segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bolinhos de carnes fumadas

Nas minhas habituais rondas por outras cozinhas, descubro todos os dias receitas novas que por uma razão ou por outra me levam a pegar imediatamente na caneta e no papel e apontar no bloco de notas da cozinha para experimentar "com urgência". Foi o caso destes bolinhos que descobri no blogue da Moranguetes (Ideias cá de casa), que serviram para o lanche de domingo. Simples e fáceis de fazer, fizeram as delícias dos meus convidados e de mim própria e sem dúvida uma receita a repetir muitas vezes...



Ingredientes:

250 gr de farinha
250 ml de leite
2 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sobremesa de farinha maisena
100 gr de manteiga derretida (só pus 90 gr)
uma pitada de sal
3 colheres de sopa de água quente
200 gr de bacon picado (no robot de cozinha ou picadora)



Preparação:

Numa taça bata os ovos, junte a farinha peneirada e a manteiga derretida. Junte o leite aos poucos e mexa.
Junte depois a farinha maisena, o fermento, o sal e a água e envolva bem sem bater a massa.
Junte a carne picada, mexa tudo cuidadosamente. Deite em forminhas e leve ao forno a 180º por cerca de 25 minutos.

Bom apetite!




5 comentários:

  1. Também já os fiz nesse mesmo dia que ela publicou, não sabia o que fazer para o jantar e como tinha alguma carne que sobrou de refeições passadas, olha cá vai disto e tirei a receita! São fantásticos não são?! E é uma coisa que demora pouquissímo tempo a fazer e dá sempre jeito para aproveitamento de outros ingredientes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei, e tenciono voltar a fazer mais vezes :) o bom desta receita é ser versátil e dar como tu dizes para fazer com outros ingredientes! Já pensei fazer com chouriço, é capaz de ficar bom ;) mas só testando.

      Eliminar
    2. Estou tão feliz com estes vossos comentários !...
      A minha ideia é mesmo ajudar com coisas boas e faceis.
      Obrigada.

      Eliminar
  2. Olá, minha querida amiga !!! Agora fiquei mesmo muito feliz, que bom saber que as minhas sugestões tão simples estão a "passear" nas vossas casas !
    Os teus estão lindos ! E como são mesmo faceis de fazer. Não é ?
    Podes fazer com chouriço tb. ficam delicioso, estes dão para fazer com tudo !
    Obrigada.
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  3. Hummm... que aspecto fantástico têm os teus bolinhos..devem ser uma delícia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas