domingo, 3 de Junho de 2012

Charlotte de ananás

Uma das sobremesas que mais curiosidade me despertava são as charlottes, não sei se por o meu imaginário se questionar como os biscoitos se seguram ali tão direitinhos! O que é certo é que pela primeira vez tentei fazer uma e o resultado foi mais do que o esperado. Pesquisei exaustivamente na Internet, nas revistas de cozinha e nos livros pois queria ter a certeza de que o resultado final fosse uma bela Charlotte, tal e qual eu tinha sempre imaginado... Encontrei duas receitas aqui e aqui e foi exactamente nestas duas propostas que me inspirei para fazer a charlotte que hoje vos apresento e que fizeram as delícias para a sobremesa deste domingo...



Ingredientes para o molho:

3 dl de vinho do Porto
100 gr de açúcar
1,5 dl de água

Ingredientes para a Charlotte:

1 ananás ao natural descascado e sem o meio, sendo que o equivalente a 4 fatias são para triturar e o restante é para cortar aos pedacinhos
200 gr de palitos la reine
7 folhas de gelatina demolhadas num pouco de água fria
1 pacote de natas
3 colheres de sopa de açúcar em pó
1 embalagem de queijo mascarpone (200gr-250 gr)
3 claras






Preparação do molho:

Coloque o vinho do Porto com o açúcar num tacho ao lume e leve a ferver até ficar pela metade, após isso junte a água e leve novamente a ferver durante 2 minutos. Retire do lume e reserve.

Preparação da Charlotte:

Cortar os biscoitos à medida da altura da forma (que deverá ser de aro e com fundo amovível), reservando os pedacinhos que sobram.
Molhe levemente os biscoitos um a um (e os pedacinhos também) no molho de vinho do Porto e disponha à volta do aro e no fundo preenchendo bem os espaços.
Demolhe a gelatina num pouco de água fria e reserve.
Numa taça funda triture então as 4 fatias do ananás com o queijo mascarpone, adicione a gelatina escorrida mas aquecida uns segundos no micro-ondas e misture bem. Adicione as natas batidas com o açúcar em pó (chantilly) e as claras em castelo e envolva tudo.
Coloque metade do preparado na forma, disponha metade do ananás em pedaços, coloque o restante creme e volte a dispor o restante ananás.
Leve ao frio até solidificar (leva algumas horas) e sirva bem fresco.



Bom apetite!

9 comentários:

  1. Olá Catarina,
    Este charlotte está perfeita, linda e muito apetitosa. Gostei muito da combinação de ingredientes, esses biscoitos molhadinhos nesse molhinho de porto...hum...uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou perfeitinha, adoro charlotte! Com ananás nunca comi, mas como o ananás fica bem em todos os doces, esta deve ficar fabulosa!

    Brijinhos e boa semaninha

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina! Adoro charlotes. Ficam sempre com um aspeto divinal. Faço uma com mousse de chocolate e baleys que é uma presença obrigatória nas festas lá em casa. Mas esta tua não fica nada a trás.!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada por esta primeira (de muitas espero) visita!! Esta ficou boa para diabéticos porque quase não tinha doçura nenhuma :) e a tua com mousse de chocolate parece-me uma óptima sugestão ;)

      beijinhos e volta sempre :)

      Eliminar
  4. Costumava fazer uma charlotte de pêssegos lá em casa, receita da minha prima, que era um espectáculo. Esta tua está linda e fez-me lembrar e reacender a vontade de comer charlotte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então de que estás à espera?? Quero ver fotos da tua charlotte de pêssego :)

      Eliminar
  5. Oiii Catarina, estou conhecendo seu blog, e gostando muito. Vim por indicação de uma amiga e estou te seguindo.

    Quando quiser fique a vontade para fazer uma visita ao meu também. http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

    Bjuuu e boa tarde pra você!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não tinha visto esta delicia!
    Loucura total!
    Adorei!
    A fazer de certeza!

    Beijinhos e boa semana

    Aurea Sá

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas