domingo, 6 de maio de 2012

Feliz Dia da Mãe - Bolo enrolado da minha Mãe

Hoje é o dia da Mãe, infelizmente por estar a 2000 km de Portugal não posso passar o dia com ela.
E para homenagear a melhor Mãe do Mundo, a minha velhinha, decidi fazer o bolo que ela tão gentilmente me ensinou para que a receita não ficasse perdida nas memórias... O bolo dos domingos da minha meninice, que eu e os meus irmãos tão ansiosamente esperávamos para comer depois do almoço... Para a MINHA MÃE com Amor...

Ingredientes:

8 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de farinha com fermento
Sumo e raspa de uma laranja
manteiga para untar
1 frasco pequeno de geleia de marmelo para barrar.
açúcar para polvilhar

Preparação:

Bata as claras em castelo e reserve.
Numa taça grande bata muito bem as gemas com o açúcar. Junte o sumo e a raspa da laranja.
Alternadamente vai juntando sem bater a farinha e as claras até obter uma massa cremosa e fofa.
Unte um tabuleiro comprido (pode utilizar o do forno) e por cima coloque uma folha de papel vegetal (para ajudar a desenformar melhor o bolo) e coloque a massa espalhando cuidadosamente.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 12-15 minutos.
Enquanto o bolo está no forno, prepare a superfície onde vai enrolar o bolo: estenda um pano de cozinha em cima de uma superfície lisa (bancada da cozinha ou mesa) e polvilhe o pano com açúcar, espalhando-o.
Desenforme o bolo mal saia do forno em cima do pano, retire a folha de papel vegetal com cuidado, cubra com a geleia espalhando-a de forma uniforme e com a ajuda do pano enrole cuidadosamente para não partir.

Bom apetite!


3 comentários:

  1. Este Rolo da Avó é mesmo delicioso...fofinho...docinho...msm cm avó...lol bjs ( Mi )

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,
    não vais acreditar se te disser que a minha mãe tem esta torta no livrinho dela :) as mães sabem tudo e faziam coisas simples mas super deliciosas.
    Fico feliz que tenhas partilhado esta receita.

    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas