terça-feira, 31 de julho de 2012

Feijoada à moda do Norte

Já estou instalada na casa nova e quem me conhece sabe que tem de estar tudo em ordem o quanto antes, por isso mesmo andei aqui numa azáfama mas hoje posso dizer que tenho tudo no devido lugar e já sinto esta casa como o meu lar :)
Como tive os meus amigos e o meu irmão a ajudarem-me a mudar a mobília no sábado passado era preciso dar-lhes de comer. Decidi fazer uma feijoada pois é um prato que podemos congelar (mesmo que sobre muito) sem haver desperdício de comida.
Chamei esta minha versão assim porque à moda de Trás os Montes é feita com grelos.



Ingredientes (4-6 pessoas)

2 latas de feijão vermelho já cozido
1 chouriço de colorau
1 chouriço de carne
1 morcela (chouriço de sangue)
300 gr de carne de vaca para estufar
1 pedaço pequeno de orelheira fumada
1 cenoura
1 pedaço de couve coração
1 cebola
azeite, sal e alho em pó q.b.
2 colheres de sopa de polpa de tomate
água q.b.
1 dl de vinho branco

Preparação:

Refogue a cebola no azeite e quando estiver dourada, junte as carnes todas cortadas em pedaços pequenos e também a cenoura aos cubos. Deixe refogar um pouco e junte a polpa de tomate, o vinho e a água suficiente para cozer os restantes ingredientes que faltam. Quando levantar fervura, baixe o lume para médio e deixe cozer bem as carnes (a mim demorou cerca de 50 minutos). Passado este tempo junte a couve cortada aos pedaços, o feijão e tempere com sal e o alho. Deixe acabar de cozer e sirva acompanhado com arroz branco.



Bom apetite!

16 comentários:

  1. QUE RICA FEIJOADA,OS HOMENS CÁ DE CASA ADORAM.
    ESSA ESTA UMA MARAVLHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Eu adoro uma bela feijoada e esta ficou maravilhosa .

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Está com muito bom aspecto, gosto imenso!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ficou ótima esta feijoada. Fiquei agora com vontade de fazer uma também.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Adoro a tua feijoada, o meu marido gosta muito, mas como estou de dieta não posso fazer. Sniiiiifffff

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Kinhas, olha desejo-te muita, muita felicidade na casa nova!
    >Tão bom ter tudo limpinho e arrumada, ainda que doa o corpo todo, a alma ri!
    Gosto tanto de feijoada, está radiante a tua, deve ser reflexo teu!
    (Também ainda não tenho a máquina do pão... ainda estou a analisar que compro, eu gosto de por a mão na massa. A sorvveteira... estou radiante com os resultados).

    ResponderEliminar
  7. Olá amiguinha !
    ADORO feijoada ! Esta tua está mesmo como eu gosto, á moda do Norte !
    Parece impossivél, mas apesar da hora, olha que marchava um pratinho ! Eh! Eh! Eh!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Um pratinho com óptimo aspecto....fantástico!
    Gostei bastante desta tua sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que bela feijoada :)
    Gostei muito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. É uma sugestão mesmo tradicional e reconfortante!
    Desejo-te tudo de bom na casa nova!

    ResponderEliminar
  11. Há tanto tempo que não como feijoada e gosto tanto!

    ResponderEliminar
  12. E que boa que é esta tua feijoada à moda do norte!!!
    Beijinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  13. Olá querida,
    feijoada é um prato que não dispenso,
    essa ficou com um aspecto delicioso!

    Felicidades na nova casa!
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Nada como uma boa feijoada para reconfortar e dar energia!!!
    Muitas felicidades na tua casa nova!!!

    ResponderEliminar
  15. Olá Kinhas,
    Cheguei aqui por acaso e ainda bem, pois adorei o teu cantinho e as maravilhas que publicas. Estive a ler o teu perfil e temos algo em comum, que é o vício em artigos de cozinha. Eu, sempre que saio de casa, volto recheada de gadgets de cozinha, ou livros culinários, nunca vestidos, maquilhagem ou malas...
    Vou levar o teu link para voltar sempre.
    Beijinhos grandes e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas