terça-feira, 24 de julho de 2012

Arroz de couve e cenoura para acompanhar alheira

Sempre que regresso de Portugal trago sempre alguns miminhos da horta dos meus pais comigo. Desta vez trouxe umas alheiras feitas por eles e uma couve (só usei metade) que deu para fazer este arroz que hoje vos apresento. Já me estava a fazer falta comer a chamada "comida de lume" , então decidi tirar o sábado passado para cozinhar pelo menos uma refeição em condições. Todos nós devemos saber fazer este prato mas hoje fica a ideia de uma refeição simples e tão portuguesa.


Ingredientes e Preparação:

Refogue uma cebola picada em azeite, deixe ficar macia e junte cenoura cortada aos cubos. Adicione água suficiente para cozinhar, uma colher de sopa de polpa de tomate e sal q.b. Deixe ferver e junte entretanto a couve coração cortada aos pedaços. Quando os legumes estiverem quase cozidos, junte o arroz necessário para ficar "arroz malandro"(1 medida de arroz para 3 de água). Deixe cozer, rectifique o sal e sirva de imediato com a alheira (eu frito a alheira na própria gordura que esta  larga enquanto cozinha e sempre com o lume no mínimo para não rebentar).



Bom apetite!

12 comentários:

  1. Olá Catarina !
    Adoro enchidos sendo caseiros melhor ainda !
    Uma optima e económica refeição.
    Adorei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Cá estou novamente :D
    Ficou com um aspecto fantástico :) gostei

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Hummm, que delicia! Caseirinhos tanto melhor!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que lindas tonalidades, Catarina, adoro arroz incrementado com legumes. Excelente aspecto o da alheira também, os enchidos caseiros são "outra loiça" ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É realmente uma refeição de aspecto bem caseiro!

    ResponderEliminar
  6. Estou ansiosa por ir a Portugal e trazer umas belas alheiras, morcelas e chouriças!!! :) tu compras as tuas aqui na suiça?

    bj

    ResponderEliminar
  7. OLÁ QUERIDA,
    TENHO VONTADE DE EXPERIMENTAR ALHEIRA, O SEU PRATO
    ME DEU ÁGUA NA BOCA, QUE DELÍCIA!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderEliminar
  8. Que delícia!!!
    Para além do arroz estar com um aspeto delicioso o que mais admiro é a alheira tão direitinha sem rebentar.
    Tenho lá em casa alaheiras e vou fazer e talvez utilizando o teu truque não rebentem. :))
    Bj.

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina,

    Adoro alheira e acompanhada com esse arroz deve ficar divinal.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. ADORO ALHEIRA E ESSA ESTA MUITO BEM ACOMPANHADA.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto desse arroz e da alheira também! Não compro alheiras há imenso tempo, mas as de Lisboa, ou isso ou eu é que não tenho tido sorte, não são grande coisa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Esse arroz deve ficar muito bom :)

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas