quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bolo de ameixa e leite de coco / Dicas para congelação de massas de forno

Quando tenho uma tarde livre com a qual não estou a contar, aproveito-a da melhor forma (para mim claro): enfio-me na cozinha e testo receitas novas... Podia ir passear, aproveitar a tomar um café, mas não, para isso tenho tempo ao fim de semana. Então é nestas horas vagas que ponho em prática o que descubro noutros blogues e sites de Internet.
Foi o caso deste bolo cuja ideia veio daqui e porque as ameixas abundam por cá, queria fazer algo doce para acompanhar o capuccino da tarde...


Ingredientes:

250 gr de ameixas cortadas ao pedaços
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 chávenas de chá de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
4 ovos
250 ml de leite de coco
1 colher de sopa de fermento em pó































Preparação:

Bata muito bem os ovos com o açúcar e a manteiga derretida.
Acrescente a farinha com o fermento, o leite de coco e as ameixas e continue a bater para misturar bem.
Coloque na forma untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1 hora.



Bom apetite!


Também gostava de deixar aqui esta pequena sugestão, pois tenho visto pela blogoesfera muitas companheiras de cozinha a dizerem que fizeram esta receita ou aquela com massa folhada, quebrada, etc, de compra porque a tinham que gastar pois estava no final do prazo.
Não é necessário andarmos com correrias para utilizarmos este tipo de massas pois podem ser congeladas. Eu própria o faço e assim, mesmo quando não tenho fresca, basta ir ao congelador, deixar descongelar e usar.
No entanto os prazos de congelação são um pouco curtos, mas aqui fica a dica para quem não sabe:

Massa folhada - congelar até 2 meses após a data de validade indicada na embalagem

Massa para tartes - igual à massa folhada

Massa quebrada doce ou salgada - igual à massa folhada

Massa para pizza - igual à massa folhada

Massa filo - congelar até 6 meses após a data de validade indicada na embalagem


Espero ter sido útil!

Beijinhos


17 comentários:

  1. Que buen bizcocho. Nosotros lo habíamos probado con frutos rojos, con almendras pero no con ciruelas y tampoco con leche de coco. Me has dado una idea genial, el otro día hice un flan de coco con leche de coco y luego no sabía que hacer con la leche restante.
    besicos,

    ResponderEliminar
  2. Olá Kinhas,
    O teu bolo está com um aspecto super delicioso e a textura parece-me fantástica. Eu também costumo congelar as massas e estão sempre em forma e prontas a utilizar!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. OI Catarina, que maravilha esse teu bolo, eu que nem sou muito apreciadora de ameixas, estava capaz de me aventurar numa bela fatia!!! Adorei!!! Assim como as dicas de congelaçao das massas!!!

    Beijocas mil!!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia amiga.
    Que blog apetitoso, rsrsrsr...
    Adorei o recadinho, tenhas um lindo dia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Hummm!!! A combinação dos ingredientes agradou-me bastante :D

    ResponderEliminar
  6. Ficou com óptimo aspecto querida :)
    Adoraria ficar com uma fatia!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Já nem sei o que isso é: uma tarde livre! Nem sem contar nem a contar ( com ela, claro).
    Quanto ao bolo...já comia uma fatia...com esse aspeto maravilhoso e a esta hora...uhmmm!
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelas dicas Catarina, gosto sempre de aprender mais e mais com as outras amigas cozinheiras, não descuro nenhuma informação útil ! :-)

    Esse bolo ficou uma tentação, as ameixas dão uma linda tonalidade, mesmo a chamar para uma fatia !!!

    Perfeito !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina,
    nunca fiz bolo com ameixas frescas, o seu ficou
    lindo, as fatias estão irresistíveis!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. Adorei o bolo, deve ser uma delicia.
    Por acaso já me perguntei quanto tempo poderiam estar congeladas. uma vez congelei ( não lembro quanto tempo) e depois usei e quando fomos a comer estava estragada :(
    Fiquei com receio de congelar de novo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar, deixa-me dizer que o bolo deixou-me a babar e, em segundo adorei as dicas acerca do tempo de congelação. Eu encaixo-me naquele grupo que "inventa" receitas quando os prazos das massas estão a chegar ao fim lol.
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. ADORO AMEIXAS LOGO ESSE BOLO ME AGRADA.
    LEVAVA JÁ UMA FATIA...XL
    BJ

    ResponderEliminar
  13. Que rica está ¿verdad? yo hice uno hace poco y fue un éxito total, no era exactamente como el tuyo, pero me puedo imaginar el sabor ¡delicioso!
    Un biquiño

    ResponderEliminar
  14. O bolo ficou lindo,com um aspeto maravilhoso. Nunca tinha feito bolo com ameixas frescas e adorei a receita.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Quando chego aqui enlouqueço!! Que bolo lindo é esse? E deve está delicioso..Bjs.Sandra

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha, ficou mesmo apetitoso e com um interior fantástico este teu bolo!

    ResponderEliminar
  17. Um bolo certamente delicioso. :)
    Bjs!
    CozinhaTricolor

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas