quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bolachas de manteiga (com pepitas de chocolate)

Andava a adiar de dia para dia a minha primeira tentativa de fazer bolachas. Pesquisei nos blogues da minha preferência e encontrei na Cozinha Tricolor uma receita simples que para testar serviu perfeitamente. Não saíram tão bonitas (nem com certeza tão boas) como as originais, mas com o tempo hei-de aperfeiçoar.


Ingredientes (rendeu cerca de 40 bolachinhas)

100 de manteiga amolecida
100 gr de açúcar
1 ovo
250 gr de farinha
 pepitas de chocolate q.b. (eu coloquei, é opcional)

Preparação:

Misture a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o ovo e mexa.
Acrescente a farinha e envolva bem até obter uma massa homogénea.
Guarde a massa envolta em película aderente por 20 minutos no frigorífico.
Numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com a ajuda do rolo de cozinha. Corte as bolachas com o cortador próprio. Forre os tabuleiros com papel vegetal e coloque sobre este as bolachas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourarem.  Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e retire as bolachas do tabuleiro.
Nota: em algumas bolachas, coloquei por cima pepitas de chocolate, pressionando levemente sobre a massa.


Bom apetite!

Queria pedir desculpa desde já a quem me segue, por alguma falha da minha parte no que toca a comentários, mas esta semana e a próxima vão ser de muito trabalho (tenho que deixar tudo em ordem antes das férias) pelo que agradeço a vossa compreensão se eu não comentar as vossas iguarias no próprio dia. Beijinhos e fiquem bem :)

24 comentários:

  1. Estou mesmo tentada a fazer umas bolachinhas. Devem ser ótimas e com essas pepitas de chocolate já estou a imaginar hummm :)) coisa boa!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Amiga, ficaram maravilhosas as bolachas e devem ter ficado uma delícia tb.

    Eu tb estou c/dificuldades em comentar , minha internet cai muito, estou tentando resolver.

    Bjssssssssssssssss.

    ResponderEliminar
  3. Olá !!!!
    Bem, que mudança, o blog está lindo !!! E tu já estás totalmente recuperada ?
    Pois, fazer umas bolachinhas é sempre bom para petiscar ! Gostei desta receita, ficaram fofinhas !
    Beijokinhas.

    ResponderEliminar
  4. Temos uma gostosinha pró café, ai como queria esse cafézinho extra, com elas... Ficou o blog! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Catarina,
    o seu blog tá lindo gostei do novo visual!
    E amei estas bolachinhas estão lindas e com certeza
    deliciosas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Agora que começou a escola é uma boa sugestão para enviar no lanche das crianças :)
    Gostei!!

    Bjks

    ResponderEliminar
  7. mas que belas bolachinhas. Já acompanhava o meu café com uma ou duas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina: adoro bolachas e faço-as imensas vezes. Essas ficaram lindas e a receita é bem fácil. Combinam também com o fundo ( cor de chocolate) do blog.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Que boas e lindas querida Kinhas!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Oi Catarina, que receita mais fácil.Delicinhas.Beijos querida e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  11. oi querida tudo bem??? estão divinas eu amei comeria alguns com leite ..adoro com leite geladinho ...parabens bjokas

    ResponderEliminar
  12. Catarina as bolachas ficaram muito apetitosas! Gostei!
    Bjss
    Mel

    ResponderEliminar
  13. Olá Catarina,

    Que belas bolachinhas, gostei muito da tua sugestão, vou ter de as experimentar.

    beijinhos e bom trabalho

    ResponderEliminar
  14. COMENTEI MAS ACHO QUE O COMENTÁRIO PIROU-SE.
    ADOREI AS TUAS BOLACHAS , AS DE PEPITAS SÃO AS MINHAS PREFERIDAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Ai adorei essas bolachinhas.
    Minha pequena com certeza iria amar :)
    Beijos

    Vc ja curte nossa página no Facebook? :) Vai la...
    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderEliminar
  16. Yo las hago muy parecidas y están riquísimas! Buena idea la del chocolate!

    ResponderEliminar
  17. Adorei a receita vou fazer no final de semana. Uma ótima noite amiga!

    ResponderEliminar
  18. Amiga, gosto imenso do novo visual do teu blog, muito selecto ! :-)

    Quanto às bolachinhas, adoro, ainda por cima com chocolate, já sabes, fico com a gula atiçada !!

    Ficaram lindas, perfeitas !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Hummm devem ter ficado uma delícia :)...

    ResponderEliminar
  20. Eita que essas bolachinhas ficaram super apetitosas! Gostei da receita! Eu queria só uma bolacha pra comer e tomar um cafézinho. hummm....
    Aproveitando pra falar que gostei muito do seu blog! Quero voltar e encontrar várias novidades!
    Beijos e ótima sexta feira!

    ResponderEliminar
  21. Uma bela escolha para iniciar a confecção de bolachas. :) Fico contente por teres gostado da receita.
    Beijinhos!
    CozinhaTricolor

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas