domingo, 23 de setembro de 2012

Bolo de aniversário

Este bolo foi mais uma encomenda que me fizeram, claro que ainda tenho muito para aprender pois não tenho técnica de corte e decoração (em breve farei um workshop de cake design e posteriormente o curso completo), mas para quem o comeu foi muito elogiado.
Fiz dois bolos que sobrepus recheados apenas com natas batidas com açúcar e uma decoração como vêem muito simples.



Ingredientes (para cada bolo! ou seja dupliquei a receita que aqui apresento)

7 ovos
200 gr de açúcar
150 gr de farinha
sumo e raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio e cobertura:

2 pacotes de natas
4 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar (com a batedeira ou batedor de varas) até fazer espuma. Junte o sumo e a raspa da laranja e continue a bater.
De seguida adicione a farinha com o fermento peneirada e envolva muito bem para criar uma massa fofa.
Unte e polvilhe a forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-25 minutos. Desenforme morno.
Entetanto bata as natas com o açúcar e barre a superfície do bolo que fica por baixo, sobreponha o outro e cubra com o restante chantilly.
Decore a gosto.

Bom apetite!

28 comentários:

  1. Muy vistoso y apetecible este pastel que has hecho. Además está personalizado. Besicos.

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto muito guloso!
    Quanto à decoração, devo dizer que na parte da escrita e trabalhar com materiais tipo natas (coisa que eu sou um desastre) mesmo sem formação, estás muito bem.
    um conselho: não faças workshops, é preferivel investires num curso completo, ou vários cursos que abrangem temáticas, e te dão certificação, porque fazeres workshops e pagares balúrdios por eles, só aprendes aquilo que te querem ensinar. Eu fiz um workshop e ainda hoje me choro ao dinheiro que lá deixei, ando a juntar dinheiro para fazer o tal curso completo, vai demorar, mas prefiro levar 2 ou 3 anos e fazer as coisas com calma do que andar a distribuir dinheiro por ai..

    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  3. Com o tempo é que se aprende e para quem não tem tecnica está muito bom, pelo menos tem optimo aspecto!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Está bem bonito e deve ser muito bom.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. More amei tua visita, agradeço todo o carinho.
    Excelente semana.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. O bolo está bem bonito. Eu não gosto nada de decorar bolos com natas... Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina !
    Há 2 dias que não passava por aqui e deparo-me com este lindo bolo !
    Está lindo, e a receita é bem simples. Gostei !
    Continua que estás no bom caminho !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Kinhas,
    Que lindo bolo e deve ter ficado fantástico.
    Parabéns à Alice :)
    Bos semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Para quem ainda não tem técnica seu bolo ficou muito lindo!!
    Com certeza muito saboroso também.
    Tenha uma bela semana =)
    Um bejim!

    ResponderEliminar
  10. Oi Catarina, obrigada pela visita uma linda noite e uma semana alegre, colorida e perfumada com a primavera. Bjusss fica na paz de Deus

    ResponderEliminar
  11. Catarina o bolo ficou lindo e certamente delicioso!!!
    Bjss e boa semana!
    Mel

    ResponderEliminar
  12. Ficou bonito, fazendo um cursinho ficará muito melhor, é praticando que se aprende, eu também comecei assim e fui melhorando, bjs e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  13. Kinha, que bolinho lindo! Ficou bem legal e também gostoso hen? Depois vou postar umas coberturas de bolo prá voce pegar, ou por email viu? Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Voce pode fazer as coberturas com sabores de fruta como morango, maracujá, abacaxí, cupuaçu e outras e também a de leite em pó, fica bem legal e prática.

    ResponderEliminar
  15. Nossa... Amei conhecer seu blog! Que receitinha maravilhosa! Já estou de seguindo para não perder nenhum detalhe...

    Se poder me faça uma vistinha e se gostar me siga tbm...


    bjk


    www.blogdabiane.com.br

    ResponderEliminar
  16. Ola Catarina, que lindo bolo... Aposto que a Alice ficou toda contente com essa maravilha!!!

    Excelente semana para ti!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. A perfeição virá com certeza, contudo gostei bastante do bolo... na minha opinião está simples mas muito lindo :)
    O coração é que conta nestas coisas... acho eu lol

    Bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Simples, mas lindíssimo amiga e acredito que tenha sido uma delícia!!
    Às vezes as coisas simples são as mais lindas e, para mim, este teu bolo é a prova desse dito!!
    Beijinhos grandes e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Lo importante ya lo tienes, que es el sabor, por otra parte ami me gusta como te ha quedado, no es una cosa espectacular de esas que se ven por ahí, pero está muy bien.
    Tienes un detallito para ti, en mi blog, espero que te guste.
    Un besiño

    ResponderEliminar
  20. Querida Catarina,
    pra mim está lindo, ficou certinho e bem decorado, parabéns!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  21. Catarina, para quem não tem técnica, devo dizer-te que vais lindamente !
    O bolo está lindíssimo, eu não conseguiria fazer tão bem, podes acreditar !

    Adorei !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. hummm que bolo maravilhoso ..parabens eu adoro bolo coberto erecheado de natas ..esta divino querida bjokas e boa segunda feira

    ResponderEliminar
  23. Bonita tarta, me quedo como seguidora.bss Acaramelada

    ResponderEliminar
  24. Está muito boito e com certeza saboroso!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  25. Olá.
    Blog legal,sabia que agora tem um portal só de blogs, isso mesmo, o Portal de blogs Teia, só para blogs de qualidade assim como o seu.
    Para participar é só ir lá e deixar o link em algum comentário,fácil e rápido e não necessita cadastro.
    Se seu blog for selecionado ele será divulgado gratuitamente.
    Ate mais

    ResponderEliminar
  26. Pues te ha quedado muy bonita y seguro que estaba riquisima :)

    besos

    ResponderEliminar
  27. Olá Catarina,

    O teu bolo está lindo, pelos ingredientes só podia estar delicioso.

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  28. De certeza que a Alice gostou :D
    beijinho

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas