domingo, 11 de novembro de 2012

Arroz de couve lombardo com um toque de cogumelos para acompanhar alheira da Mãe

Arroz de legumes quando era miúda nem o podia ver, mas os hábitos mudam e nós também mudamos e o que há uns anos atrás nem pensava em comer hoje não vivo sem!
E que bem me sabe um arroz assim para acompanhar alheiras feitas pelos meus pais, em dias em que a saudade aperta e preciso de algo que me reconforte o coração...


Ingredientes:

  • cebola
  • azeite
  • polpa de tomate
  • 1/2 cubo de caldo knorr de legumes
  • couve lombardo
  • cogumelos
  • sal q.b.
  • água q.b.
  • arroz

Preparação:

Refogue a cebola picada no azeite, junte a polpa de tomate, a água e caldo de legumes. Quando levantar fervura junte a couve cortada aos pedaços e deixe cozinhar até ficar tenra. Tempere com o sal. Entretanto junte o arroz necessário para ficar "arroz malandro" e os cogumelos e deixe cozinhar. 
Servi com alheira e deixo aqui o truque que eu uso para não rebentarem: se estiverem congeladas, deixar descongelar por completo e frita-las sem qualquer adição de gordura pois elas libertam gordura suficiente e com o lume sempre no mínimo.

Bom apetite!

39 comentários:

  1. Que rico el arroz, a mi me gusta de todas las maneras, pero asi se ve divino.

    besos

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que é melhor, o arroz está com um aspecto delicioso, mas essa alheira está-me a tentar...
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que delicia de refeição.
    bom domingo.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  4. Bem...Podia ser a minha refeição...Que lindo prato...A minha mãe também fazia alheiras, as caseiras são as melhores...

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Estupenda receta me gusta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  6. Alheira caseira,hummm,que bom e acompanhada desse arroz tão apetitoso deve ter dado para matar um pouco as saudades.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Nada como uns enchidos bem caseiros...
    Uma refeição perfeita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Uma refeição de aspecto bem caseiro, adorei!

    ResponderEliminar
  9. Humm... parece muito saboroso e completo este prato!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  10. Arroz com cogumelos vai sempre bem. E com alheira ainda melhor. :)
    Obrigada pelo comentário no Papas e Doces.

    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  11. Que delicia de arroz, alheira gosto dela grelhada.
    Ficou uma deliciosa refeição
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Oi amiga, que delícia, uma refeição simples e prática. Uma semana hiper abençoada!

    ResponderEliminar
  13. Que gostosura menina.... estou com vontade de provar essa delicía..beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Kinhas,
    Que receita tão à nossa moda, ou seja à Portuguesa e com todo o orgulho !!!
    Adorei e a alheira está com um aspeto delicioso hummm tudo tão bom.
    Consigo imaginar as saudades....
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  15. Olá Catarina,
    comidinha de mãe é tudo de bom, este arroz ficou super apetitoso, ótima receita!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  16. Oi Catarina, saudades é um sentimento doloroso.Sua falta da família deve ser muito dificil.Sentir falta da familia é sinal de que há muito amor.Aguardo noticias amanhã minha querida.Beijos, que sua semana seja de muita paz e alegrias.

    ResponderEliminar
  17. Nossa!! Que receita..não sabia por onde começar, mas adoraria provar!! Tem dias que a saudades dos pais bate mais forte, não é? Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  18. Delicia total! Adorei! Alheirinha da mami!? Que sorte! São as melhores! As da minha mãe são uma loucura!
    Engraçado! Agora que penso nunca na minha vida comi uma alheira que não fosse a da minha mãe ou minha! :P
    Ainda bem! ;)
    Adoro alheiras!

    Boa semana lindona!

    Beijinhos doces para ti.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  19. hummm minha amiga bom demais hein .parabens eu amei bjonhos doces

    ResponderEliminar
  20. Amiga, que delicia de arroz...
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderEliminar
  21. Eu também não o podia ver quando era miúda! :)
    Há coisas que se mantiveram e outras que mudaram... Arroz com legumes já gosto!
    E o teu ficou fantástico :)
    (Eu com alheira como sempre batatas fritas... é sempre um dia de pecado!)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  22. Olá meninadetranças!!

    Amiga vc vive aí no gelo e eu aqui com um lindo sol pairando sobre todos nós todos os dias....

    Feliz semaninha.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  23. Olha só lhe tirava os cogumelos que não gosto.

    ResponderEliminar
  24. Catarina q arroz gostoso! O cogumelo deve deixar um sabor muito especial!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  25. Querida amiga Catarina!

    Que sua terça feira seja maravilhoooooosa.

    Abraçosssssss

    ResponderEliminar
  26. Espero que esteja bem, já que disse que gostou do post de hoje que fala sobre Depressão.
    Tenha uma ótima terça..Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  27. Oi minha amiga querida, que prato maravilhoso.

    Cat logo-logo vc tira outras férias e vai matar essa saudade com muitos beijos e abraços na mamãe e no restante da família.

    Bjssssssssss querida e que a tua semana seja muito abençoada.

    ResponderEliminar
  28. Olá amiguinha !!!
    Adoro este arroz ainda para mais com acompanhamento caseiro !!!!
    Que delicia.
    Beijos e muitos beijossss

    ResponderEliminar
  29. Olá Kinhas,
    este arroz está fantástico! Adoro com couves e ainda mais os cogumelos... e essa alheira caseira, a melhor do mundo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Que buen conjunto has formado, seguro que te has quedado bien a gusto, con algo de nostalgia, seguramente, pero satisfecha.
    Un beso

    ResponderEliminar
  31. Ai que bom sua malandreca;)) estou com inveja desse arrozinho com enchidos caseiros:)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  32. Querida Catarina,

    Adoro alheira, ainda mais essas caseiras que são sempre tão saborosas...

    O teu arroz é uma delicia, gosto assim com as couves e a alheira tem um aspecto divinal !

    As saudades dos pais... ai, ai... sei muito bem o que sentes, amiga, a sério... um abraço bem forte para ti e um beijinho bem carinhoso !

    ResponderEliminar

  33. Olá minha querida Catarina, depois de um longo dia de trabalho o que precisamos é descanso, mas melhor ainda quando na companhia de alguém. Então resolvi ler os comentários que meus anjos virtuais escrevem. Obrigada pela visita e por deixar palavras encorajadoras , de elogios e reflexões no meu blog, isto só me da forças para continuar.
    Quando as vezes penso que vou fracassar em alguma coisa diante dos problemas da vida, costumo lembrar quase como se fosse uma oração de um pensamento de Padre Fábio de Melo que diz mais ou menos assim:” "Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte. “Mas não há uma fórmula mágica que nos faça chegar à força sem que antes tenhamos provado a fraqueza.” Muitas vezes temos que ser fortes até demais!!
    Parabéns! amiga, seu blog esta cada vez mais lindo e com postagens que chamam atenção, suas delícias são maravilhosas. Muito sucesso na tua vida, uma noite abençoada. Bjuss

    ResponderEliminar
  34. Boa noite, menina de tranças!!

    Digo amém e desejo tudo que há de mellhor pra vc e sua família.

    Feliz quinta feira, aqui é o dia da Proclamação da República...é feriado.

    beijossssssssssss

    ResponderEliminar
  35. Passando para saber como está e te desejando uma ótima quinta..aqui no Brasil é feriado!! Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  36. Que refeição magnífica amiga. Adoro arroz malandrinho e alheiras, ai que saudades de uma bela alheirinha!!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas