segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Favas à transmontana

Quando era adolescente e a minha mãe me chamava para a cozinha, eu fugia a sete pés.. Sabe-se lá porque, mas não gostava nada de ter que estar ali de volta dos tachos.... Cresci e como manda a vida, fui obrigada a tirar " a lama das unhas" e a desenrascar-me. E juntamente com o amadurecer, o meu gosto pela cozinha e tudo o que a envolve cresceu naturalmente, sem fretes ou dramas! É uma verdade que prefiro cozinhar para um monte de gente do que para mim sozinha mas,de vez em quando também gosto de saborear uma refeição bem caseira no conforto do meu lar, apenas eu e os meus pensamentos.
Foi o caso do prato que hoje vos trago em que as lembranças da minha meninice me fizeram querer matar as saudades da comida da mãe...
Pouca gente gosta de favas e eu honestamente apenas as como nesta versão e numa outra com massa, mas para quem as aprecia, deixo-vos pois então a versão da minha avó A. (que ensinou a minha mãe) na mais pura tradição transmontana...


Ingredientes:
  • Favas
  • Batatas
  • Bacon em cubos
  • Alho
  • Azeite
  • Sal


















Preparação:

Num tacho aloure os dentes de alho picados no azeite.
Junte as favas cozidas e escorridas (casca e grão) e as batatas também cozidas aos cubos. Vá misturando bem para ligar e entretanto junte os cubos de bacon. Envolva bem até obter uma espécie de pasta. Tempere com sal e sirva de imediato acompanhado por entremeada ou costeleta de porco grelhada e salada de alface.

Bom apetite!




14 comentários:

  1. Querida Catarina,
    receitas de família são bem vindas, e uma comidinha assim bem feita é indispensável, belo prato!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  2. Catarina, uma forma muito interessante de cozinhar favas... nao conhecia... mas so posso dizer que deve ser uma delicia, pois a comida transmontana é tudo de bom mesmo!!!

    Adorei e ainda mais quando sao comidas que nos trazem a lembrança da nossa infancia!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que giro ler este teu post, pois eu era exactamente assim e a minha mãe fartava-se de refilar que eu não queria aprender nada...
    Adoro favas e à transmontana, ainda melhor e esta tua sugestão é uma maravilha!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. NÃO CONHECIA ESTA RECEITA,NA VERDADE NÃO GOSTO DE FAVAS.
    MAS ESTA COM BOM ASPECTO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Nunca provei favas, mas deve ser muito gostosa, o seu prato está lindo!!
    beijinhos, boa semana
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  6. Odeio favas eca... Por isso deixo só um beijinho e boa semana :)
    beijos

    ResponderEliminar
  7. No nos gustan mucho las habas pero seguro que con judías verdes está igual de bueno. Un besico.

    ResponderEliminar
  8. Também concordo que é mais divertido cozinhar para várias pessoas que para nós próprios, contudo, tem dias que gosto de me mimar e fazer um prato bem especial lol
    Aqui em casa não apreciam nada receitas com peixe e eu adoro, ora seja, os pratos individuais, de vez em quando lá tem de sair eheh

    Adorei essa sugestão, nunca comi favas assim mas imagino que sejam uma delicia. :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Parece um prato bem forte. Nunca comi favas misturadas com batatas,mas deve ser muito bom
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de receita...gostei muito.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, querida Catarina!!

    Amiga ....na verdade quando temos a certeza do amor de Deus por nós, a gente não cai só vacila na fé, pois é nesse exato momento em que Ele nos conduz em seu colinho de Pai.
    Um beijo!!!!
    Fé em Deus e pé na estrada porque quando vier o manhã Ela já estará lá.

    ResponderEliminar
  12. Ai catarina, tu ás vezes fazes cada petisco de ficar com àgua na boca !... Eu que sou uma amante da boa comida portuguesa só podia dizer que adorei este teu prato.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Esta receita não conhecia , eu gosto de favas e assim parece delicioso :)


    Bjs

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas