sexta-feira, 27 de julho de 2012

Queques de claras e chocolate (apto para celíacos)

Infelizmente nem todos somos saudáveis a 100%, alergias ou intolerâncias alimentares fazem parte da vida de muitas pessoas. Na casa onde trabalho, os dois filhos do casal têm a doença celíaca (intolerância ao glúten), pelo que uma dieta isenta deste componente é a palavra de ordem. A receita que vos trago hoje foi-me amavelmente cedida pela minha chefe e que eu decidi fazer ontem para me despedir do forno da minha antiga casa... Uma nova aventura começa a partir de hoje... Façam figas and wish me luck!



Ingredientes (12 queques e 1 mini-bolo)

10 claras
300 gr de amêndoa moída
150 gr de açúcar
1 cálice de vinho do Porto
1 pacote de açúcar baunilhado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de fermento em pó



Preparação:

Bater as claras com os 2 açúcares. Numa taça colocar a amêndoa, o fermento, o vinho do Porto, e o chocolate. Misturar tudo e juntar as claras e envolver bem.
Untar e polvilhar (para os celíacos com farinha especial sem glúten) as formas e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-25 minutos (Bolo inteiro demora 45-60 minutos).



Bom apetite!

14 comentários:

  1. Gosto muito de bolos com amêndoa ,esses queques devem ter ficado uma delicia.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Kinhas,
    Que ricos bolinhos! Adorei.
    Desejo-te muito boa sorte e felicidades para o teu novo desafio!!!
    Bom fim-de-semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Adoro este tipo de queques, estão com muito bom aspecto. Costumo fazer uns com o Tiago parecidos.

    Isso das alergias é muito complicado. Aqui em casa temos os 3 alergias. As minhas são de contacto ando sempre com a pele cheia de equizemas e a fazer tratamento com cortisona. O meu filho fez alergia ao leite de vaca, intolerância à lactose e ao glúten e na altura foi muito complicado tinha de andar sempre a ler etiquetas.

    Boa sorte para a tua casinha nova. Espero que vás para muito melhor.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Ficara uma maravilha , com aspecto fofo deve ser delicioso :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Kinhas,
    sei bem o que isso é a minha filhas em bebé era alérgica ás proteínas do leite de vaca, era tudo à base de soja! Felizmente passou.
    Estão com uma aspeto muito fofinho, dá vontade de pegar num e ir buscar um copo de leite bem frio!
    Bjs e felicidades na casa nova.

    ResponderEliminar
  6. Realmente tem pessoas que possui intolerância a alguns alimentos e alimentaçaõ tem que ser diferenciada!! Bela receita. Bjs.Sandra

    ResponderEliminar
  7. Olá kinhas: que bom arranjares estas alternativas . Ficaram bem bons e rendem bastante. Gostei muito.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Amei teu blog, adoro a gastronomia.
    Já estou te seguindo.
    Quando tiveres um tempinho visita meu blog, se gostares participe.
    Excelente final de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olá!!! Também conheço muitas pessoas que têm esse tipo de problema de saúde e acho essas receitas bem interessantes pois não tem restrições alimentares, ficaram lindos os seus muffins gostei muito da receita!!! Estarei sempre por aqui!!! Bjks

    ResponderEliminar
  10. Que receita fantástica! Deve ser uma delícia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Os queques ficaram com excelente aparência ! :-)

    Desejo muitas felicidades na nova casa, é sempre uma emoção quando mudamos para algo que compomos ao nosso jeito ! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Dá vontade de pegar num destes "meninos" apetitosos. Parecem bem fofinhos.
    Bjs!
    CozinhaTricolor

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas