segunda-feira, 23 de julho de 2012

Madalenas

Nesta última ida a Portugal, trouxe comigo alguns apetrechos para a minha cozinha. Sou uma verdadeira viciada neste tipo de artigos (mais do que deveria) e gosto de ver e ter todas as novidades que surgem no mercado (desde que eu ache que me vão ser úteis).
Desta vez trouxe o dispara biscoitos da Luísa Alexandra, que muito gentilmente o enviou para casa dos meus pais com a maior brevidade, um tapete de silicone para fazer bolachas/biscoitos e uma forma em silicone para as Madalenas que hoje vos proponho.
Como ainda só tenho uma forma (estou à espera que a minha cunhada me traga outra) , tive que fazer duas fornadas. Preparei metade da receita e deu para fazer 20.  Mesmo com as mudanças, basta haver boa vontade que se consegue fazer sempre um miminho para agradar à família e aos amigos, foi o caso de sábado passado que tirei parte do dia para estar enfiada na cozinha a "queimar os últimos cartuchos" antes do dia D, em que fiz algumas receitas que irei colocar ao longo desta semana.



Ingredientes (cerca de 40 madalenas)

180 gr de manteiga
6 ovos
180 gr de açúcar em pó
1 colher de café de baunilha em pó
1 pitada de sal
180 gr de farinha
3/4 de um pacote de levedura (coloquei 1 colher de fermento em pó)



Preparação:

Derreta a manteiga sem deixar queimar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Parta os ovos numa tigela. Acrescente o açúcar, a baunilha em pó e o sal.
Bata muito bem o preparado até formar um fio de massa consistente quando erguer o batedor de varas.
Junte a farinha com a levedura peneirada.
Misture a massa até ficar homogéneo e depois incorpore a manteiga derretida morna.
Pré-aqueça o forno a 120º. Unte as formas (se forem de alumínio também devem polvilhar com farinha) e despeje a massa nas cavidades. Leve ao forno até ficarem volumosas e douradas e ao espetar o palito este sair seco (demoraram cerca de 25 minutos no meu forno).



Adaptado de: Segredos doces e salgados; ficha nº 6 Bolinhos

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Olá Kinhas,
    Nunca fiz Madalenas, também ainda não tenho essas formas"! mas penso que a massa se pode colocar em qualquer formato de forma, mesmo tipo queques.
    Estão muito bonitas, saíram-te bem à primeira, parabéns!Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,


    Também tenho essas fichas, mas nunca fiz esta receita. As tuas madalenas estão lindas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Ficaram lindas as madalenas , gostei :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas estão as tuas madalenas, perfeitas!
      Espero ver aqui em breve os teus biscoitos feitos com o dispára-biscoitos, verás que é muito fácil e com resultados deliciosos!

      Eliminar
  4. Que lindas estão as tuas madalenas, perfeitas!
    Espero ver aqui em breve os teus biscoitos feitos com o dispára-biscoitos, verás que é muito fácil e com resultados deliciosos!

    ResponderEliminar
  5. Hum...que maravilha, esta receita é fantástica! Ficaram lindas as tuas madalenas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram bem bonitas estas madalenas :) bem amarelinhas!
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  7. Estão lindas, super douradinhas! Ainda não vi a venda, também tenho de tratar de comprar umas forminhas destas.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! eu encontrei estas formas à venda no E.leclerc.

      beijinhos

      Eliminar
  8. Lindas madalenas :)
    Também tenho dispara biscoitos e confesso não sou muito fam, não dou com aquilo enfim, talvez mais pratica, boa sorte com o teu.
    beijos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas