domingo, 4 de novembro de 2012

Bolo de chocolate

Um bolo de chocolate fica bem seja qual for a ocasião, é daquelas coisas que alegra qualquer pessoa porque bolo de chocolate é e sempre será o "the one". Este foi feito com muito carinho para uma menina de 2 anos que andava a pedi-lo à muito tempo, a mãe por falta de saúde não lho podia fazer então decidi que eu mesma o faria.
Fiz uma criança feliz e o melhor agradecimento que podia ter tido foi um grande sorriso de orelha a orelha e uma boca lambuzada de chocolate a dar-me um beijo :) são estes pequenos gestos que nos fazem sentir especiais!


Ingredientes:

200 gr de açúcar
150 gr de farinha com fermento
170 gr de manteiga
200 gr de chocolate em barra
5 ovos


Preparação:

Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria.
Bata muito bem os ovos com o açúcar até fazer espuma.
De seguida junte a farinha e continue a misturar e finalmente o chocolate derretido com a manteiga. Misture bem até obter uma massa homogénea.
Unte uma forma redonda sem buraco e polvilhe-a (ou use o método do papel vegetal) e leve ao forno durante 20 minutos a 220º (na segunda grelha a contar debaixo) e depois reduza para 200º e deixe estar mais 5-7 minutos (na grelha central). O bolo deverá ficar húmido!
Desenforme enquanto morno.

Bom apetite!

E mais um workshop com resultados muito bons :) deixo-vos aqui uma foto dos meus 4 cupcakes e o branco com o laço foi considerado um dos "best of". Um orgulho para mim!


33 comentários:

  1. Bom dia Catarina, és uma pessoa muito especial, sempre pronta a ajudar;)
    O bolo está muito guloso, também sou das que consideram um bolo de chocolate muito bem em todas as ocasiões;)
    Adorei os cups como aliás já tinha referido no face, ficaram lindos.
    Beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos de chocolate e este ficou mesmo ao meu gosto.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito lindo o seu gesto amiga, um ótimo domingo, uma semana abençoada!

      Eliminar
  3. Este bizcocho tiene que estar buenísimo con el chocolate, ese corte dan ganas de darle un bocado :)

    besines

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou mesmo guloso.
    Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Catarina, gostei muito das tuas palavras no meu blog, muito obrigada! :)

    Acho lindo, gestos como teu e que já acontecem tão raramente! :)
    Tenho a certeza que não foi só a criança que se deliciou a comer esse bolo, tem um aspecto mesmo como gosto, assim fofinho! :)

    ResponderEliminar
  6. ummmmmmmmmmmm que rico, me encanta el chocolate, los cupcakes quedaron preciosos, un beso

    ResponderEliminar
  7. Oi Catarina, também te daria um sorriso de orelha à orelha e um beijo lambusado se me desse um pedaço dessa delicia, rsrs.Ficou fantastico.Mas vamos combinar amiga você ta arrasando com esses seus cupcakes hein.Daqui à pouco teremos uma profissional no ramo.Parabéns querida, você é maravilhosa.Beijos, tenha um domingo muito feliz.

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina,

    Que gesto tão nobre! Só mostra que tens bom coração. Imagino a alegria dessa menina. Ontem também fiz um bolo de chocolate e também arranquei um sorriso enorme ao meu pequenino que adora chocolate.

    O teu bolo tem um aspecto fantástico.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. oi minha amiga que maravilhoso bolo sabe fiz um agora tamnbém de chocolate ..ainda vo cortarar o seu esta divino amiga ..parabens ..na minha opinião bolo de chocolate é a maravilha das maravilhas .....amiga estes cups ficaram lindos e vc fez com pasta americana???? esta maravilhoso bjokas e bom domingo

    ResponderEliminar
  10. O bolo de chocolate ficou magnífico! Apetece comer! Fiquei a babar!
    E o resultado do Workshop foi magnífico! Que coisinhas lindas! Adorei!
    Continuação de uma boa aprendizagem. Está mesmo a valer a pena. Adorei todos os resultados finais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

  11. Boa tarde Katarina!! Vim agradecer sua vista e por sempre da vida ao meu blog, deixando lindos comentários. Saiba que sempre que te vejo no meu cantinho, é uma injeção de ânimo para que eu possa continuar com este maravilhoso trabalho que esta blogsfera nos oferece. Sua presença é muito importante e eu agradeço de todo coração.
    Como diz um poeta desconhecido:
    “Há pessoas que como estrelas
    irradiam o brilho de sua luz interior
    transformando a própria essência
    em uma existência de carinho e
    sensibilidade”.
    Você é uma pessoa iluminada!!!
    Que Jesus continue te protegendo e irradiando de beleza para que você e toda sua família sejam muito felizes. Abraços uma linda tarde de Domingo e um início de semana abençoado.
    Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Esse bolo ficou maravilhoso, e quem o comeu deve ter ficado muito feliz!
    Os cupcakes estão muito bonitos.
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Um gesto (muito) bonito, um bolo maravilhoso e uma criança feliz! Se bem que esse bolo fazia felizes pequenos e grandes! Eu falo por mim: cá em casa, bolo de chocolate...uhmmm...desaparece num piscar de olhos.
    Bjs
    ana

    ResponderEliminar
  14. Querida Catarina,
    este bolo com um chocolate quente vai bem demais,
    ficou maravilhoso, amei a receita!
    Seus cupcakes ficaram lindos, parabéns!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  15. El pastel tiene un aspecto maravilloso y no cabe duda, de que tu gesto lo es mucho más Catarina, dice mucho de ti.
    Con los cupcakes estás triunfando, lo que nos espera!
    un beso y que tengas un buen fin de semana.

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto guloso este bolo!
    Mais um WS fantástico! De há 15 dias a esta parte já fiz 5 receitas diferentes de cupcakes e nenhum cresceu, quase 100 cupcakes para ali aos caidos, enfim isto ultimamente nada me corre bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Catarina, o bolo é delicioso e tu és um doce!!! Desejo rápidas melhoras à mãe da menina!
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  18. Querida amiga: sempre pronta a ajudar e a fazer os outros felizes. És mesmo uma pessoa especial. Especial é também esse maravilhoso bolo ,húmido por dentro,tal como eu gosto. Que tentação!!!
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. OiCatarina! obrigada pela visita, está complicado pra mim dou um jeitinho quando estou em mainha, por isso a demora. Bjuss uma linda noite e umj início de semana em paz. Bjuss

    ResponderEliminar
  20. Gosto tanto de bolo de chocolate!! Esse interior tá mesmo tentador :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Esse bolo tem ar de "come-me" lol
    O interior ficou mesmo guloso :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Oi Catarina, o bolo ficou com um visual delicioso e os cupcakes ficaram lindos, parabéns!
    Beijos e boa noite, Oslaine.

    ResponderEliminar
  23. Esse bolo está com um interior incrivel.
    Parabens pelo teu gesto de carinho para com a menina e a mãe.
    E tambem pelos cupcake. Ficaram perfeitos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Bolo de chocolate é sempre bem vindo! Esse não deve ter sobrado nem um farelinho aposto! Beijinhos amiga, e uma semana cheia de paz!

    ResponderEliminar
  25. Querida.
    Grata por sua presença no meu blog.Boa Semana! Traga a sua memoria somente aquilo que lhe traz esperança.Um beijinho. Te adicionei no face.
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Querida menina de trança, Boa noite!

    Não resisto..aff que coisa boaaaaaaaaaaaa.

    Deixo aqui meu desejo de saúde paz, prosperidade e amor em sua vida e dos seus.
    FELIZ SEMANINHA!!!
    Beijos e obrigada pela presença em minha vida

    ResponderEliminar
  27. adoro bolos que fiquem como teu ficou. delicioso.Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pelo blogue, as receitas são deliciosas!

    ResponderEliminar
  29. El bollo de chocolate te ha quedado estupendo y lo de las cupcakes...muy chulas. Besos Acaramelada

    ResponderEliminar
  30. Querida Amiga,

    E falas tu do meu bolo de chocolate... aliás, parece que este fim de semana muitas pessoas resolveram-se por uma delicia assim... :-)
    Então e o teu bolo ? Está fantástico amiga, super convidativo para uma fatia bem grossa acompanhada de um cházinho quentinho (tenho as mãos geladas) ! :-)

    Catarina, bonito gesto o teu, nada que me admire, tenho-te como uma pessoa muito querida e especial ! :-)

    Quanto aos cupcakes, quem me dera... estão fabulosos, não admira que o branquinho tivesse ficado em 1º lugar, está divinoo mesmo !
    Parabéns, amiga ! Tu mereces !

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  31. Realmente, não há alegria e agradecimento maior que o belo e inocente sorriso de uma criança e se o conseguiste, já é felicidade suficiente, o fazer alguém feliz, que se dirá de uma criança!! Lindo e delicioso bolo e os cupcakes, concordo querida, são lindos mas o do lacinho branco é uma maravilha de super profissional e lindo que está.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas