é que trata de tudo para o Natal e Ano Novo. Eu apenas dou uma ajuda na preparação da mesa e na decoração dos pratos com os doces.
Mas depois de ver tanta coisa boa espalhada por os blogues que sigo decidi que tinha de satisfazer a minha gula com um doce natalício. Vai daí, com um pão atrasado fiz rabanadas como a minha Mãe me ensinou... e que me souberam pela vida! Eu faço a receita a olho...


Ingredientes:
  • Fatias de pão seco cortadas não muito finas mas também não muito grossas (2 dedos de altura sensivelmente) (fiz 5 fatias)
  • Leite morno
  • 1 a 2 colheres de sobremesa de açúcar
  • Ovos (usei 2)
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Numa travessa funda (tipo pirex de forno) dispor as fatias de pão. Colocar o leite morno por cima ao qual adicionou 1 a 2 colheres de sobremesa de açúcar, de forma a ficarem bem embebidas mas que não desfaça o pão. Juntar 1 a 2 ovos bem batidos (se forem muitas talvez seja necessário um pouco mais) e espalhar bem por cima.
Levar a fritar em óleo bem quente numa frigideira de ambos os lados até ficarem douradas e passar numa mistura de açúcar e canela enquanto quentes ou mornas.
Servir mornas ou frias. No dia seguinte, deverão ter uma calda formada pelo açúcar derretido com a canela.
Nota: eu pessoalmente gosto das rabanadas quentes pelo quase nem tiveram tempo de arrefecer enquanto desapareciam :)

Bom apetite!


Deixo-vos também algumas fotos da minha decoração de Natal, pois apesar de não passar cá a data gosto de deixar a casa decorada!








24 comentários:

  1. Olá querida Catarina !
    È mesmo á moda das mães !!! Ficaram lindas ! A minha tb. faz assim, e confesso que são as melhores !!! Digo isto porque faço no forno, até vou publicar durante a semana, mas estas são as verdadeiras !
    Beijokas e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Kinhas: rabanadas à moda da mãe! Há lá coisa melhor?? Ando também com este desejo de rabanadas e agora ,ao ver as tuas,tão lindas!!, ainda fiquei com mais vontade de as fazer. Que maravilha! As tuas decorações de Natal também estão muito bonitas. A tua casa "cheira" a Natal e é esse o espírito da quadra,mesmo que não o passes lá.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Gosto tantoooo de rabanadas! :)

    Ainda agora comi uma :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina!
    Eu também vou passar o Natal a casa da mami!
    Mas também decorei a minha casa todinha! Afinal Natal sem decoração de Natal. Não é Natal!
    Também eu faço a decoração da mesa e empratamentos. Mas também sou eu que faço todos os doces. pois a minha mami já não pode meter-se nessas andanças. Mas as receitas são da minha mami e avó. Vou ver se consigo fazer pelo menos os sonhos esta semana. Só para satisfazer a minha gula. :P
    As tuas rabanadas ficaram fantásticas. Lindas, lindas!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Há uns dois que não como agora até deu vontade de ``roubar`` uma, cá em casa não faço pois eles não gostam e o unico frito de natal que como é as filhóses que a minha mãe faz.
    As tuas ficaram uma delicia.
    bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Kinhas,
    Rabanadas, Mãe e Natal, que ótima combinação de memórias afectos e sensações.
    Adorei por todo o significado que representam e que belo aspeto têm :))
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Nesta época natalícia sabem sempre tão bem!

    ResponderEliminar
  8. Que belas rabanadas!
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Oh Catarina já cheira mesmo a Natal!! Eu não sou mto apreciadora de rabanadas, mas estas têm boa pinta!! Nhammm... E já agora aproveito para te desejar um Feliz Natal, com muitas coisinhas boas! E se é a Mamã a fazer, ainda são melhores!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Catarina minha querida, eu adoro rabanadas, mas faz muito tempo que não as como.As suas ficaram deliciosas.Ando atrasada com os preparativos de Natal, sempre cuidei de tudo com tanta antecedencia.Esse ano não fiz nem a decoração da casa, nem o presepio ou a arvore eu montei.Me falta tempo.
    Nos poucos minutos que tenho venho visitar as amigas.
    Quero te desejar um Natal cheio de alegrias, paz, união e amor.Que o ano que se inicia lhe traga novas realizações e muitas, muitas alegrias mesmo.Te desejo tudo de bom minha amiga.Beijos, que o menino Jesus esteja presente em sua vida.

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Que lindas ficaram! Não há nada melhor que as receitas das nossas mães :)

    Beijinhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto de rabanadas. gosto do cheiro a fritos de natal...pela casa fora ...nesta altura do ano. Gosto do cheiro a açucar e canela! E gostava de ter aqui uma dessas rabanadas para comer com uma boa chávena de café acabada de fazer.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Rabanada é simples de fazer e deliciosa de comer, ainda mais quando é da mãe da gente aí é melhor ainda!!!! Tenha uma ótima semana!!! Bjks

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe não põe leite, e também usa o pão atrasado, daquele tipo alentejano caseiro.

    ResponderEliminar
  15. Ficaram com óptimo aspecto!!! Já ando cheia de vontade de comer umas rabanadas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Olá Kinhas, fiquei com vontade de provar uma ;)
    este ano ainda não fiz fritos, vai ser só na véspera de natal, assim não me tento:))
    Estas receitas de familia são as melhores na minha opinião.
    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  17. Olá!!

    Ando sim :)Não tenho tido tempo para vir ao blog, a máquina nova é um drama, primeiro que eu acerte e depois tenho de as reduzir porque ficam demasiado pesadas, nem te conto!
    Tenho mais umas quantas receitas para colocar, a ver se volto cá mais vezes.

    Vi estas rabanadas no Facebook e ficaram-me no canto do olho. Adoro rabanadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Minha linda,

    A tua decoração está linda, adorei ver, obrigada por partilhares ! :-)

    As rabanadas também estão excelentes, ainda mais ensinadas pela Mãe tê um valor acrescido ! :-)
    Ficaram deliciosas !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Adorei a decoração de natal e as rabanadas parecem estar deliciosas, muito bem feitas. Adorei o blog, primeira vez aqui!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderEliminar
  20. Hummmmmm minhas formigas amam rabanadas..
    Elas abrem aquele sorrisão ao saber que na mesa do natal teremos essas delícias.. aliás elas adoram pegar algumas fatias enquanto ainda estou preparando.. e para tal armam até planos de como uma me entreter para a outra pegar.. kk

    Adorei a dica, e todos os enfeites, a casa está linda..
    Um beijo e uma tarde linda viu?

    ResponderEliminar
  21. Catarina, adorei aa tuas rabanadas bem douradinhas! E o esmero na tua decoração de Natal, és uma óptima dona de casa!
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderEliminar
  22. Que belas rabanadas. Adoro-as quentinhas e sendo da mãe, ainda melhor!!
    Beijinhos amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Que cheirinho a Natal!!! Ando já a sonhar com a noite de consoada para comer uns docinhos como estes. :)
    Mham!!!
    Bjs!
    CozinhaTricolor

    ResponderEliminar
  24. Adoro rabanadas...o espírito de natal já chegou na sua casa!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas