quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Clafoutis de alperces

Mais um convite para jantar em casa de amigos e sem muito tempo para fazer a sobremesa, decidi usar uns alperces que tinha comprado no dia anterior como base. Bastou ir fazer uma pesquisa ao mundo dos blogues e encontrei aqui o que faltava para completar a ideia :)



Ingredientes:

12 a 14 alperces
4 ovos
110 gr de açúcar
1 pacote de açúcar baunilhado (13gr)
100 gr de farinha
250 ml de leite
3 colheres de sopa de amêndoa laminada
25 gr de manteiga
1 pitada de sal



Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Lave e seque os alperces, cortando-os ao meio e retire o caroço.
Bata os ovos, adicione os açúcares, o sal, a farinha, a manteiga e o leite. Mexa tudo muito bem. Num pirex ou tabuleiro fundo, coloque as metades de alperce com o interior virado para baixo e polvilhe com a amêndoa. Coloque a massa por cima e leve ao forno até estar cozido fazendo o teste do palito (a mim demorou a cozer cerca de 40-45 minutos).

Bom apetite!


16 comentários:

  1. Que delicia de clafoutis Catarina, aposto que foi um sucesso esta tua sobremesa,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Mas que aspecto tão bom!
    Fica certamente uma delícia.

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de clafoutis querida Kinhas!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Ficou perfeito Catarina eu gosto mais deste do que de cereja o teu ficou perfeito com as amêndoas hummmm.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Estava preocupada contigo depois do que li no teu fb, mas vejo que estás e volta com doces maravilhas e, deixa-me dizer que este clafoutis tem uma cor fabulosa e um aspecto que se o apanhasse agora ia todo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Que delicia de doce, essa clafoutis está de comer com os olhos.
    Beijos
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  7. Hace unos meses triunfamos con la familia con un clafoutis de cerezas. Aunque hemos leido que se puede hacer con otras frutas no hemos probado pero este que presentas tiene un aspecto increible. Probaremos a hacerlos. Besicos.

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto...deve ser delicioso....nham, nham...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina,
    Com uma amiga como tu quem é que não a convida para jantar ou almoçar??
    Devem todos ter adorado, pois o aspecto é delicioso!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Querida Catarina,
    ficou uma bela sobremesa, a fatia está chamando por
    mim, que delícia!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  11. Catarina, amanhã estás convidada para jantares em minha casa !
    A sobremesa fica por tua conta !!!
    Adorei.
    Beijinhossss.

    ResponderEliminar
  12. Oi querida passando para conhecer seu cantinho, amei, já estou seguindo, convido a me visitar e seguir também;proaiseartedeeducar.blogspot.com, vou pedir um favor vote no meu blog quando for visitar, estou concorrendo no Top Blog. Deus te abençoe!

    ResponderEliminar
  13. Oiiiiii Catarina... nossa que delicia é essa??? o que é que é isso??? fiquei aqui a babar só de olhar a foto, que maravilha... vou levar a receita, pois esse vou fazer e bem depressa!!

    Catarina, o meu livro ainda nao saiu, vou lança-lo agora, mas nao vai ficar á venda nas livrarias, eu vou lança-lo por conta propria, mas logo que ele estiver em meu poder eu aviso no blog... ja está registado e tudo, estou a acabar de o rever!!! Obrigado pelo teu interesse!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Ficou com óptimo aspecto :)
    Um doce com fruta faz-nos sentir menos culpados :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oi Catarina os alperces seriam pessegos?Fiquei babando de vontade de provar.Parece delicioso.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São diferentes Léia, o pêssego é maior e mais carnudo :) estes são mais pequenos e mais ácidos.
      beijos

      Eliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas