quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rolos de salmão em massa filo

Como já referi algumas vezes, gosto de me mimar de vez em quando... Na minha cozinha gosto de fazer um pouco de tudo (se bem que os doces tenham destaque).
Esta receita com certeza já muitas de nós a fizeram nas mais variadas versões ou até mesmo na versão original... Descobri-a por acaso mas mal a vi decidi que tinha de experimentar... e da ideia passei à acção e voilá! uma sugestão (mais ou menos) saudável e muito apetitosa...


Ingredientes (2 pessoas) original aqui

225 ml de leite
75 ml de natas
1 folhas de louro
1 dente de alho
noz-moscada q.b.
250 gr de filetes de salmão (postas também servem)
margarina q.b.
1 cebola cortada às rodelas finas
25 gr de farinha
2 ovos cozidos
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de mostarda
sal e pimenta q.b.
Massa filo q.b. (usei meia embalagem)





































Preparação:

Aqueça o forno a 180º.
Leve ao lume o leite, as natas,  o louro, o alho picado (se for inteiro depois tem que o retirar) e a noz-moscada.
Assim que levantar fervura, junte o peixe durante 8 minutos. Retire, deixe arrefecer, limpe de pele e espinhas e desfaça em lascas. Reserve o leite.
Numa frigideira, coloque a margarina e frite e a cebola sem ganhar cor. Junte a farinha, misture bem e vá juntando o leite aos poucos, mexendo sempre. Reduza o lume para o mínimo, deixe o molho reduzir até ficar cremoso.
Entretanto coza os ovos e pique-os. Junte-os ao molho, adicionando também a salsa, a mostarda e o peixe. Envolva bem. Retire e deixe arrefecer.
Pincele as folhas de massa filo com um pouco de manteiga (usei 2 metades para cada rolo) e coloque o recheio numa ponta e enrole. Feche as extremidades com um pouco de manteiga derretida com a ajuda do pincel. Repita a operação até terminar o recheio e a massa.
Leve ao forno num tabuleiro cerca de 20-25 minutos ou até ficar dourado. Sirva com salada.




Bom apetite!



19 comentários:

  1. Buenísima, me has dado una gran idea, a mi el salmón ahumado no me gusta pero cocinado si. Si tienes el relleno hecho, en un momento luego montas y horneas la pasta.
    gracias por la receta.

    ResponderEliminar
  2. Olá, parabéns pelo blog!
    Parece ser boa esta receita, a aparência é muito boa, até me deu fome.
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  3. Hummmm Catarina que delicia amiga, eu adorei esta tua bela sugestao com salmao, peixe que eu gosto e muito... excelente!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Wow! Que aspeto requintado. Ficou lindo!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Excelente aspecto, só te digo!
    Já cheguei a comprar dessas folhas, mas só me lembrei delas quando já tinha passado o prazo :(
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Catarina... lembro bem dessa receita que a querida Pokaontas colocou no Petiscos. Já a tenho nos meus favoritos faz uns anitos lol
    Agora que a vi aqui fiquei com mais vontade ainda em experimentar :P
    Adoro salmão e a conjugação com a massa filo é perfeita :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de rolos, devem ficar divinos...
    Beijinhos,
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina,
    tenho vontade de experimentar essa massa, parece ser bem leve, os teus rolos ficaram lindos e apetitosos!
    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  9. Parece muito interessante, fiquei com vontade de comer.
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Hola Catarina, acabo de llegar a tu blog y esta receta me ha encantado, me gusta mucho la pasta filo, el resto de tus recetas también son muy buenas, adoro la cocina portuguesa, he vivido en Lisboa y me es muy familiar.
    Un besiño

    ResponderEliminar
  11. DUAS COISAS QUE GOSTO MUITO E JUNTAS DEVEM FICAR UMA MARAVILHA.
    O ASPCTO AGRADOU-ME E MUITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Muy rico este plato y sobre todo, vistoso.
    Es la primera vez que visito tu blog, y con tu permiso me quedo de seguidora y dando una vueltecita por esta tu estupenda cocina.
    Besos

    ResponderEliminar
  13. Olá querida!!!

    Quem sabe um dia...você estará aqui ao vivo e cores.Vamos torcer!

    Abraço grande!!!

    Obrigada pela firme presença no profetizando

    ResponderEliminar
  14. Catarina estou aqui salivando depois de ler essa receita, não conhecia, vou levar comigo!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderEliminar
  15. Olá Amiga! hoje trago novidade. Como prometi, estou lançando o primeiro sorteio no meu blog, em parceria com o blog da minha filha . “ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS” ad.brenda@hotmail.com. Haverá prêmios para o PRIMEIRO e o SEGUNDO lugar.
    PRINMEIRO LUGAR: Uma camiseta de lembrança do blog PROFESSORA LOURDES DUARTE e dois livros: MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO – Gabriel Chalita e PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPETENTE Ampliando Saberes do Professor- Antônio Tadeu Ayres. Os livros foram comprados de segunda mão, mas estão em perfeita qualidade.

    O SEGUNDO LUGAR: UMA CAMISETA DO BLOG PROFESSORA LOURDES DUARTE.

    Como todo o sorteio, tem regrinhas, passa lá e aproveite para participar , estamos lhe esperando com carinho. Página Marcadores Título: PRIMEIRO SORTEIO NO BLOG

    PROFESSORA LOURDES DUARTE professoralourdesduate.blogsport.com
    ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS Ad.brenda@hotmail.com
    Caso o link não abra no site, coloque no Google: ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS

    ResponderEliminar
  16. Gostei da história de se mimar..precisamos, não é? Belo prato!!Bjs.Sandra

    ResponderEliminar
  17. O aspecto é magnífico e deve ser uma delícia!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas