quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bacalhau com broa

Quando tenho convidados gosto de me esmerar naquilo que faço.
Tudo tem de estar perfeito, a comida principalmente!
No sábado passado tive convidados a jantar cá, uns convidados muito especiais para mim pois é daqueles amigos que quando precisamos nem precisamos falar. Eles já estão do nosso lado para o que der e vier. E com amigos assim eu gosto de retribuir com o que sei fazer melhor - cozinhar. 
A recompensa chegou no fim da noite com inúmeros agradecimentos e elogios e a certeza que tenho amigos para a vida...

Ingredientes (a olho - inspiração veio daqui)

  • Bacalhau em cru desfiado sem pele e espinhas
  • Batatas
  • Ovos
  • 1 broa pequena com côdea
  • Azeite
  • Cebola
  • Dentes de alho
  • Sal, pimenta e noz-moscada
  • Salsa picada q.b.


Preparação:

Comece por desfiar o bacalhau.
Leve a cozer em água temperada com sal as batatas descascadas cortadas em rodelas e os ovos. 
Numa frigideira frite a cebola em rodelas muito fininhas no azeite e junte dois dentes de alho picados. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Na mesma frigideira sem lavar coloque mais azeite e junte o bacalhau e mais uns dentes de alho (2-3) e deixe saltear até começar a ficar seco e dourado.
Num pirex de ir ao forno, coloque a cebolada no fundo, seguido das batatas e os ovos cortados em rodelas e por cima o bacalhau.
Desfaça bem a broa (côdea incluída) numa taça e pique mais 2 dentes de alho e a salsa picada. Misture bem e cubra o bacalhau. Decore com azeitonas e coloque mais um fio de azeite e leve ao forno a 180º até dourar. 



Bom apetite!

22 comentários:

  1. Olá Catarina !
    Que bonito e delicioso prato ! Adoro e há muito tempo que não faço.
    Ficou bonito !
    Não tenho conseguido comentar os teus posts, no final dá-me que o servidor não existe, vamos ver de é desta...
    Beijokinhas, tenho visto tudo, só não tenho comentado pq. dá-me o tal erro.

    ResponderEliminar
  2. Iupi !!! Consegui !!! Não deu erro !
    Bijokas.

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto de receber com todo carinho e penso desse o conforto deles até o prato, que por sinal o seu está com uma aparência ótima. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  4. Também tenho muito brio a receber as pessoas e faço tudo com o maior carinho! E recebeste muito bem os teus amigos com esta travessa! Que óptimo aspecto!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. A tua sugestão é uma maravilha, tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto deste prato!! Imagino o sucesso que não foi...aliás, qualquer prato tipico Português faz sucesso fora, não é verdade? :)

    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Catarina!
    Esta combinação ficou perfeita, que delicia! Parece ficar crocante por cima humm...!
    Beijos e ótimo fim de semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  8. Uma bela sugestão para a noite de natal :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina!

    É dos meus pratos preferidos! :)

    Bem podia ter ido jantar a tua casa, que ficava MUITO satisfeita! ;) eheheheh

    ResponderEliminar
  10. Olá
    O que eu adoro bacalhau com broa, ficou com tão bom aspecto

    Beijinhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Kinhas,
    Venho do blogue da Anabela é arroz de bacalhau, chego aqui é um delicoso bacalhau com broa... Ora posto isto este fim de semana vai ter que ser um prato de bacalhau.
    O teu está com um aspeto delicioso e muito original.
    Estive a olhar pelo pirex e a imaginar o sabor daquele recheio, azeite e broa hummm tão bom!!
    Bom fim de semna e beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Catarina minha querida,eu adoro bacalhau.Gosto de todos os modos.Sua receita ficou linda e deve ser deliciosa.
    Beijos amada, tenha um final de semana especialmente abençoado.

    ResponderEliminar
  13. Amiga, adoro esse prato !
    Penso que não poderias ter escolhido melhor para prendares e mimares os teus amigos que, tal como disseste, adoraram...

    Esse bacalhau está espectacular ! :-)

    Beijinhos, bom fim de semana

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Hummmmm....que aroma gostoso!
    Amo bacalhau e feito assim fica bom demais!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderEliminar
  15. Ai que bom, Catarina!!! Ainda agora jantei, mas servia-me dessa travessa!
    Beijinhos, boa noite!
    Madalena

    ResponderEliminar
  16. Oi Catarina, ainda bem que sou tua amiga, já sei que se algum dia eu for a Portugal, vou ganhar uma bacalhoada.

    KKKKKKKKKKKKKKKk

    Bjsssssss querida, quando postar a foto me avisa.

    Te desejo um FDS super maravilhoso.

    ResponderEliminar
  17. Olá Kinhas: mas que bela maneira de receber os amigos. Este prato de bacalhau ficou espetacular e a foto em que se vê o azeite está de dar água na boca.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga!! Passando para te desejar um ótimo sábado. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  19. Que sugestão maravilhosa! Uma excelente semana para ti. Bjos!

    ResponderEliminar
  20. Adoro bacalhau de todas as maneiras e esta tua sugestão, com aquele azeitinho todo que ali vejo a boiar, está mesmo apetitoso e magnífico amiga!!
    Beijinhos, Lia.

    ResponderEliminar
  21. coloco tudio em cru e levo ao forno a cozer

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas