terça-feira, 5 de junho de 2012

Massa gratinada

Mais uma receita de massa... (devo ter alguma costela italiana e nem sei!)... Mas não é apenas mais um prato de massa, é o prato que quando vou a Portugal a minha querida mãe espera sempre que eu lhe prepare, bem como o meu querido pai e restante família... Sabe-se lá porquê mas todos adoram (e eu também) e desta vez foi o jantar de domingo que passou em que tive reunida parte da família cá em casa...


Ingredientes (4 - 6 pessoas)

1 pacote de macarrão grande (500 gr)
500 gr de bifes de frango ou perú( temperados apenas com limão e cortados ás tiras fininhas)
1 cebola
1 fio de azeite ou óleo
2 pacotes de natas
1 lata de cogumelos inteiros
1 cerveja
2 cubos de caldo knorr de frango ou carne
2 a 3 colheres de sopa de polpa de tomate
manteiga q.b.
1 folha de loureiro
noz-moscada q.b.
queijo para gratinar q.b.
sal q.b.


Preparação:

Faça um refogado com a cebola picada e o azeite/óleo, quando estiver dourado, coloque a cerveja toda, a polpa de tomate, a folha de loureiro e 1 cubo de knorr. Deixe ferver e em seguida juntar a carne e os cogumelos inteiros, mexendo até ficar bem coberta pelo molho. Tempere com sal. Deixe cozer em lume brando (35-45 minutos), e após este tempo, juntar um pouco de farinha maisena diluída num pouco do molho da carne para engrossar e quando ferver novamente colocar um pouco de natas (poucas). Retire do lume e reserve.
Entretanto à parte, encha um tacho com água, uma pitada de sal, um fio de óleo e o outro cubo de knorr. Leve ao lume e deixe ferver e coloque a massa deixando á cozer "al dente". Quando estiver cozida, escorra-a e junte uma noz de manteiga.
Numa assadeira, espalhe umas nozes de manteiga, coloque a massa e por cima desta a carne com o molho. Mexa tudo, polvilhe com a noz-moscada, mexa mais um pouco, coloque as natas e polvilhe com o queijo.
Leve ao forno até o queijo derreter e dourar um pouco. Servir de imediato.

Bom apetite!


P.S.: O meu agradecimento à minha grande amiga J. pôr me ter ensinado esta receita há uns anos atrás, pois se não fosse ela, eu não estaria aqui a publicar este prato verdadeiramente delicioso!

13 comentários:

  1. EU TAMBÉM GOSTO MUITO DE MASSA E ESSA FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Está muito bem apresentada, na verdade está de babar;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Amiga, que delicia ! Ficou optima !
    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. E vou-me colar à lista de pessoas que pedem esta massinha, porque de facto ficou com um óptimo aspecto! Aprovadissímo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Kinhas,
    a minha filhota é que vai adorar esta tua sugestão, ela adora massa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Papinha Doce e obrigada por esta tua primeira visita :) é um prato que agrada a miúdos e graúdos :) espero que a tua filhota goste ;)

      beijinhos e volta sempre!

      Eliminar
  6. Deve ser uma delicia! Adorei a receita!!!!! Esta vou levar comigo(he he)...
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. esta massa e uma verdadeida delicia, esperimemteia ha uns dias e ficou aprovadicima aki em casa. obrigado por partilhares esta receita bj

    ResponderEliminar
  8. Adoro massas :)
    Esta está divinal.Obrigada pela sugetsão
    Romã:*

    ResponderEliminar
  9. Eita lelê que eu queria pra hoje viu?
    Nossa!! Que delícia..
    A carinha ficou tudo de gostosa..

    Aqui em casa vai fazer sucesso.. minhas formigas amam massa..

    Um beijo minha linda.. e um domingo mais que lindo viu?

    ResponderEliminar
  10. Eu vi esta massinha, na hora de almoço!!! Ai jasus... Sabendo eu que nao ia almoçar em condições e ver este pedaço de massa nao imaginas como fiquei!! Também nao me estranha nada que todos peçam que faças esta massa!! Já estou a ver-me a molhar o maozinho no molhino!! E os teus sobrinho a ver se os convenço a comerem!! Porque ha dias que nem fazendo o pino!!! Quanto ao bolinho de gengibre minha cara, se eu tivesse a certeza que demorava só um dia, que amanha já o tinhas aí!!!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  11. uau minha amiga mas que delicinha ..esta com ótimo aspecto amei bjão grandes

    ResponderEliminar
  12. Querida adoro massinhas gratinadas, e esta ficou mesmo apetitosa, podes enviar-me um pratinho para o almoço? :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas