quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolo Vulcão de chocolate - a experiência quase falhada!

Olá meninas! Depois de ter colocado a foto no Facebook do blogue, trago-vos a receita da "coisa" como eu lhe chamei... As experiências por aqui sucedem-se não há velocidade da luz (bem eu gostava), mas lentamente pois ando cheia de trabalho (mudança de horários) e a organizar as ideias para as férias que se aproximam.
Então o bolo chama-se assim (fui perguntar a quem entende mais de pastelaria do que eu) porque não coze todo o seu interior, tem que ficar esta espécie de mousse lá dentro!
Sinceramente desiludiu-me, talvez por não estar habituada a estas modernices ou porque ao corta-lo e ver o que estava a acontecer ficasse tão decepcionada que nem o soube saborear...
O resultado foi que este mal fadado bolo ia ter como destino o caixote do lixo, mas foi reaproveitado numa outra ideia que surgiu logo após a desgraça e com o apoio e sugestões de quem viu as fotos saiu uma sobremesa que irei publicar brevemente.
Deixo-vos então a receita para que possam testar e quem sabe saborear um bolo que eu não fui capaz de, mesmo sendo uma adepta fervorosa de bolos de chocolate...


Ingredientes:

150 gr de farinha
190 gr de açúcar
200 gr de chocolate de culinária
4 ovos
160 gr de manteiga



Preparação:

Pré-aqueça o forno a 220º.
Numa taça misture a farinha com o açúcar e os ovos e bata até obter um creme claro e compacto.
Derreta a manteiga com o chocolate e incorpore na massa.
Coloque numa forma comprida tipo bolo inglês untada e polvilhada e coza no forno no segundo nível a contar de baixo por 14 minutos exactos (deixei 17 e depois de desligar o forno ainda ficou mais 8 lá dentro).
Sirva polvilhado com açúcar em pó (não coloquei, preferi decorar só com o chantilly).



Bom apetite!


20 comentários:

  1. Bom dia Catarina... eu em casa nao posso fazer bolos assim ehehhhehe, o pessoal nao come por ficar liquido por dentro, eu se calhar ia gostar porque gosto de "petit gateaux", que embora seja um "queque" tb fica assim por dentro!! Estou curiosa para ver essa sobremesa!!! Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Madre mía, que bueno tiene que estar, sobre todo tibio un día de frio......... para morir de placer.
    Besicos,

    ResponderEliminar
  3. mas que tem bom aspeto tem amiga, na próxima fica melhor...bjs

    ResponderEliminar
  4. O aspecto é uma delícia :)
    E esse chocolate a escorrer lá de dentro.. ui!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!! Bom dia!! Bom dia!!!!!

    Catarina...aí que delícia, menina!

    Obrigada pelo lindo bom dia e que Deus te abençoe abundantemente, viu?

    Beijossssssss

    ResponderEliminar
  6. Olá, bom dia!

    Eu colocaria o forno a 170ºC e deixaria cozer durante mais tempo. A 220º é muita temperatura para um bolo.
    Experimente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina,
    Esse chocolate escorrendo ficou tentador, gostei da
    receita mas eu tbm deixaria no forno 170°C por mais um tempinho, memos ficou bom demais!
    Vou tentar fazer essa receita.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olha eu comia assim mesmo nham nham, tou curiosa com o que fizes-te com ele.
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Eu não entendo de gastronomia,mais para mim ficou ótimo!!
    Outra coisa, acho sim,que você pode escrever um livro, tem muita capacidade para isso..Bjs.Sandra

    ResponderEliminar
  10. Este bolo /mousse ficou bem apetitoso. É mesmo assim,acertaste no ponto. Deve ficar cremoso por dentro e cozido por fora.Aqui em casa ele ia "voar" bem rápido.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Eu acho-o otimo. Mas não entendo porque não gostaste, o sabor não estava bom?
    Tem aparência de estar delicioso :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Romy, sabia a mousse, mas talvez a desilusão fosse tão grande que nem o soube saborear.

      Eliminar
  12. uiiiiiiiiiiiiiii.... Adoro.
    Estou completamente rendido ao teu bolo!
    Maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Catarina !
    Olha que o bolo estava fantástico ! Mas penso que mais 5m teria ficado ainda mole por dentro mas não ficando liquido.
    Vou deixar uma sugestão: este tipo de bolos costumo colocar o forno a 200º, ao fim de 10m baixo para 180º e depois controlo com o palito passados mais 10 m. Se o palito sair muito molhado deixo mais 5m, desligo o forno e deixo ficar mais um bocadinho lá dentro.
    Experimenta fazer um dia o meu bolo de chocolate, vai aos posts de bolos de aniversário. O truque do forno que menciono é muito importante.
    Beijinhos, não fiques triste porque o bolo estava fantástico.

    ResponderEliminar
  14. Parece saborosíssimo, quando tiver um tempinho vou tentar fazer, um excelente noite!

    ResponderEliminar
  15. Olá, Olá


    Estou de volta!!! :) Vim ver as tuas novidades e entretanto a passar as fotografias da máquina para o computador (penso que até amanhã já as terei todas colocadas no Facebook).
    Este bolo não me parece uma experiência falhada, faz-me lembrar os petit gateaux que são exactamente assim por dentro e parece-me muito bem!

    Bjcs grandes!

    ResponderEliminar
  16. Minha querida, eu diria que este é o tão difícil de fazer e conseguir, chocolat fondant e há por aí tantos chefes que não conseguem este resultado de chocolate a "escorrer", que tu conseguiste..., mas se não aprovaste, não aprovaste!!
    Eu acho que iria adorar...
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  17. Oi Catarina querida, ficou parecendo um petit gateau gigante.Hummm deu vontade de experimentar com sorvete.
    Beijos.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas