quarta-feira, 25 de julho de 2012

Versão caseira de Pastéis de Tentúgal

Já tinha visto esta receita no blogue da Lady ao fogão e andava desejosa de a poder testar...
Não podia ter corrido melhor e pelo menos consegui matar algumas saudades de um dos doces conventuais que mais gosto..



Ingredientes (deu para 6 pastéis)

1 embalagem de massa filo
5 gemas
5 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de açúcar
manteiga q.b. derretida para pincelar
açúcar em pó para polvilhar



Preparação:

Comece por fazer o doce de ovos: num tacho junte a água, as  gemas e o açúcar e leve a lume brando mexendo sempre com um batedor de varas até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Numa superfície lisa disponhas as folhas e corte-as em metades se forem pequenas ou em 4 se forem grandes. Para cada pastel use 3 partes das folhas, pincelando-as uma a uma e sobrepondo. Coloque o creme numa extremidade e enrole. Pincele novamente e dobre as pontas para dentro. Faça a mesma operação até acabar o creme e a massa filo.
Leve ao forno num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, seguindo as instruções de cozedura da embalagem da massa (a que eu usei foi a 180º cerca de 20 minutos).
Depois de frios polvilhe com o açúcar em pó.



Bom apetite!

19 comentários:

  1. Olá Catarina,

    Ando a namorar esta receita, já a tinha visto numa revista que tenho em casa, os teus estão fantásticos, imagino que estivessem mesmo muito bons.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. JÁ FIZ UMA VEZ ,SÃO MUITO BONS.
    OS TEUS FICARAM LINDOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Ficaram fabulosos, deviam estar mesmo bons :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindo, e devem estar deliciosos :)

    ResponderEliminar
  5. Aiiiii, agora fiquei mesmo com água na boca... Adoro estes pasteis !
    Os teus ficaram perfeitos ! Parabéns, estão lindos !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Ai Kinhas, que eu adoro estes pastéis desde pequena!!! Saíram-te perfeitos!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina!
    Adoro esses pastéis e os meus filhos nem se fala!
    Amei as suas receitas pois elas são todas maravilhosas...um beijinho e resto de uma boa semana:)) Quando e se poder faça uma visita lá no meu tacho fico muito feliz:))

    ResponderEliminar
  8. Olá Natércia: lindos os pastéis de Tentugal,são também dos meus preferidos e tão fáceis de fazer. Também já estou a seguir-te e quero agradecer as tuas simpáticas palavras lá no meu blog.Volta sempre,pois serás sempre muito bem-vinda. Eu virei cá mais vezes,de certeza,pois já vi que tens coisinhas bem apetitosas.
    Bs
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha! Ficaram lindíssimo e devem ser deliciosos. Nham, nham...
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Ficaram bem janotas e gulosos. :)
    Bjs!
    CozinhaTricolor

    ResponderEliminar
  11. Adoro Adoro pasteis de tentugal... Aquele recheio... Hmm já fiquei a salivar!
    Estão com óptimo aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficaram tão lindos!
    Também é um doce conventual que eu adoro, e tenho sorte de morar perto deles :))
    beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá Catarina: não sei como,mas aconteceu.Vim parar aqui por "acidente",no entanto,não me arrependo,pois gostei de tudo. Obrigada pelo esclarecimento.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. UAU.....FICARAM IRRESISTÍVEIS!
    ESTA MASSA É MARAVILHOSA E O RECHEIO, BOM DEMAIS!

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  15. Leonida Neves@hotmail.com28 de julho de 2012 às 14:51

    Já há muito tempo que procurava esta receita e hoje sem querer encontrei-a. São maravilhosos e os seus ficaramlindos. Obrigada por partilhar comnosco. bjis

    ResponderEliminar
  16. E que lindos ficaram, Catarina, nem parece que foram feitos em casa ! Parecem mesmo os de compra !
    Nunca fiz, mas sinto-me tentada, gosto muito destes pastéis.
    Ficaram perfeitos !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Catarina!
    Ficaram muito lindos!
    E pelo aspecto devem de estar uma delicia.
    Eu também nunca fiz mas ao ver estes fiquei com vontade de fazer para puder comer; hummm fiquei com uma fome!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas